-1
TJ do Pará reforma sentença, e absolve ex-prefeito de Óbidos por contratação de temporário , Jaime Silva com governador helder barbalho
Jaime, à dir., ao lado de Hage, Barbalho e Alice: ontem (31) em Óbidos

Será publicado na próxima segunda-feira (3) o acórdão (decisão) da TJ (Tribunal de Justiça) do Pará sobre julgamento da apelação feita pelo ex-prefeito de Óbidos Jaime Silva contra sua condenação em primeira instância por suposto ato de improbidade administrativa por contratação de temporário.

A Segunda Turma de Direito Público do TJ reformou a sentença à unanimidade, absolvendo o ex-gestor da acusação de ter cometido ato improbo ao contratar, sem concurso público, Maria Josiane Marinho dos Santos para função de professora no período de março de 2005 a junho de 2006.

Em seu parecer, o Ministério Público do Pará opinou pelo “conhecimento e provimento do recurso” de apelação. Ou seja, concordou com as teses de absolvição da defesa do ex-prefeito.

Com a decisão, os direitos políticos de Jaime Silva, cassados por 3 anos na sentença de primeira instância, foram restaurados pelo TJ paraense. A sentença de 2º grau foi proferida há cerca de 1 mês.

 

“O Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento de que para a tipificação da conduta do agente público nas previsões da Lei de Improbidade Administrativa, é imprescindível a demonstração do elemento subjetivo,consubstanciado pelo dolo para os tipos previstos nos artigos. 9º e 11 da mencionada legislação”, escreveu a desembargadora Diracy Nunes Alves, relatora do caso, defendendo a reforma da sentença.

“As provas produzidas nos autos [processo] são insuficientes para caracterizar o elemento subjetivo (dolo), mesmo que genérico, indispensável a caracterização do ato de improbidade por ofensa aos princípios da administração, pois não há a demonstração inequívoca de que a contratação do ex-servidor foi realizada com a intenção de frustrar a licitude de concurso público, pelo contrário, foi realizada com fundamento na legislação municipal”, reforçou.

Jaime Silva - acórdão
O acórdão publicado na edição do próximo dia 3

FAVORITO

Jaime Silva, filiado ao MDB e prefeito por duas vezes de Óbidos, é potencial candidato ao cargo na eleição do próximo ano.

Como é aliado do governador Helder Barbalho e faz parte de um grupo político forte, do qual participam os deputados estaduais Júnior Hage (PDT) e Ângelo Ferrari (PTB), além do deputado federal Júnior Ferrari (PSD), Jaime visto como favorito para disputa de 2020.

A edição do próximo dia 3 do Diário de Justiça já está disponível na internet.

Leia também:
Suspensa a contratação de temporários; prefeito tem 6 meses para fazer concurso público

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: TJ do Pará reforma sentença, e absolve ex-prefeito de Óbidos por contratação de temporário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *