Livro de 5 autores,
Sentados, Idaliana e José Neto, autores da obra

O livro “Pousada Escola Mocambo Pauxi – Trabalho – Estudo – Lazer” acaba de chegar ao mercado. A obra escrita por Gessonita Siqueira, Idaliana Azevedo, Idanise Hamoy, João Neto Rodrigues e Yolanda Lopes foi lançada nesta terça-feira em Óbidos, oeste do Pará.

Dezenas de pessoas foram ao Museu da Integração de Óbidos, local do evento, para participar do lançamento e adquirir o exemplar.

Dentre os autores, estiveram Idaliana Azevedo e o professor João Neto Rodrigues.

Abaixo o resumo da obra:

Mocambo, obra obidense 2
José Neto, professor, fala aos presentes sobre “Escola Mocambo…”

“Até aqui registra-se esta primeira parte da história da Pousada Escola Mocambo Pauxi, prova de que as sementes quando plantadas com carinho em solo fértil hão sempre de nos proporcionar a beleza das flores.

A Pousada Escola Mocambo Pauxi representa esta semente que continua a saciar muitas gerações, com a esperança de dias melhores.

O Mocambo, como tem sido carinhosamente chamado por muitos, é este farol que tem iluminado os caminhos de muitas pessoas que envolvidas por um espirito de fraternidade, compreendem que somente no ato solidário de doação se pode mudar os rumos de suas próprias histórias enquanto comunidade construída historicamente no calor das lutas por liberdade e por uma educação de qualidade.

 

Desta forma, uma educação que leve sobretudo em consideração a relação com o seu local de origem sem perder de vista os horizontes fundamentados na relação dialética do ser humano com a sua natureza é capaz de criar a consciência do uso coletivo do espaço.

Dentro desta concepção, a Pousada Escola Mocambo Pauxi está desde o ano de 2010 sob a responsabilidade da Diocese de Óbidos, que vem ampliando as esperanças de dias melhores, tendo por base o processo educacional fundamentado no tripé trabalho-estudo-lazer às crianças, jovens e adultos das comunidades rurais”.

Mocambo, obra obidense 3
Idalina e José Neto (centro) com convidados no evento

Leia também:
Juruti, Terra Santa, Placas, Óbidos e Monte Alegre em 5 notas curtas

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Livro de 5 autores, “Pousada Escola Mocambo Pauxi” é lançado em Óbidos

  • Este lançamento é a contra corrente num momento em que Óbidos desce a ladeira com uma gestão estranha aos padrões de excelência administrativa mas própria das falácias dos palanques eleitorais onde tudo se fala, onde se pode tudo. Mesmo assim, Óbidos não deixa de ser um celeiro de grande nomes em todos os campos das artes e triste no campo da política. Aos escritores sucesso e que continuem a produzir conhecimento, se insurjam diante do caos e compartilhem seus saberes com as novas gerações.

    • Assino, embaixo, Maria José. Fazer cultura neste país, principalmente nestes tempos estranhos, também é resistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *