Joaquim Barbosa: novo Collor em 2014?

Publicado em por em Comentários

Collor e Barbosa
Joaquim Barbosa e Collor de Melo: um novo "messias"?

o post Ministro pode ser candidato a presidente suscitou o comentário a seguir, do professor doutor e jornalista Samuel Lima:

Caro Jeso,

Se a informação do sempre antenadíssimo Élio Gaspari (que está muito longe de ser “porta-voz de mensaleiro”) se confirma, as atitudes e alianças que o ministro vem consturando, no âmbito desse julgamento (Ação Penal 470) se explicaria… Barbosa tem uma carreira meritória e digna de respeito, mas não é isso que está em questão.

Contudo, convém lembrar que o último “messias” eleito com o voto popular, sob o mântra do justiçamento social (“caçador de marajás”), foi Fernando Collor de Mello. Desnecessário rememorar os desatinos que o levaram ao impeachment…

Não precisamos de herois, tampouco de messias. Na minha modesta avaliação, precisamos fundamentalmente fortalecer as lutas democráticas e populares, tensionando e questionando a representação partidária e lutando por uma profunda reforma política no país. Só assim avançaremos a um nível mais qualificado e universal de sociedade democrática.

Nunca é demais repetir: toda cautela na hora de julgar e condenar a democracia e os partidos políticos. Em 512 anos de história ainda não completamos 50 anos de vida democrática digna desse nome. Com Dilma Roussef vivemos um raríssimo momento: um ciclo de seis presidentes eleitos, sem golpes nem quarteladas. Misturar os poderes (Judiciário e Executivo) seria uma insanidade sem par, à beira da aventura autoritária (considerando o perfil de Barbosa, mui especialmente). Não percamos o fio da história.


Publicado por:

17 Comentários em Joaquim Barbosa: novo Collor em 2014?

  • Sou enfermeira,e acho que a comparação anível comportamental esta correta,são pessoas completamente destemperadas

  • Es que a carapuça do ilustre professor caiu, assim como a do também professor Manuel Dutra! Inútil dizer que a comparação é desonesta intelectualmente… O petismo e seus intelectuais estão bravos com o ministro Joaquim Barbosa porque ele, o ministro, não está sendo um bom negro não está sendo obediente com aqueles que o indicaram. Não está sendo obediente como o ex advogado do PT e hoje ministro do STF, Dias Toffoli e o amigão da familia Lula o ministro Ricardo Lewandowski. Daí o ódio e tanto rancor, eles não adimitem que um negro, o primeiro da história do STF indicado pelo também inédito presidente operário vá contra os interesses daqueles que o colocaram lá. Se ferraram, o golpe não deu certo!

  • Algumas pessoas confundem liberdade de imprensa com delinquência intelectual ….aí em Santarém tem um monte, até os pseudos intelectuais entram nessa classificação…..Joaquim Barbosa sempre teve esse temperamneto…..Certa vez, num bate boca com Gilmar Mendes, chamou o colega ministro de cangaceiro..nessa ocasião os pseudos intelectuais viam nele um arauto da justiça. Como começou a sentar o cajado nessa cambada de ladrões cínicos, transformou-se para os deliquentes intelectuais num reacionário exibicionista…Dois pesos, duas medidas.

  • Comparar Joaquim Barbosa com Collor? ninguém merece. O ministro não merece ser rebaixado como tal, em um país de desilusões ele nos mostrou que ainda existem pessoas honestas, embora sejam raras, não espero que ele se canditate, não seria que ele se “suje” no meio de tanta lam que tem no Palácio do Planalto, pois ele não merece, mas se ele por acos se candidatar, eu votaria nele sim, mesmo sabendo que com tantos bolsa- miséria ele jamais se elegeria…fique tranquila esquerda brasileira…ele não tem os “instrumentos” necessários para convencer o povo, é apenas uma pessoa honesta que é competente em seu trabalho, o que infelismente não é pre- requisito para ser político neste país.

  • PIG é Partido da Imoralidade do Governo, hoje são muitos blogs que são sustentados com dinheiro público. Comparar o Ministro Joaqum Barbosa com Fernando Collor, isso é absurdo. Nem todos políticos do PT são corruptos, tem gente séria dentro do PT. Mas o Mensalão existiu, isso, é, fato. O presidente da CPMI dos Correios, foi o senador Delcídio Amaral do ( PT ), ele assinou e confirmouos documentos por eles investigado. Os 10 ministros que julgaram a maior parte do Mensalão, 6 foram indicados pelo Lula e 2 ministros incados pela presidente Dilma. Como pode haver julgamento de excessão, é claro que não, foi um julgamento democrático, assim como o que afastou Fernando Lugo ex presidente do Paraguai. A imprensa golpista é a que escreve ao contrario. Blos com enderêço de São Paulo sendo financiado pelas Empresas Estatais, para fazer propagandas elogiando o governo, e demonizando as oposições. O ministro Joaquim Barbosa merece muito respeito, e vai deixar grande exemplo para próximas gerações.

  • Concordo com o Anônimo.
    O Ministro Joaquim Barbosa, não merece que o coloquem como candidato a cargo politico. É homem sério e infelizmente a politica brasileira não é feita por homens sérios. a politica é uma ciência, mas o que vemos no Brasil é uma politcagem. Mesmo que o Ministro fosse candidato, ele pra vencer teria que fazer acordo e aí é que mora o perigo. è o toma lá e da cá se não, nada feito. O Lula quando tentou ganhar sozinho para Presidente, levou pau. Precisou fazer os acordos para se tornar Presidente da Republica. Governar um País, é bem diferente de julgar quem quer que seja no Supremo Tribunal. Deixem o Homem fazer o dever de casa dele, que aliás está fazendo muito bem feito.

  • Esse pessoal de esquerda é podre mesmo….estão julgando e condenando o Ministro Joaquim Barbosa somente com a possibilidade do “SE”…..em nome da causa do roubo descarado condenam qualquer um, não por fazer, mas sim pelo SE FIZER….SE ISSO…SE AQUILO…PODEMOS CONTINUAR ROUBANDO

  • Essas notícias de candidatura servem quem será? Esse gaspari não foi um jornalista que defendeu a absolvição do “núcleo político” do mensalão? Isso ta parecendo uma espécie de intimidação (mais uma de tantas) que mídia pró-governo (leia-se, que recebe poupudas verbas publicitárias) faz para que a determinação das penas seja mínimas.

  • Comparar Collor com Barbosa é brincadeira.
    O que precisamos para virar um país desenvolvido são vários Barbosas, um só, não da jeito.
    Precisamos de homens de coragem para melhorar esse país.
    Esse papo que os fins justificam os meios não aguentamos mais.
    Não queremos nem pai dos pobres e nem mãe do pac queremos é gente que governe com espirito público,independente de partido, é demais pedir isso?

  • O PIG não elege Presidentes desde 2002.

    Apesar do “latifúndio midiático” que o sustenta …. seu “peso politico” real não passa do 8%

    Odeiam Pobres, Putas, Pretos e …. Petistas

    Nem dá para Imaginar o PIG tentar um candidato negro.

    Racistas….. são a configuração do próprio preconceito.

    Sem votos, vão insistir no “golpe paraguaio”

    Mas o Brasil não é o Paraguai…..

    Não deu certo e nem vai dar certo.

    Vão tentar de Aécio (bafómetro) Never (se conseguir tirar ele das praias e das boates do Rio de Janeiro)

    Se não der só lhe sobra o “bom mocinho” Luciano Huck

    Num cenário desses, Dilma leva de “barbada”

    Tiberio Alloggio

    1. Ptibério é algo viral , disparado quando se faz comentarios sobre o PT , MENSALEIROS e o PSDB , um tipo de SPAM .

  • Joaquim Barbosa nunca insinuou que seria candidato. Aliás, sempre deixou claro que não tolera a politicalha reinante no país. Joaquim não é um Super Herói, como a mídia, sequiosa por fabricar um herói por dia para alimentar suas manchetes, tenta mostrá-lo. Joaquim é, tão-somente – o que já é extraordinário, num país onde, de ordinário, as autoridades não costumam cumprir os seus deveres mais elementares – um juiz que não trocou a sua consciência, alicerçada nas robustas provas dos autos, pelas conveniências políticas do “padrinho” que o nomeeou e que achava que, por tê-lo nomeado, podia ditar-lhe o conteúdo dos seus votos no STF. O “lançamento” de sua “candidatura” à presidência da República em 2014, pelo jornalista Elio Gaspari, é pura invencionice deste. Não se apoia em nenhum fato concreto. É o típico “balão de ensaio”. Com que objetivo? Ora, tentar reduzir o impcato dos criteriosos votos do Joaquim na condenação dos mensaleiros. E a quem interesa isso, senão aos mensaleiros? Elio Gaspari talvez não seja “porta-voz dos mensaleiros”, mas se auto-intitula de “izquierda” e, portanto, seus “furos” trazem sempre um viés ideológico. Ele só ainda não percebeu, como Ferreira Gullar, que a ideologia no Brasil faz tempo que acabou: todos os partidos estão só atrás do dinheiro. O resto é conversa fiada.

    1. Tem razão. Comparar Joaquim Barbosa com o Collor de Mello é o fim da picada. É o jeito petista de fazer campanha, sempre tentanto, subrepticiamente, desmoralizar quem os incomoda. Só que esse método já não cola mais. Tanto que o Dirceu preferiu entregar logo o passaporte dele, pois não vai precisar quando for levado no camburão para o presídio da Papuda a fim de cumprir o estágio inicial da pena de prisão que lhe foi categoricamente imposta pelo STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *