Presidente do Tribunal do Pará inaugura novo prédio do fórum de Alenquer na 2ª, forum de alenquer
O novo prédio do fórum de Alenquer, que abriga uma das comarcas mais antigas do Pará

A partir da próxima segunda-feira (28), Alenquer, oeste do Pará, contará com um novo prédio para abrigar o fórum municipal. E que será inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes.

O início da cerimonia está previsto para as 10h.

O fórum, de vara única, continuará no mesmo endereço, porém o prédio antigo foi demolido para a construção de um novo.

Ele está setorizado da seguinte forma: salas de instituições parceiras (Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública e Ministério Público) e estrutura judiciária, composta por secretaria judiciária, assessoria, gabinete, sala de audiências, sala de espera, sala dos oficiais de justiça e arquivo.

O prédio conta, ainda, com setor administrativo e de atendimento ao público, com recepção, protocolo e distribuição, secretaria administrativa e áreas de apoio como sala de Informática, banheiros (público e de funcionários) e copa.

O salão do júri possui espaço de 44 lugares, com sala privada, duas salas de testemunhas, depósito de bens apreendidos com área reservada para armas e carceragem. A carceragem possui celas para homens e mulheres e custódia para adolescentes tanto do sexo feminino quanto masculino.

Todo o projeto foi completamente adequado à legislação vigente no que diz respeito à acessibilidade de pessoas com deficiência, assim como as legislações que dispõem acerca das saídas de emergência em edifícios.

HISTÓRIA

A comarca de Alenquer foi uma das primeiras a serem instaladas no Pará, ainda no século XVIII, mesmo século de criação do Tribunal de Relação do Pará. Com a proclamação da República, o Tribunal de Relação do Pará passou a ser o Tribunal Superior de Justiça, órgão que hoje é intitulado Tribunal de Justiça do Pará.

Atualmente, a Vara única de Alenquer conta com um acervo de 6.815 processos. 

Com informações do TJ do Pará

Leia também:
Prefeito de Pacajá é reeleito para a presidência da Amut, que vai completar 30 anos

  • 108
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Presidente do Tribunal do Pará inaugura novo prédio do fórum de Alenquer na 2ª

  • Pre ficar melhor so falta a comporem a Equipe Técnica (Assistente Social, Psicólogo) que é uma necessidade de Comarca de Alenquer. Haja vista,muitos casos são demandados ao município por falta da equipe na comarca

  • Que lindo !
    Parabéns a nossa querida Alenquer.

  • Eu gostaria de trabalhar no Fórum de Alenquer..
    Como cozinheira.
    Sei fazer muitas coisas.
    Sou cozinheira e doceira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *