Alcoa entrega a jornalista a obra

Os jornalistas Jeso Carneiro e José Ibanês

A Alcoa Juruti entregou hoje, 20, ao editor do portal Jeso Carneiro, jornalista Jeso Carneiro, um exemplar do livro “Memórias de Rua – As vivências e as visagens históricas de Juruti”, lançado no último dia 18. A entrega foi feita pelo jornalista José Ibanês.

“Memórias de Rua…” foi desenvolvido entre 2009 e 2015, com a participação ativa de 40 jovens com idade entre 15 e 20 anos, estudantes das escolas públicas de Juruti.

A obra faz uma viagem histórica por três bairros da cidade, com registros das memórias de antigos moradores, numa trajetória repleta de contos, informações e vivências de personalidades da região.

A historiadora Ana Lúcia Batista Pereira foi quem orientou os estudantes no trabalho de pesquisa.

Na fase de elaboração do livro, os jovens receberam orientação e assumiram a responsabilidade de identificar os moradores mais antigos e os pioneiros de cada rua da parte mais central da cidade de Juruti e entrevistá-los para o registro de suas memórias.

Depois, cada entrevista foi transcrita e catalogada, reunindo fotografias, muitas cedidas dos acervos dos entrevistados, e documentos históricos. Somente depois de tudo isso, os históricos das ruas, travessas e becos foram escritos. Para a coordenação do projeto, os autores do livro trouxeram fortes contribuições para sua terra natal.

O livro é organizado por Lilian Panachuk, João Carlos Melo e Jânua Munhoz.

Com informações da Alcoa Juruti/AMG

Leia também:
Música na Estrada traz Coral do Amazonas e Toninho Horta a Santarém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *