Rally inédito de 4x4 deve injetar R$ 50 milhões na economia de Santarém
Nélio Aguiar e o idealizador do rally, Alejandro Agag

Esporte, aventura, adrenalina e sustentabilidade. Santarém será sede da primeira edição do evento internacional Extreme E, rally que reúne exclusivamente veículos 4×4 que não utilizam combustíveis fósseis.

O evento, inédito no mundo, tem apoio da prefeitura e será realizado em outubro de 2021. Deve injetar de 50 a 100 milhões de reais na economia da cidade.

O município de Belterra também terá seu território incluído na rota da competição. Outra etapa do evento será realizada na Groelândia.

 

O anuncio oficial do evento foi feito nesta quarta-feira (2), pelo governador Helder Barbalho, em coletiva à imprensa realizada no Parque Estadual do Utinga, em Belém.

Na terça-feira, 1°, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, recebeu o produtor e fundador do evento, Alejandro Agag, e sua equipe técnica. Eles visitaram algumas áreas de Santarém e Belterra que estão no planejamento da rota do rally.

A comitiva

Acompanharam Nélio, Doutor Macêdo, prefeito de Belterra, os secretários municipais Diego Pinho (Turismo) e Vânia Portela (Meio Ambiente), além dos vereadores Henderson Pinto (MDB) e Mano Dadai (PRTB) e o coronel Tito, comandante do 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros.

rally Extreme E
Helder e Alejandro Agag em Belém

A comitiva visitou entre outros locais a região do Lago do Jacuruí, área atingida recentemente por um incêndio de grandes proporções, ponta do Cururu e as vilas balneárias de Alter do Chão e Ponta de Pedras. As áreas visitadas estão dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão.

“É um evento que vai divulgar nossa região para o mundo e que vai movimentar nossa economia em muitos setores, principalmente o turístico”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

 

O fundador do “Extreme E”, Alejandro Agag, explicou que Santarém foi escolhida por seu potencial ambiental e por ter sofrido intensas queimadas recentemente.

“Nossa corrida será realizada em Santarém, no estado do Pará, que já foi desmatada e severamente impactada por danos causados pelos incêndios. Nosso objetivo é fornecer apoio, não apenas aos bombeiros profissionais dedicados, mas também aos moradores locais, que não possuem veículos off-road, equipamentos e treinamento especializados, enquanto se esforçam para controlar a situação e proteger suas terras”, declarou Agag.

Em Belém, Helder Barbalho disse que o “Extreme E” não costuma gerar público direto, mas injeta milhões na economia.

“Ocorre em áreas mais rurais, como florestas e campos que possam reportar a imagem que se quer chamar atenção. A iniciativa deve trazer um ganho econômico estimado em 50 a 100 milhões de dólares para as localidades onde o evento ocorrer. O nível de repercussão que isso trará ao Estado é absolutamente importante”, declarou o governador.

Frutos e vitrine

Para o prefeito Nélio Aguiar, o “Extreme E” será uma vitrine para mostrar o potencial turístico de Santarém e região.”

“Vai movimentar nossa economia e abrirá as portas para outras propostas de eventos municipais. Nossa bandeira é forte e une sustentabilidade, preservação, conscientização e carrega o nome Amazônia. Agradecemos o empenho e ajuda do nosso governador Helder Barbalho nessa importante articulação que renderá importantes frutos”, finalizou Nélio Aguiar.

Rally Extreme E em Santarém
A comitiva que visitou locais onde o rally será realizado

O que é o rally Extreme E

O “Extreme E” é uma competição organizada pela iniciativa privada, com apoio do Governo do Pará e Prefeitura de Santarém.

O objetivo é aliar conscientização ambiental, potencial turístico regional e inovações no mercado automobilístico. O evento será transmitido para cerca de 120 canais nacionais e internacionais, alcançando cerca de 200 milhões de expectadores, dos cinco continentes, para que conheçam mais sobre as cidades que recebem a prova.

Com informações da Ag. Pará e Agência Santarém

— LEIA também: Iasep volta oferecer serviços de urgência, emergência e cirurgias em Santarém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *