Seduc orienta sobre emissão de certificado do Exame Nacional do EJA, EJA

Para solicitar a certificação de conclusão do ensino médio, estudantes paraenses que obtiveram a nota mínima (100 pontos) exigida em todas as 4 áreas de conhecimento, e 50 pontos na redação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017), devem se dirigir à Seduc (Secretaria de Estado de Educação) ou aos institutos federais de educação ciência e tecnologia, caso tenham optado por essa instituição no momento da inscrição.

O Encceja é destinado a certificar o ensino para pessoas que não concluíram a educação básica na idade certa.

No Pará, a expedição da Certificação e Proficiência das áreas de conhecimentos será realizada pela Seduc, por meio de um dos 5 Ceejas (Centro de Educação de Jovens e Adultos), referências para expedição desses documentos nos municípios onde o participante realizou o exame.

Um dos Ceejas fica em Santarém, e atende 7 outros municípios – Altamira, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, além de Santarém.

Estudantes que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar os órgãos competentes, selecionados na inscrição, e solicitar a declaração parcial de proficiência.

AVALIAÇÃO

Segundo Núlcia Azevedo, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da Seduc, no Pará, além da certificação nacional, os estudantes podem utilizar a nota do Exame Estadual Permanente para garantir a certificação do ensino médio. A avaliação pode ser marcada em um dos centros estaduais durante o ano.

“O exame é uma avaliação das competências, saberes e habilidades adquiridos nos ambientes escolares ou em processos formativos — como no ambiente familiar, no trabalho, nas organizações da sociedade civil, na convivência humana, nas manifestações culturais, nos movimentos sociais, entre outros”, destacou Núlcia Azevedo.

Para obter a certificação de ensino fundamental por meio do Encceja e do Exame Estadual Permanente é exigido ao candidato ter completado 15 anos de idade até o dia da realização do exame. Quem busca o diploma de certificação do ensino médio precisa ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova.

EXTERIOR

As duas avaliações se baseiam nas habilidades e competências relativas às diferentes áreas do conhecimento adquirido na vivência. Essa matriz expressa possibilidades cognitivas de adultos e jovens na realização, compreensão e análise de tarefas e atividades relacionadas com cada área do conhecimento.

Os demais resultados do Encceja, referentes à certificação do ensino fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e aquelas realizadas no exterior, permanecem com a divulgação prevista para 30 de março deste ano.

Os estudantes podem consultar os resultados individuais na página do participante, neste link.

Centros de Educação de Jovens e Adultos – Ceejas/Seduc

ABAETETUBA: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Profª Maria Oscarina Silva Pereira” – Ceeja, localizado na Rua Jairlândia, 754 – Bairro Algodoal – CEP: 68440-000 Abaetetuba/PA, como Unidade Certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Abaetetuba e Cametá.

BELÉM: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Luiz Octávio Pereira” – Ceeja, localizado na Avenida Gentil Bittencourt, s/n, atrás do Colégio Augusto Meira, Bairro São Brás – CEP: 66.090 -150, Belém-PA, como Unidade Certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Ananindeua, Belém, Breves, Bragança, Capanema, Castanhal, Igarapé-Açu, Marituba, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, São Miguel do Guamá e Tomé-Açu.

MARABÁ: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Profª. Tereza Donato de Araújo” – Ceeja, localizado na Rodovia Transamazônica (Agrópolis do Incra – Amapá) – CEP: 68508-330 – Marabá/PA, como unidade certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Abel Figueiredo, Goianésia do Pará, Marabá, Novo Repartimento, Parauapebas, Piçarra e Tucuruí.

SANTARÉM: Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceeja, localizado na Avenida Brasília, s/n, Bairro do Santíssimo – CEP: 68010-630, Santarém/PA, como unidade certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Altamira, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Santarém.

XINGUARA: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Profª Violeta Refkalefsky Loureiro” – Ceeja, localizado na Rua Brasil, 885 – Bairro Centro – CEP: 68555-000, Xinguara/PA, como unidade certificadora do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem dos municípios de Conceição do Araguaia, Redenção e Xinguara.

Com informações da Seduc/PA

Leia também:
OS de Goiânia ganha a licitação para gestão do HMS e UPA 24

  • 7
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Seduc orienta sobre emissão de certificado do Exame Nacional do EJA

  • Eu mudei de estado como faço para pegar o certificado de proveniência.
    eu já tentei entra em contato com pelo telefone mais não consigo falar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *