Arte urbana em Santarém
O mural é iniciativa de Sebá Tapajós

É notório que a arte pode ser expressada de várias formas. O artivista paraense Sebá Tapajós optou por difundi-la nas ruas, nomeada de StreetArt.

O idealizador da primeira galeria fluvial do mundo, localizada na Ilha do Combu, criou um mural em homenagem a Santarém, intitulado Belezas Naturais.

O projeto é inovador e ganhou o título de maior mural de arte urbana do Baixo Amazonas, com cerca de 500 metros quadrados. E foi feito na fachada lateral de um prédio na avenida Tapajós, orla da cidade.

Realizado pelo Instituto Street River, Nayara Jinknss (fotógrafa e videomaker) e pelo artista Robson Sark, a iniciativa recebeu o patrocínio das empresas Gazin, Tintas Coral, Spray Paria 68 e da Secretaria de Cultura de Santarém.

Arte urbana em Santarém
Sebá Tapajós trabalhando na sua obra

Sebá Tapajós criou o projeto em 2015, quando pintou cinco casas de ribeirinhos moradores da Ilha do Combu.

DNA

Filho do consagrado violonista Sebastião Tapajós, o artista é o idealizador do Street River, a primeira Galeria Fluvial do Mundo com reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Por meio do projeto, Sebá carrega o legado de dar voz aos povos ribeirinhos e utiliza a arte como meio de transformação da realidade de comunidades tradicionais.

Arte urbana em Santarém
O mural tem cerca de 500 metros quadrados

Com informações do site Roma News e redação do blog

Leia também:
Os atuais 40 imortais da Academia de Letras e Artes de Santarém

  • 55
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

6 Comentários em: Santarém ganha o maior mural de arte urbana do Baixo Amazonas

  • É plausível essa iniciativa. Com isso Santarém ganha um cartão de visita e um visual excelente na frente da cidade . Parabéns aos idealizadores!👏👏👏👏Essa é a Santarém do meu amor, pois nunca vi um trabalho artístico tão rico com uma paisagem natural em evidência q chama a atenção para um alerta de preservação da fauna e da flora q se não cuidarmos ficará apenas na paisagem

  • Parabéns Sebá pelo mural maravilhoso dedicado a essa cidade encantadora, que é Santarém, a qual aprendi a admirar. Sem dúvida alguma Santarém é a “Pérola do Tapajós.”.

  • Recentemente estive caminhando pelas nossas praias e vi muito lixo espalhado por elas, do Maracanã até Pajuçara, e infelizmente não sei de algun tipo de ação para reparar esse desleixo da população. Algum tempo atrás o Grupo de Defesa da Amazônia, GDA, fazia anualmente uma ação nesse sentido, mas agora não faz mais.

    • É uma triste constatação, Bezerra. Neste caso, precisa-se muito mais de conscientização ambiental da população em geral que frequenta as praias do que iniciativas isoladas e pontuais do poder público.

      • Concordo plenamente, mas enquanto as crianças não crescem precisamos limpar a casa.

        • É ainda no berço que se ensina, para que a educação ambiental entre no automático desde cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *