Faculdade lança e-book  com 10 trabalhos sobre jornalismo no oeste do Pará, Iespes
Iespes, faculdade santarena

Será lançado nesta quinta-feira (6), às 19h, no auditório do Iespes (Instituto Esperança de Ensino Superior), o e-book “Recortes da pesquisa em Jornalismo na região Oeste do Pará: 10 anos do curso no Iespes”.

O livro digital é composto por 10 artigos científicos, produzidos a partir de pesquisas realizadas por 11 alunos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Como parte do evento, será realizada a palestra “A pesquisa em comunicação no contexto amazônico”, ministrada pelo jornalista e professor Manuel Dutra, o primeiro coordenador do curso de Jornalismo do Iespes.

A programação é voltada para pesquisadores da comunicação, professores e estudantes de jornalismo e de áreas afins.

A coordenadora do curso de Jornalismo do Iespes, Rosa Rodrigues, afirma que o evento constitui um  momento de socialização de conhecimento.

“Lançar o primeiro e-book do curso de Jornalismo é uma oportunidade muito especial socializar parte do conhecimento que foi produzido ao longo da primeira década do curso”.

RELIGIOSIDADE

As pesquisas envolvem temáticas ligadas a inovações tecnológicas, aos meios de comunicação em Santarém, religiosidade, comunicação comunitária, entre outros, que, ainda segundo a coordenadora, “são temas que estão no dia a dia e que são importantes para a construção do conhecimento na academia”.

“Então, a partir do momento que socializamos esses trabalhos, estamos devolvendo à comunidade o conhecimento que ela nos proporciona”.

Entre os pesquisadores está Geovane Luiz, o primeiro jornalista cego formado em Santarém. Ele ressalta que realizar o trabalho foi uma superação.

“Eu me sinto muito feliz em ter meu trabalho no e-book. O Iespes está de parabéns pela iniciativa de valorizar seus alunos e as pesquisas realizadas na área do Jornalismo”, destacou.

A apresentadora Suelen Reis também é uma das pesquisadoras do e-book. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade de contribuir com a pesquisa sobre temas atuais.

“Como egressa do curso de Jornalismo me sinto honrada em fazer parte desse projeto, e de alguma forma contribuir com a pesquisa científica acerca de um tema tão atual. Vivemos um momento de profundas transformações no modo de fazer jornalismo, desta forma, propomos uma reflexão sobre os caminhos a serem seguidos, a partir das novas plataformas, em especial os dispositivos móveis”.

O evento está sendo organizado pelos estudantes do 6º semestre do curso de Jornalismo do Iespes, em atividade integrada das disciplinas Comunicação Integrada e Pesquisa em Comunicação.

HISTÓRIA 

O curso de Jornalismo do Iespes foi criado em 2006, sob a coordenação do professor Manuel Dutra. Entre 2008 e o primeiro semestre de 2018, foi coordenado pelo professor Milton Mauer.

A partir de 2010 até janeiro deste ano, o curso formou mais de 80 jornalistas, a maioria atua no mercado da comunicação em Santarém, região do Baixo Amazonas e diversas partes do país.

Leia também:
Canal do Youtube sobre turismo lança o e-book “Alter do Chão – Dicas de Viagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *