Santarém revive a batalha do tostão contra o milhão, foto de Elias PintoElias Pinto, ex-prefeito de Santarém

por Fernando Pinto (*)

Em 1966, há 50 anos, meu tio Elias Pinto se elegeu prefeito de Santarém, numa disputa contra os poderosos de então que eram comandados pela Família Corrêa e que tinha como líder o ex-deputado Ubaldo Corrêa.

Ele ganhou a eleição com o apoio do povo simples, no que ficou conhecida como a “Batalha do Tostão contra o Milhão”, que meu tio não cansava de repetir nos comícios. Com poucos recursos, ele contava apenas com a esperança do povo que não queria mais ser comandado pelos coronéis da época.

Tio Elias Pinto assumiu a Prefeitura de Santarém, mas os poderosos não aceitaram a derrota, e fizeram de tudo para tirá-lo do poder. Conseguiram, e Santarém acabou ficando por mais de 20 anos sem eleger prefeito, por causa da Ditadura Militar.

Eu era criança, e cresci para acompanhar as novas lutas de meu tio na política. Acompanhei o sofrimento de meus primos jornalistas, os famosos Lúcio Flávio Pinto e Elias Pinto Jr., que tentavam resgatar a história de seu pai. A cidade perdeu muito por causa dessa briga política que teve até mortes em praça pública, mas aprendi com meu tio e meus primos a ter esperança de que um dia nossa Santarém teria dias melhores.

O que se viu, desde 1985 quando voltamos a votar em prefeito, foi uma sucessão de políticos sem compromisso com a cidade, deixando-a sempre numa situação humilhante. Em algumas coisas avançamos, mas ainda há muita coisa por fazer, já que a maioria dos governos que passaram não tiveram uma relação honesta com o povo.

Nesta eleição, parece que tudo pode se repetir. Dois grandes grupos políticos lutam para serem os donos da cidade. Outras candidaturas menores tentam mudar esse jogo, mas uma em especial me recorda daquela coragem que meu tio teve de enfrentar os poderosos da época. Precisamos fazer uma nova BATALHA DO TOSTÃO CONTRA O MILHÃO! E o nome que pode representar a verdadeira mudança é Márcio Pinto!

Não podemos correr o risco de que volte à prefeitura um grupo que tem como líder o ex-deputado JOAQUIM DE LIRA MAIA, que já foi condenado por improbidades administrativas e só não está cumprindo a pena porque a Justiça foi lenta e seu crime penal prescreveu, ou seja, passou da época prevista para ter seus efeitos.

Lira Maia está por trás da candidatura de Nélio Aguiar e quer chegar no segundo turno para disputar com Alexandre Von, que foi aliado dos dois. Que MUDANÇA é essa?

A nossa Santarém não merece ficar nas mãos dos mesmos políticos que agora se aliaram, estão juntos e misturados para novamente se apropriarem vorazmente da prefeitura.

Como cidadão que ama sua cidade, eu apoio a verdadeira mudança, Márcio Pinto, prefeito, e quero ver na Camara um jornalista sério e honesto, para mudar as velhas estruturas do legislativo, por isso meu voto é para Jota Ninos.

– – – – – – – – – – – – –

* É santareno.

  • 82
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

12 Comentários em: Santarém revive a batalha do tostão contra o milhão

  • Muito bom! Excelente!
    Parabéns Fernando Pinto pelas boas memórias que vc traz a lembrança….

    Na primeira e única vez que me encontrei face a face com Elias Pinto foi em uma pequena casa na praia do carapanari quando tivemos o seguinte diálogo de poucos versos (Éramos vizinhos de passagem e Elias Pinto já tinha se alimentado!): – “Vamos almoçar?” – “Não, meu filho! Eu não vivo para comer, eu como para viver!”

    Foi e tem sido uma lição na minha vida!….

    É verdade! Em Santarém, a ÚNICA MUDANÇA é mesmo o MÁRCIO PINTO!….

    A mudança só ocorrerá quando o poder sair do CENTRO para a PERIFERIA abandonada e sofrida que carrega a cidade nas costas!

    Von, Nélio, Hamad e Socorro são todos representantes das elites do centro urbano santareno pertencente aos clãs dos correias, dos rochas, lisboas coimbras serruias e martins!

    O PINTO é popular!… Vem das raízes do povo!…. Elias Pinto 1966….. MÁRCIO PINTO 2016… Uma boa opção pra Santarém…

  • Está a disposição dos santarenos uma oportunidade única de mudar o modelo de gestão que nos persegue há décadas, ou seja, sai um entre os mesmo: de Ronan para Ronaldo, de Rui Corrê/Everaldo, para Lira Maia/Von, destes para Maria do Carmo/Everaldo, destes para Von/Lira Maia e agora, não satisfeitos, querem, acrescentar Nélio Aguiar, para ficar mais consolidado o poder nas mãos dessa oligarquia nociva aos santarenos.
    Infelizmente com uma legislação eleitoral que contempla só os poderosos, Marcio Pinto tem um tempo reduzido para expor seu programa de governo, mas como disse o articulista, será o tostão contra os milhões.
    Eu voto Marcio Pinto e Jota Ninos!

  • Realmente Elias Pinto foi um grande idealista, lutava pelo Povo de Santarém, foi com sua estratégia que concretizou a Tecejuta, a maior fábrica de todos os tempos em Santarém, conquistou o Coração e a Mente dos Santarenos da época, entrou para a História política da região como Grande Líder. Hoje, Professor Márcio Pinto é candidato a Prefeito de Nossa Cidade, Justiça se faça, o Melhor candidato, sem desmerecer os demais. Márcio Pinto representa a Verdadeira MUDANÇA, necessitamos acabar de uma vez por todas a velha maneira de fazer política. Trazer de volta o Grupo de Lira Maia e JaderBarbalho-Helder Barbalho para a Prefeitura de Santarém será uma Grande Tragédia,imenso retrocesso.

  • Ótimo texto. Só faltou dizer que a candidatura Socorro Pena também representa as oligarquias, no caso o clã Martins, cujo fundador foi prefeito nomeado pela ditadura militar.

  • O Fernando Pinto poderia ajudar finaceiramente o seu candidato afinal de conta ele amealhou uma pequena fortuna como chefe da SUNAB e do IMETRO e o povo de Santarem nao esquece o seu modo de agir como chefe desses orgaos alias o senhor Pinto ja rodou do PDS ao PT nao tem qualquer moral pra falar de quem quer que seja principalmente quanto a palavra HONESTIDADE como seu tio trata se de um demagogo de primeirissima linha vai te catar PINTO

  • “Com poucos recursos, ele contava apenas com a esperança do povo que não queria mais ser comandado pelos coronéis da época”. Acontece que o “povo”, parece, neste momento, continua querendo ser governado pelos atuais coronéis. A disputa atual está entre Von e Nélio. Os outros são coadjuvantes.

  • Prezados Leitores, muito obrigado pela compreensão dedicada ao “nosso” texto, tenho me empenhado o máximo que posso na campanha de Márcio Pinto , levando em consideração que Ele representa a Verdadeira Mudança que Santarém necessita e merece, o Povo vai decidir o que quer para o seu futuro, mas, é salutar e relevante que as mulheres e homens de boa fé e boa vontade participem desta batalha do tostão contra o milhão, desta luta de Davi contra Golias, vamos fazer a nossa parte, se por desgraça acontecer de jogarem Santarém num abismo fétido, não ficaremos com dor na consciência . Dois grandes grupos políticos se enfrentam para serem os Donos de Nossa Santarém, o pior dos grupos estão aliados, juntos e misturados, liderados pelo Condenado Lira Maia, Jader Barbalho, Helder Barbalho, Zé Maria Tapajós ,Rui Correa, Antonio Rocha, Paulo Barrudada, Osmando Figueiredo, Helenilson Pontes, Alysson Pontes, Henderson Pinto, Erasmo Maia, Paulo Roberto Matos, etc , etc,etc. Todos Elles querem vorazmente eleger o poste de Lira Maia(DEM), o médico Nélio Aguiar (DEM) candidato a Prefeito de Santarém, vamos nos perguntar o que Elles farão com a Prefeitura de Santarém depois de elegerem o candidato de Lira Maia e Helder Barbalho ???? É importante lembrar que Nós somos frutos de nossas escolhas. Todo Cuidado é pouco !!

  • O Fernando Pinto está correto em seus pensamentos e convicções, ele incomoda os medíocres e os acéfalos que buscam radicalização e a agressão para um debate chulo e mesquinho. Continue em frente Fernando, apoiaremos hoje e sempre, Márcio Pinto para prefeito de Santarém.
    Santarém necessita de um prefeito idealista, honesto e dinâmico.

  • SÓ JESUS NA CAUSA, BONS CANDIDATOS ESTÃO EM EXTINÇÃO.

  • O artigo de Fernando Pinto é fundamentado em fatos reais, muito esclarecedor e edificante, formador de boas opiniões, primeiramente obrigado Jeso Carneiro por proporcionar a nós Santarenos e região um Blog Sério e democrático, ao Fernando também nossos agradecimentos pelas boas informações e coragem de alertar a População de Santarém .

  • O texto fala do ex-prefeito Elias Pinto,vamos falar um pouco de MÁRCIO PINTO, nasceu na zona rural,na Comunidade ribeirinha de Aritapera. Vindo de uma família humilde , formou-se em Letras e Direito pela Universidade Federal do Pará. Durante seu percurso na Universidade, atuou como militante e dirigente do movimento estudantil. \Hoje é Analista judiciário do Fórum de Santarém, além de Professor da rede pública estadual. Faz parte da coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, onde luta diariamente por um ensino público de qualidade e por valorização aos profissionais da Educação . Márcio Pinto defende um novo modelo de administração que se coloque a serviço das pessoas, sempre com ousadia, honestidade, democracia e transparência. Este ano teremos 2º turno em Santarém. É hora de passar da descrença à esperança e superar o atual modelo perverso de fazer política. Vamos Juntos cativar as pessoas com a boa política. Chegou a hora de Vencer !! Nossa Gente Pode Mais !! Vamos combater o bom combate, venceremos a batalha do tostão contra o milhão, Márcio Pinto – 50 , Prefeito de Santarém .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *