Servidores da Secretaria de Saúde de Óbidos irão prestar depoimento à PF

Publicado em por em Óbidos, Saúde

Servidores da Secretaria de Saúde de Óbidos irão prestar depoimento na PF

Ao menos 3 servidores públicos da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) de Óbidos (PA) irão atravessar o rio Amazonas, na próxima semana, e desembarcar em Santarém.

O destino deles é a delegacia da Polícia Federal, onde irão depor no âmbito da operação Contraste.

MPF (Ministério Público Federal) e PF deflagraram a operação no início deste mês em Óbidos, com busca e apreensão de documentos em diversos setores da Semsa. O mandato foi expedido pelo juiz Domingos Daniel Filho, da 1ª Vara Federal em Santarém.

 

Dois ex-titulares da Semsa já prestaram depoimento à PF: Melina Braga e Moisés Portela. Assim como Caio Amaral, farmacêutico e servidor público efetivo. Todos no ano passado.

A PF investiga a compra milionária, de cerca de R$ 12 milhões, de medicamentos e materiais hospitalares pelo prefeito Chico Alfaia (PL) em 2017.

A linha de investigação é se os valores que foram pagos às empresas que ganharam a licitação resultaram em produtos médicos distribuídos à população – no caso dos medicamentos. Ou se a expedição de notas fiscais à época foi só manobra para desviar recursos públicos.

Com o interrogatório dos 3 servidores da Prefeitura de Óbidos, a PF pretende colher mais provas sobre o suposto esquema criminoso, revelado por 2 vereadores oposicionistas no final de 2017 — Preto Sousa (PSD), hoje aliado de Chico Alfaia, e Kedson das Máquinas (MDB).

Eles nunca conseguiram criar uma CPI na Câmara, para investigar o caso por conta da maioria governista na Casa. Entre eles, Nivaldo Aquino, atual presidente da CMO.

— Sobre o caso, leia também:

Nova operação da PF em Óbidos deve resultar em prisão na área da Saúde

‘Odebrecht’ de Chico Alfaia, Allgreens sumiu de Óbidos após ser denunciada ao MPF

Semsa de Óbidos pagou R$ 800 mil por remédios a 5 empresas em 2017, ano alvo da PF


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *