-1
Mestra em Antropologia pela UFRJ publica artigo sobre criação do Tapajós; leia-o
Telma Bemerguy, mestra e doutoranda pela UFRJ

Mestra em Antropologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a santarena Telma Bemerguy, 26 anos, acaba de publicar um artigo cujo tema é a criação do Estado do Tapajós.

O trabalho acadêmico Notas sobre a feitura de um novo estado na Amazônia paraense: afetos e afetações em mobilizações sociais pelo Tapajós foi publicado na Amazônica, revista da UFPA (Universidade Federal do Pará), especializada em Antropologia.

 

Para elaborar o artigo, a pesquisadora que finaliza o curso de doutorado, também pela UFRJ, viajou por toda a região tapajônica no ano passado colhendo depoimentos e visões de seus moradores.

“Pretendo demonstrar como a ‘causa’ [da criação do Estado do Tapajós] pôde crescer a partir de uma captura exitosa de uma série de afetos difusos relacionados ao termo ‘Tapajós’ e apresentar algumas considerações sobre o lugar ocupado pela linguagem dos afetos no processo de produção de adesão a projetos políticos controversos”, resume a mestra.

— LEIA também: 54% não sabe ainda em quem votar para vereador neste ano; veja os mais citados

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Mestra em Antropologia pela UFRJ publica artigo sobre criação do Tapajós; leia-o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *