Vereador do MDB ameaça reeleição do prefeito do PT em Brasil Novo, diz pesquisa
Alexandre, Noedson, Pirica e Zé Carlos, pré-candidatos a prefeito

A campanha para prefeito de Brasil Novo, no sudoeste do Para, em 2020 deve ser bem acirrada — assim como aconteceu em 2016. Dois nomes estão à frente da preferência popular, segundo levantamento realizado neste mês de agosto pela Destak Publicidade e Pesquisa.

O vereador Pirica (PDT), 39 anos, o mais votado na eleição de 2016, e o atual prefeito Alexandre Lunelli, 51 anos, lideram a pesquisa de intenção de votos para o cargo, tanto a espontânea como a estimulada, com ligeira vantagem para o candidato emedebista.

 

Na espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado, Pirica aparece em 1º com 25,5%; seguido por Alexandre (23,8%) – ocorrendo um empate técnico.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5%, para mais ou para menos. 300 pessoas de Brasil Novo foram entrevistadas.

Em terceiro lugar está Noedson da Saúde, com 7,7% da intenção de votos.

https://2.bp.blogspot.com/-D-bGrpspDlU/XVWch7ZoO5I/AAAAAAAAAZQ/dt3Q9LRqoRwcoKoI6-e6TzRPAA7twojrQCLcBGAs/w945-h600-p-k-no-nu/espont%25C3%25A2nea.JPG
Pesquisa espontânea

Estimulada

Na pesquisa estimulada, em um cenário com o nome de 4 pré-candidatos a prefeito é mostrado aos entrevistados, Pirica também aparece à frente, desta vez bem distanciando do 2º colocado, com 37,4%.

Em seguida aparecem Alexandre (29,8%), Noedson da Saúde (13,1%) e Zé Carlos (10,6%).

Os eleitores indecisos (não sabem e sem resposta) somam apenas 3,8% e os que votariam nulo 5,3%.

Espontânea: cenário com 4 candidatos

Cenário com 3

Em um cenário com apenas 3 candidatos — sem o nome de Zé Carlos, que também é do MDB — a pesquisa estimulada coloca Pirica com quase 42%, quase 12 pontos percentuais do 2º colocado, Alexandre (30,6%).

Cenário com 2

Em um cenário com apenas 2 candidatos, como o que ocorreu em 2016 (quando a disputa foi entre Alexandre e Zé Carlos), Pirica ganharia a eleição para prefeito de Brasil Novo, se a eleição fosse hoje, com quase 44% dos votos.

Cenário Alexandre versus Pirica

Alexandre teria 35,6%. O atual prefeito só venceria a eleição, de acordo com esse novo levantamento da Destak, se o seu adversário fosse Noedson da Saúde.

O confronto entre dois ficaria 35,9% a 27,4%.

Cenário Alexandre versus Noedson

Rejeição

O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito listados na pesquisa é Alexandre Lunelli, que lidera com 32,6%.

Logo atrás aparecem Noedson da Saúde (19,7%) e Zé Carlos (15,9%).

Pirica tem a menor rejeição, 8,3%.

Abaixo, os dados completos da rejeição.

Câmara de Vereadores

A pesquisa Destak também aferiu a intenção de votos dos vereadores de Brasil Novo. Com cerca de 30% — ou 5 vezes mais que o 2º colocado – aparece na liderança Pirica (MDB).

 

Veja o cenário:

— LEIA também: Pesquisa Destak para prefeito de Brasil Novo realizada em abril deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *