Pesquisa aponta liderança com folga de João Kleber à Prefeitura de São Félix do Xingu, João Kleber e Minervina
João Kleber e Minervina, ex-prefeito e prefeita

A população de São Félix do Xingu, no sul Pará, deve eleger no próximo ano, pela 2ª vez, ao cargo de prefeito o pecuarista João Cleber (MDB), 57 anos. É o que aponta a Destak Publicidade e Pesquisa, em levantamento realizado no início deste mês.

Seria uma vitória acachapante se a eleição fosse realizada hoje. Prefeito do município entre 2013 e 2016, João Cleber aparece em 1º lugar disparado tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. Nessa, por exemplo, ele tem mais de 60% da intenção de votos entre os 7 potenciais pré-candidatos ao cargo.

Quem mais se aproxima dele, a atual prefeita Minervina (PDT), aparece com apenas 10% da preferência dos eleitores. Em 2016, a pedetista derrotou João Kleber na disputa municipal.

Neste levantamento da Destak, o primeiro do ano no município, foram ouvidas 400 pessoas, nas áreas urbana e rural. A margem de erro da pesquisa é de 3,5%, para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é mostrado aos entrevistados, o cenário tem a configuração abaixo.

estimulada. SFX, São Félix do Xingu

A Destak também testou para 2020 o mesmo cenário de 2016, quando só João Cleber e Minervina disputaram a prefeitura. Nessa situação, o pecuarista alcança a elevada marca de 73% da preferência popular.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores escolhem livremente seus candidatos, João Cleber aparece na frente com mais de 50% das intenções de votos. Conforme o gráfico abaixo.

pesquisa espontânea - SFX

A Destak avaliou ainda os primeiros 3 meses dos governos de Helder Barbalho (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL), assim como a atual gestão de Minervina. Barbalho e Bolsonaro, de acordo com a pesquisa, desfrutam de bom desempenho.

A prefeita, porém, detém um dos índices de impopularidade mais altos do estado. Ultrapassa a 80%.

Confira mais 5 informações colhidas nessa pesquisa:

O governo Helder Barbalho é melhor avaliado do que o de Jair Bolsonaro em São Félix do Xingu. A avaliação boa e ótima do primeiro chega a 63%; a do segundo, a 48%.

Os nomes mais lembrados na pesquisa espontânea para vereador em 2020 é de Raylson da Saúde e João Batista Abreu, ambos citados por 11,7% dos entrevistados. Evaldo, com 8%, aparece em 3º.

espontanea para vereador - SFX

A decepção com o governo Minervina pode ser aferido pelo nível de rejeição dela detectado na pesquisa. 69% responderam que não votariam nela para eleição. Detalhe: 43% dos entrevistados votaram em Minervina para prefeita em 2016.

Das ações de Minervina na Prefeitura de SFX, a mais lembrada é da “asfalto nas ruas” (16,5%) e “postos de saúde” (9,7%). Mais quem lidera é “não tem nenhuma” ação (33%).

Rejeição em SFX
Dados da rejeição entre os candidatos

A internet, com sites, blogs e redes sociais, incluído o WhatsAPP, lidera o tipo de mídia que a população mais utiliza para se manter informada no município — 39%. Seguido da televisão, com 34%, e do rádio (24%).

Leia também:
Pesquisa aponta reeleição de Taká em Rurópolis; confira 7 outras informações obtidas pela Destak

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Pesquisa aponta liderança com folga de João Cleber à Prefeitura de São Félix do Xingu

  • Conversa , o povo quer é um novo candidato retornar ao passado e ir rumo ao regresso.bom ele se elege se não tiver outro candidato!

  • Pessoal não tem o que fazer mesmo..o povo sabe que esse homem fez no xingu.. deve ser um puxa saco dele..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *