Santarém, Amazônia, Brasil

As digitais do livro sobre escola do campo

Por Jeso Carneiro em 17/1/2012 às 16:55 · 1 Comentário

Lília Colares

Tem as digitais das professoras doutoras Solange Ximenes Rocha e Lília Colares, ambas da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), o livro “Formação de professores: pesquisas com ênfase na Escola do Campo”, que reúne 10 artigos em 170 páginas.

As duas são as organizadoras da obra, a ser lançada na sexta-feira (20), no campus Rondon da UFOPA, a partir das 19h.

No Leia Mais, abaixo, veja quem são os autores dos artigos do livro.

Quem fez o prefácio foi Pedro Goergen, doutor em Filosofia da Educação e que leciona na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Uniso (Universidade de Sorocaba).

Goergen, aliás, na ocasião irá proferir a conferência A pesquisa como fonte de desenvolvimento humano e social.

AQUI, o link para quem quiser se inscrever para o evento.

PREFÁCIO
Pedro Goergen

APRESENTAÇÃO
Solange Helena Ximenes-Rocha
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

CAPÍTULO 1: Educação na Amazônia: articulações entre o singular e o universal
Anselmo Alencar Colares

CAPÍTULO 2: A aprendizagem da docência em salas multisseriadas
Solange Helena Ximenes-Rocha

CAPÍTULO 3: Políticas públicas de educação do campo e formação de professores
Waldenira Santos Guimaräes

CAPÍTULO 4: Professores da escola do campo e a síndrome de Burnout
Maricelli Cunha da Silva
Shelzya Tallita Alves Bentes

CAPÍTULO 5: Concepções docentes sobre o projeto pedagógico para a escola do campo
Solange Helena Ximenes-Rocha
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Clênya Ruth Alves Bentes
Paula de Souza Ferreira
Ana Hiarley Castro Silva
Glaucilene Sebastiana Nogueira

CAPÍTULO 6: A legislação educacional e as exigências de formação docente
Patrícia Mascarenhas dos Santos

CAPÍTULO 7: Os paradigmas que permeiam a formação docente para os laboratórios de informática e as perspectivas dos professores sobre a sua implantação em uma escola quilombola
Maria Francenilda Teixeira Castro e Maria Caetana Bentes Mota

CAPÍTULO 8: O ensino de matemática nos assentamentos de reforma agrária: reflexões iniciais a partir da ótica dos professores
Orivan José de Matos Campos Júnior

CAPÍTULO 9: Um estudo sobre a formação docente para a educação infantil no campo
Heliene Pimentel de Sousa,
Heloisa Helena Martins de Sousa

CAPÍTULO 10: A escola que queremos: a educação a partir da representação social de quem mora no campo
Ana Hiarley Castro Silva
Paula de Souza Ferreira
Rayana Silva Frota
Clênya Ruth Alves Bentes
Milka Oliveira de Vasconcelos
Alene Gomes da Silva
Fabiana Pinheiro da Rocha
Raimunda Luzilene Sousa Santos

Comentários

! comentário para “As digitais do livro sobre escola do campo”
  1. Juscelino Ferreira disse:

    É grande a expectativa para o lançamento dessa obra, principalmente por parte dos profissionais que trabalham com educação no município de Santarém. “Formação de professores: pesquisas com ênfase na Escola do Campo”, representa o marco incial da produção científica que tanto se espera da UFOPA. E a julgar pela competência das professores Lília Colares e Solange Ximenes, a obra certamente é brilahante.
    E por falar em brilho, brilhante também foi o sorriso da minha pequena Sarah Serique, ao ver a fotografia da professora Lília Colares nesta matéria. Ela é, não sei explicar direito, uma espécie de pequena admiradora da grande educadora.

Deixe sua opinião

css.php