Chapa de oposição vence irá comandar Álvaro Adolfo a partir de 2019, alvaroadolfo
Roberto, Carmem e Melissa, novo comando do Álvaro Adolfo

por Eládio Delfino (*), especial para o Blog do Jeso

Carmem Ramos Pereira, formada em Letras pela UFPA (Universidade Federal do Pará), foi eleita nova diretora de uma das escolas mais tradicionais do Pará, Álvaro Adolfo da Silveira, em Santarém, oeste do estado.

A votação foi realizada ontem (27) e encerrou por volta das 21h.

Carmem Pereira encabeçava a chapa 1, que obteve 449 votos, contra 369 alcançados pela chapa 2, liderada por Joyce Cristina Andrade, atual diretora da escola estadual.

A nova direção do Álvaro Adolfo contará ainda com os vice-diretores Roberto Dantas, historiador, e Melissa Oliveira, licenciada em Matemática pela Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).

Eles foram eleitos pelo voto direto (e facultativo) de professores, técnicos, alunos maiores de 12 anos, além de pais e responsáveis, totalizando um colégio eleitoral de  quase 4 mil eleitores e eleitoras.

MOBILIZAÇÃO

O número de votantes só não foi menor devido a vários docentes do Some (Sistema Modular de Ensino), que fizeram mobilização nas escolas municipais anexas ao Álvaro Adolfo, incentivando estudantes e pais a virem a cidade exercer seu direito de voto.

Da comunidade de Poço Branco, no Planalto Santareno, por exemplo, participaram da votação 50 alunos e 3 pais, mobilizados pelas professoras Rainilza Rodrigues, Florenilda Lemos e Adriane Andrade.

De Araci, no Lago Grande, deslocaram-se 20 pessoas, entre estudantes e pais, mobilizados pela professora Ilana Sousa.

A escola São Jorge, da comunidade de Tapará Grande, na região de várzea, enviou 15 alunos, que viram acompanhados pelas professoras Sílvia Rocha e Albanisa Siqueira, e do Quilombo de Saracura, também na várzea, o professor Manoel Domingos conseguiu mobilizar 6 alunos.

O Álvaro Adolfo é a sede Some em Santarém.

QUEM É QUEM

— Carmem Ramos Pereira, diretora.
É licenciada em Língua Portuguesa (UFPA), Língua Inglesa (Ulbra), bacharela em Direito (Ulbra) e especialista em Metodologia do Ensino Superior de Língua Inglesa.

— Roberto Dantas, vice-diretor.
Licenciado em História, pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). É especialista em Estudos Culturais da Amazônia, pela UFPA, e mestre em Educação, pela Universidade Metropolitana de Assunção (Paraguai).

— Melissa Oliveira, vice-diretora.
Mestra em Matemática (Ufopa) e especialista em Educação Matemática (UFPA).

MANDATO

A previsão é de que a portaria de posse, pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação), dos 3 eleitos seja publicada no Diário Oficial do Estado em janeiro do próximo ano. Eles terão mandato de 2 anos, com direito a uma reeleição.

(*) É professor do Some em Santarém.

Leia também:
10 fotos para eternizar o Círio 100 da Conceição. Por Felipe Borges

  • 56
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Oposição vence, e irá comandar escola Álvaro Adolfo a partir de 2019

  • Encerrada o pleito eleitoral no Colégio Álvaro Adolfo e com a eleição da chapa 1, liderada pelas professoras Carmem e Melissa e pelo Professor Roberto Dantas do Sistema Modular, aceitei o convite de ajudar a nova gestão na organização da mobilização dos alunos para os processos seletivos a partir do próximo ano. Pela proposta que me apresentaram, a intenção é resgatar a velha tradição do Álvaro Adolfo na aprovação dos alunos para Universidades públicas e privadas que vem diminuindo nos últimos anos, apesar do grande esforço da atual direção comandada pela professora Joyce. Ainda lembro das festas que fazíamos quando, há dez, doze, saiam os resultados dos vestibulares e sujávamos os alunos em meio à música do Pinduca: “alô, alô, alô, papai, alô, mamãe, põe a vitrola pra tocar..”. Perdemos o protagonismo e precisamos nos reinventar. Temos um quadro de professores maravilhoso, competente e compromissado. Temos de resgatar a mística e o encantamento que faziam do “Estadual” um colégio único. Quero ajudar nesse processo e construir junto com meus colegas uma escola melhor, que retome seus velhos tempos, que honre a sua história e que reencontre sua grandeza. Parabéns à nova gestão. Sucesso! Vamos à luta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *