FARO e jade
Jade Abreu é prefeita de Faro, pior em transparência na região

Uma nódoa tinge o aniversário de 250 anos de Faro, comemorado nesta quinta-feira (27): trata-se do pior município em transparência do oeste do Pará, e faz parte da lista dos 8 piores em todo o estado, de acordo com o mais recente ranking divulgado pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios).

O levantamento leva em conta o cumprimento pelo município da Lei da Transparência (de 2009) e da Lei de Acesso à Informação (2011), que instituíram a obrigatoriedade da divulgação de informações públicas, acessíveis no site oficial dos órgãos.

O TCM é uma das instituições que monitora a obediência às leis e, no ano passado, instituiu um TAG (Termo de Ajuste de Conduta), para que os prefeitos empossados no Pará pudessem, de modo gradual, ajustar os seus municípios às exigências legais.

Faro cumpre menos da metade (45%) do estabelecido nas duas leis, assim como Gurupá (38,7%), e São João da Ponta (16%), cidades que ocupam a rabeira do ranking — contra 100% de cumprimento em Altamira, Belterra, Terra Santa, Juruti, Belém e Medicilândia, por exemplo, que ocupam o topo da lista.

DESERTO DE INFORMAÇÕES

No cargo desde 1º de janeiro de 2017, a prefeita Jade Abreu (MDB) é a maior responsável por essa situação. O site da Prefeitura de Faro é um deserto de informações públicas.

O quantidade e gastos com diárias da gestão atual, por exemplo, não estão disponíveis na internet — nem deste ano e muito menos as do ano passado. Estão lá as de 2016 e anos anteriores até 2013.

Para contornar essa situação, há mais de 30 dias o blog solicitou, com base na lei, os gastos com esse tipo de despesa. Até agora, nenhuma resposta. O pedido de informações foi reforçado nesta semana.

diárias FARO
Diárias de 2018 não estão no Portal da Transparência de Faro

A situação de repete para o itens “despesas gerais”, “lista de fornecedores”, “recursos federais recebidos”, entre outros. Não há nada no Portal da Transparência de Faro com relação aos anos de 2017 e 2018.

CONTRAPONTO

Na manhã desta quinta-feira o blog enviou perguntas à própria prefeita Jade Abreu, que afirma não ter assessoria de comunicação, sobre o tema, mas não obteve respostas. O espaço continua aberto ao contraponto dela.

Leia também:
Terra Santa, Faro, Itaituba, Belterra, Rurópolis e Óbidos em 6 notas curtas

  • 119
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Faro, que faz hoje 250 anos, é o pior município em transparência do oeste do PA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *