Opinião. Acadêmico de Pedagogia critica postura errática de vereador , Ewerton e Rosinaldo, de Óbidos
Igor Ewerton: críticas ao vereador Rosinaldo Maninho Cardoso

“Evito dar comentários sobre questões políticas em Óbidos para que não seja mal compreendido, muito menos chamado de perseguidor. Aqui não escrevo para perseguir ninguém, mas não posso me furtar diante do que vejo, de alguém que usa de suas artimanhas para iludir a população como se fosse um bom vereador.

Nada pessoal, mas já perceberam que o vereador “Maninho” [Rosinaldo Cardoso] gosta muito de uma mídia, gosta de tá se “empavulando, dizendo que luta pelo município, mas na realidade nada faz para o bem deste.

Lembro aqui que o “Maninho” foi da base de 2 dos piores governos que Óbidos já teve, foi líder no governo do PSDB do MH [Mário Henrique], e mas recente foi líder do governo do PR de Alfaia. E impressionantemente o vereador “Maninho” diz que sempre busca defender a população.

Aí pergunto: onde estava o nobre vereador quando MH atrasou o salário dos funcionários em até 3 meses? Onde estava vossa excelência para não fiscalizar os desmandos que acontecem na Saúde no governo Alfaia?

Talvez se Vossa Excelência defendesse mesmo o povo estaria fazendo seu trabalho de fiscalizar e cobrar o Executivo. Sua Excelência, vereador “Maninho”, não luta pelo povo. Luta tão somente por seus interesses pessoais.

Defendeu com unhas e dentes o governo do ex-prefeito MH, mas quando viu que o barco ia afundar, pulou pra tentar sua reeleição ao lado do Alfaia. Defendeu este governo, se recusou assinar CPI e quando viu que o barco do Alfaia estava afundando, também pulou.

Tirou foto com Jatene e Márcio Miranda para iludir o povo que estava atrás de melhorias, mas quando viu que Jatene não iria eleger seu sucessor, pulou de novo do barco e foi atrás de Helder Barbalho, de quem se orgulha por ter ganhado uma “carona”.

Ainda sob o mandato de Jatene, esse vereador falou que iria lutar para conseguir benefícios para o município, que tinha dado entrada com vários pedidos junto ao governo do Estado. E aí pergunto: o que de concreto este vereador conseguiu trazer para o município junto do governo do estado?

Ora, vereador “Maninho”, que político é o senhor que não define o lado em que luta? Gostaria de saber porque vendo suas atitudes concluo que o senhor não luta nem ao lado do povo, nem ao lado de um grupo político, só luta por seus próprios interesses.

Ao povo de Óbidos espero que abram os olhos para não serem mais enganados por esse sujeito. E aqui chamo atenção sobre o dever do vereador, que é fiscalizar e cobrar do poder público municipal. Cabe ao prefeito executar e correr atrás de melhorias junto as esferas. Se o prefeito não faz, não cabe ao vereador substituí-lo de suas funções, cabe a esse cobrá-lo, para que vá em busca de benefícios para a população.

Esse senhor nada mais quer do que iludir o povo com uma falsa imagem do bom político, quando na verdade é lobo em pele de cordeiro.”


— Igor Ewerton, 18 anos, é acadêmico do curso de Pedagogia da Ufopa, campus de Óbidos, onde reside no bairro Cidade Nova.

  • 142
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

25 Comentários em: Opinião. Acadêmico de Pedagogia critica postura errática de vereador

  • Reaente, a conduta do vereador é sempre por interesses próprios, vereador fica o dia todo em Belém para ganhar uma foto do governador como se tem visto nos grupos de whatsapp, é uma vergonha para Óbidos.

  • A imaturidade é amiga da ignorância. Seus tantos 18 anos não permitem condenar ninguém. Qual sua referência meu jovem pedagogo de pior ou melhor? Vc mora num bairro que duas ruas importantes foram asfaltadas com qualidade. Vc mora num bairro que só passar na passagem da cidade nova não meia mas Deus pés na lama. Estudar na UFOPA. Pois é, parabéns. Veja quando foi implantado o curso de pedagogia regular e em que governo. Veja quando foram asfaltadas as ruas e em que governo. Veja a passagem da cidade nova e em que governo. Veja e olha a placa da escola Dom Floriano e veja quem fez e inaugurou. Veja o ginásio coberto da cidade nova ao lado da escola Dom Floriano e veja quem fez. São apenas algumas dicas para vc se orientar e ser justo, como futuro pedagogo e não demagogo. Essas obras são do MH com muito orgulho. Houve salários atrasados sim, mas todos foram pagos. Se vc tem suas desavenças amorosas com o vereador, resolva mas não cite de forma equivocada e sem conhecimento de causa.
    Vai estudar mocinho.

    • Querida amiga Maria Antônia, obrigado pelo conselho de estudar, vou sim muito mais do que já estudo. Mais não ficarei omisso diante destas situações. Se a senhora aceita passiva tantas coisas ruins que acontecem isso é com você. Mais eu não aceitarei omisso. Não persigo ninguém. Quanto as coisas que falou peço que se informe melhor, sobretudo sobre a implantação da UFOPA neste município, pois a senhora cometeu um equivoco em seu comentário.

    • Você está com toda razão… É preciso conhecer antes de criticar !!!

    • Sua imbecil, puxa saco, acho melhor vcs pararem com isso, pois somos todos iguais, esses corruptos fila da p*fazem o que quê, ele não faz mais que obrigação, pois pagamos impostos, vc acha o quê? Temos que agradecer? Não fofa ele tá fazendo menos que a obrigação dele. Há e esse garoto de 18 anos está agindo melhor que muitos por aí de 30, 40 anos, vc defende porque se contenta com pouco, enquanto houver pessoas como este garoto iremos nos unir e derrubar corruptos, ladrões e puxas sacos como vc. Essa causa é de todos, com dinheiro ou sem dinheiro iremos lutar, pois não estamos a venda, e outra tem graduados aí que não vale o diploma que tem, muitos não tem e é superior aos que tem. Não minimizando a situação, mas queremos um país que faz pelo o povo o correto, e não com gente como vc, que defende mesmo estando errado, corrupta também.
      #foraja
      #corruptosnacadeia

  • Irmão, torço pra que os eleitores obidenses tenham essa “percepção” em outubro de 2020. Passou da hora de saber o que fazer com o voto, pois a vítima nós já sabemos quem é…

  • Este jovem ingênuo e zumbi da politica obidense IGOR digitou essa critica com a redia sendo puxada pelo Ditador e sua madame (Jaime Silva e Alice Calderaro).
    O casal que está a disputar a prefeitura de Óbidos tem esta metodologia de ensinar politica que nem Bird Box, coloca venda em seu soldados e os manda pra guerra.
    Igor será candidato a vereador nas próximas eleições em Óbidos, apontado pela madame Calderaro. Não sendo bastante para o bando de JS eles tentam recrutar novos soldados e se infiltrar até nas igrejas evangélicas da cidade.
    Jaime Silva está com dor de cotovelos em ver o Rosinaldo Cardoso MANINHO ter acesso ao Governador Helder é fica jogando terra.
    Ditador você já teve sua chance, mostrou que como prefeito é um bom criador de gado 🐂🐂
    Agora o grupo de JS está de 👀 nas assessorias que só a família de Jaime e Alice ganham apos as eleições para Deputado.
    Fica de 👀 Jô Caralho que pode não sobrar nada.

    • Meu amigo Naldo não te conheço, mais vou te dizer uma coisas, sou sujeito autônomo de minhas decisões, não sou marionete como muitos. Não preciso de bençãos de ninguém, nem muito menos aval para agir.
      Será que todos que discordam do posicionamento de alguns vereadores, e desta gestão são marionetes de Jaime Silva? Por que se fossem Jaime seria eleito em 2016.
      Se informe mais sobre mim, pois não me conhece. Se você diante do sofrimento se omite, saiba que eu não.
      Ingênuo é você por achar que todos que se levantam para lutar por uma causa são de algum lado . Eu não eu sou do lado do povo.
      Sou sim amigo de Jaime e Alice Silva, deixo a eles meu abraço.
      Mais acima de tudo sou Obidense e me preocupo com o futuro desta cidade.

      • Igor tu és mais um dos soldados teleguiados de Jaime e Alice.
        Rosinaldo Cardoso já fez muito como vereador SIM, enquanto o cara tá correndo atrás de benefício para a nossa cidade você está aí se roendo de raiva pq ele tem articulação para solicitar benefícios para a nossa terra.
        Diferente dos teus mentores que vendem campanha para se dar bem para ganhar assessorias dos deputados por 04 de mandato.

    • Quanto a ser candidato, nem eu realmente sabia, será que todos que criticam está gestão ou o comportamento de alguns vereadores serão candidatos. Pois não sabia que se me posicionasse já ganharia o título de candidato a vereador.
      Me conheça melhor.

  • Retrocesso tem nome. JS. Infelizmente essas cabecinhas não mudam. Este cidadão desconhece o que Haroldo Tavares e MH já fizeram pela família dele. Deveria ter vergonha de assinar o que escreveram pra ele. Se quer ser vereador já começou mal. Menos um voto. Melhor vai ser coveiro.

  • Quanto a ser candidato, nem eu realmente sabia, será que todos que criticam está gestão ou o comportamento de alguns vereadores serão candidatos. Pois não sabia que se me posicionasse já ganharia o título de candidato a vereador.
    Me conheça melhor.

  • Igor … Antes de você sair criticando é preciso primeiro conhecer… a não ser que foi o Jaime Silva que ditou essas palavras Pra você.
    Me diz aí… ou vai preferir me criticar também ???

  • Se eu não conhecesse um pouco o jovem Igor bateria palmas (até com os pés) para o seu pensamento reflexivo. Mas verificando suas postagens no facebook e o seu amor desvairado por Jaime Silva fico duvidoso se realmente ele faz isso por crítica política, ou apenas como uma marionete da raposa velha J.S ? Mas hoje tudo indica que sim. É só ver os elogios que o Igor tece a ele: amor cego de puxa saco.

  • Jaime Silva manda esses capachos publicarem essas ofensas, críticas,, destila ódio para que seus capachos distribua nas redes sociais,,, imaginem se esse homem pega a prefeitura novamente!!! Óbidos seria a faixa de gaza Jaime Hitler da Silva.

  • Menino mimado. Criado com Vó. Kkkkkk. Solicite junto a UFOPA quando foi criada à primeira turma regular e pedagogia. Vai te informar. Parece ate que está com fome. Queria ser padre. E agora será pastor igual JS?

  • Brito. … chupa que é de uva. Kkk

  • Mas a nome doce na boca desse povo é o nome Jaime Silva eu até imagino se gastasse não existiria nem uma letra mais kkkkkk O Jaime faz isso! O Jaime faz aquilo! O Jaime manda os Jovens escreverem cartas ! O Jaime é Ditador! ! Kkkkkk olha que eu queria de novo esse didator pra pagar meu salário em dias! Abono no mês de Julho! Bolsa de estudo! !! Seu Jaime Silva por favor não dá pra você mandar também pagar nossos salários, já que você tem poder de mandar em todo mundo kkkkkk .

  • Jovem Universitário apaixonado por políticos que querem voltar a governar Óbidos, mas jamais voltarao. Sem Credibilidade.

  • Esse garotinho é um fã incondicional do Ditador chamado Jaime Silva.
    Que tá louco que nem um satanás pra voltar a prefeitura, aproveita e pergunta pra Ele, igor quanto vai ser os valores das assessorias dele e da esposa dele. Seu pau mandado.

  • É muita cede pelo poder. São capazes de tudo. Usam as pessoas de forma vil e tudo para se manterem no poder. Alguém poderia me dizer qual a profissão do casal Silva? Em que trabalham?
    Sinceramente. Como querer que Óbidos melhore com esse tipo de gente. Agora estão disputando quem tem lugar no colo do governador. Claro para seus interesses próprios. Tudo pensando na prefeitura de Óbidos. Já falam assim, se JS não puder ser candidato ficha suja, vem sua mulher(será?). Estão vendo? Quem come, dorme e bebe com ficha suja pode ser ficha limpa? Se vive com o mesmo luxo proporcionado pelo ficha suja. Analisem bem. Essa dupla ou casal ficha suja não tem moral pra falar nada. Já tiveram oportunidade e nada fizeram. Igor apaixonado mostre uma rua nesta cidade que seu prefeito perfeito tenha feito com qualidade e ainda exista? Agora pergunta seu aumento patrimonial. Casas, apartamentos, carros e Etc….
    Veja o que ele tinha antes. Aluguel atrasado pra Violeta. Luz cortada. Até bingo fizeram pra ele e agora humilha e arota bacaba. Eles enganam vc. Mas ao povo de Óbidos nunca mais.

  • Ponto e contraponto.

    O nosso cenário político econômico e de formação da identidade nacional sempre esteve correlacionado à interesses europeus, desde o processo de formação política, social e econômica do país, porém, esses interesses eram de antemão para explorar nossas riquezas e classificar os habitantes como inferiores pela mistura das “raças”, é certo que estes deixaram apenas teorias racistas que perduram na sociedade até hoje. Com isso, é necessário dispor de “compreensão crítica analítica e propositiva” em relação aos aspectos que envolve principalmente a representatividade política, ora, é nos assegurado o sufrágio universal através do ordenamento jurídico, CF/88 no artigo 14 no caput, que nos permite o livre poder de escolha, e não tão distante, nossa função social como cidadão através da participação e controle social, também assegurado na previsão legal magna.
    Referente à manifestação pessoal de um acadêmico pesquisador de Pedagogia, reporto opinião referente aos posicionamentos a despeito do vereador do Município de Óbidos, na pessoa de Rosinaldo Cardoso, claro, respeitando o direito de manifestação pessoal do acadêmico e do livre posicionamento político quanto ao assunto. E, deixando claro que: é importante a crítica para a construção de um bem comum, claro quando essa crítica for construtiva, a ponto de não só apontar defeitos, mas ao mesmo tempo trazer soluções.
    Eu, também sou acadêmico pesquisador da Universidade Federal do Oeste do Pará e de Universidade particular e omitirei a minha opinião referente as colocações dedicadas ao vereador.
    Bom, o conheço de vista, pouco tive contato pessoal na época em que participei das ações da Igreja de Santa Terezinha, e talvez ele nem lembre ou me conheça. Diante disso, acompanho o cenário político emblemático do país e de nossa querida Óbidos, acompanho o que acontece no meu Município mesmo de longe, hoje existem mecanismo para isso como: imprensa local, redes sociais (principalmente dos representantes), portal transparência do governo federal e através conversas com amigos que moram na cidade. Uso principalmente o portal transparência para tomar conhecimento a despeito das ações governamentais quanto ao gasto orçamento, o sitio do TCM/PA – PAINEL DE LICITAÇÕES é para mim, uma ferramenta e essencial para analisar acerca das licitações em que o município realiza com particulares, referente a aquisição de material permanente, obras e serviços e outras naturezas que lei 8.666/93 dispõe.
    Quando o jovem cita o termo “artimanhas” para iludir a população, eu analiso do ponto que este agente político, de fato tem “artimanhas estratégicas” que na política são necessárias, porém este não é o objetivo do vereador, iludir a população, ganhar mídia e parecer bom vereador. Ele é um bom vereador, não só eu, mas parte da população acredita, assim como alguns acreditam em “quem só vai tomar café na câmara e esquentar assento”.
    Quanto às questões de bases, e de quem o mesmo apoiava ou apoia, isso diz sim a nosso respeito, pois foi eleito como vereador mais votado, no entanto a decisão de apoio político partidários cabe ao mesmo decidir e ao seu partido (claro observando os interesses públicos), e se não foram bons aos seus olhos e aos meus terão próximas eleições, faça sua parte, assim como farei a minha. Deixando claro a você que: NÃO existe só este vereador, tem muito parlamentar que só vai tomar café e esquentar assento na câmara, deixo a seu critério a inferência, só oneram as contas públicas do município. É necessário pontuar que ainda queriam aumentar salários, Para quê?, para estarem aqui em Santarém como os vejo pelos shopping gastando o bom proventos que os mesmo recebem, apesar de lhes ser de direito, afinal foram eleitos.
    Se o mesmo é midiático, também concordo. Ele é sim, mas mostra serviço e viagens às quais faz em prol do Município e da população. Embora as obrigações de estar indo a Belém ou Brasília não estejam nas atribuições explicitas que são: Função Legislativa, Função Fiscalizadora, Função de Assessoramento ao Executivo e Função Julgadora, acredito que é importante essa compreensão que está implícita, o dever de fazer algo além do rol de atribuição. Ora, cadê os outros vereadores o que fazem? Como fazem? De que maneira fazem seu trabalho, pelo menos não os vejo em Brasília, em Belém tentando conseguir algo para Óbidos, ou articulando-se politicamente. Se eu fosse citar “as ações” em prol de Óbidos que este vereador já se dispôs a conversa seria longa. Ações claro, isso já significa mais do que nada vil, embora possam não ser todas atendidas, claro nunca serão por questões orçamentárias, (Indico a leitura do livro a você e o todos os vereadores principalmente – O vereador e a Câmara Municipal 6ª edição – IBAM e o Curso Introdução ao Orçamento Público. Escola Nacional da Administração Pública – Enap, estão abertas as inscrições). No entanto é necessário vereador, olhar pelos chamados funcionários públicos no aspecto atraso salarial.
    Quanto aos salários atrasados, isto é fato e atrasou no governo anterior e está atrasado no atual, e o mesmo pode não ter cobrado providências do gestor na pasta do Executivo, (momento atual deixo claro, peço vereadores: exerçam a atribuição: Função Fiscalizadora e cobre soluções) se isso foi um erro concordo, porém, te convido a estudar um pouquinho sobre orçamento público na Enap- Escola Nacional da Administração Pública (inclusive estão abertas as inscrições) verás como é que funcionam a construção do orçamento, o que é PPA, LDO E LOA, os repasses orçamentários, e como são limitados os recursos financeiros aos de 5.570 municípios do Brasil devido à crise de corrupção que assola o país.
    Referente ao povo de Óbidos, concordo veemente com suas colocações ressalto ainda mais, é necessário: que abram os olhos, para que não sejam enganados por políticos que nada fazem, que apenas nós os vemos em períodos eleitorais, é necessário a população parar de votar por ventilador, fogão, ferro elétrico, brides insignificantes nos períodos de aniversários, de eventos. O Município (na pessoa dos seu eleitores e empresários) precisam enxergar e votar de forma consciente, e reforço, de “forma estratégica para o Município em geral, não com interesses individualistas”(como bem sabe-se na administração privada é necessário estratégias de negócio para ser um bom empreendedor, negócios lícitos claro) não adiante votar em outro candidato de cidades que não são filhos da nossa acreditando em belos “discursos” quando ai/aqui chegam de que vão fazer algo, que eu não me lembro de uma ação dos que já foram eleitos, dão migalhas, é necessário além disso: a população assistir as sessões do legislativo, participar, fiscalizar o sítios eletrônicos para averiguar as licitações e contratos da administração púbica municipal com particulares se não estão superfaturados, é necessário fiscalizar a educação e o pagamento dos professores e profissionais em dia (tem pai que vai só fazer a matrícula nas escolas), a saúde (essa está precária, e nobre vereador, reforço a você e aos demais junto com o povo que estão ai, façam algo IMEDIATAMENTE), é necessário fiscalizar a infraestrutura, cobrar melhorias, é certo que os vereadores são de forma legal a voz do povo nas atribuições de fiscalização do executivo, porém sozinhos é complicado, é necessário que “todos” ajudem, cobrem, mas cobrem de todos, não de uma só pessoa como infere-se de sua crítica.
    Veja bem, aí em Óbidos e/ou em qualquer lugar do mundo através da Lei de Acesso a Informação pode-se tomar conhecimento das ações governamentais disponíveis no órgão, no sitio da prefeitura, da câmara, do TCM/PA, é necessário saber disso, e você como futuro educador tem por obrigação tornar público, acessível isso. A população precisa conhecer e participar dos conselhos paritários, poucos se interessam ou nenhum, é necessário sair das redes sociais, da zona de conforto e ao invés de apontar problemas trazer soluções, é necessário incentivar as crianças a estudarem, claro dando suporte (pagando os professores em dia, fazendo manutenção nos equipamentos escolares); é importante as pessoas entenderem sua função quanto cidadão, é importante valorizar a cultura local, é imprescindível cobrar as melhorias dos problemas que você cita de forma eficiente, assim como trazer soluções, eu te convido a estender esta crítica aos nossos outros nobres vereadores, faça sobre cada um, será excelente. É necessário também, olhar para dentro de si e perguntar: e eu? o que estou fazendo? será que é certo, de que forma eu posso ajudar? Ao invés de apontar defeitos, afinal enxergar defeitos somos excelentes agora promover soluções demando muito nosso tempo, e parecem não ser de nosso interesse.
    A solução é a educação, a solução é não ser individualista, trazer ideias novas, você como futuro Pedagogo, eu futuro GP e outros filhos de Óbidos, engenheiros, agrônomos, advogados e demais futuros profissionais poderemos ter ideias brilhantes, podemos promover bons projetos referente a educação, saúde, e infraestrutura urbana. Bom e antes que cobre, eu tenho vários projetos para o futuro, os quais será importante sua participação, suas ideias, suas críticas. Estamos estudando para isso, ser pessoas sensatas, formuladoras de soluções eficientes frente aos novos desafios que surgem no nosso município e nossa região, te garanto, só cobrar não ajuda, é importante participar, pois o funcionário, o cidadão que só sabe cobrar e não traz soluções, não veste a camisa é o ponto fraco das empresas, dos municípios, mas aqueles que trazem a soluções inovadoras, esses têm o poder e a cara de sucesso, esses fazem a empresa ter sucesso.
    Forte abraço, e que isso pacifique-se e não te faça enxergar um lado político; tome como uma crítica construtiva, um lado chamado sociedade civil organizada por um bem de todos. Paz e bem!
    E um destaque ao vereador supracitado, não estou o defendendo, só estou colocando os pesos na balança, fundamentados em uma análise do contexto, e um pedido outros nobres vereadores, vamos fazer algo por nosso município.

    Cuidado com os lobos, eles estão em todo lugar!

  • Enfim a população acorda…
    Meus parabéns aos críticos independentes! DELES só li verdades.

  • Que só criticam mas não produzem nada. Aliás, acordado ou dormindo só criticam por interesse próprio. Mas Óbidos é isso ai. Monte de criticos sem autocritica.

  • Que nível de escrita em Francisco Miguel, você produziu muito com sua autocrítica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *