por Edilberto Sena (*)
Dinheiro dos impostos pagos pelos brasileiros para construir estádios de futebol: 7 bilhões de reais. Ninguém denuncia o governo federal por financiar construção de 12 novos estádios, apenas por causa da Copa do Mundo que ocorrerá no Brasil em 2014. Nem os jornais de Belém, nem os canais de televisão, até parece que todos aplaudem essa bravura federal.
Serão mais ou menos 7 bilhões de reais a serem gastos antes de janeiro de 2014. Manaus, que não tem futebol disputando nem na 5ª divisão de campeonato interestadual, destruiu o estádio Vivaldo Lima para construir um novo estádio, que após a copa do mundo servirá para rinha de galo e concentrações religiosas.
Segundo alguns pesquisadores, para retornar o custo da construção do estádio de Manaus, vai levar uns 198 anos de uso. Como é que o governo não pode investir 12 por cento do PIB para melhorar a educação no país e ao mesmo tempo pode investir 7 bilhões de reais em obras sem futuro?
— ARTIGOS RELACIONADOS
Como uns afirmam que com a criação de dois novos estados (Tapajós e Carajás), vão gastar muito dinheiro dos cofres da nação para serem instalados e ninguém diz nada sobre as construções de novos estádios em Cuiabá, Manaus e outras 10 capitais do país e sem retorno compensador?
Além de serem críticas preconceituosas ao direito de emancipação de novos estados, é uma visão distorcida que acha natural os gastos com a Copa do Mundo, que é um evento passageiro. A África do Sul que hospedou a mais recente Copa do Mundo, está lá como exemplo de desperdício, com belos e caros estádios que estão sem uso e sem retorno dos gastos feitos pelo governo deles.
Criar novos estados no Brasil é criar novas possibilidades de melhorar a qualidade de vida das populações. Construir 12 novos estádios para uma Copa do Mundo é iludir o povo com pão e circo, ficando os prejuízos financeiros de todos, especialmente das crianças e jovens com péssima educação oferecida. Argumentar que criar dois novos estados é dar prejuízo aos cofres da nação de ficar calado com os prejuízos dos 12 novos estádios é incoerência e má vontade, ou… ingenuidade.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
* Santareno, é padre diocesano e diretor da Rádio Rural AM.
O que interessa é que vamos sediar a copa e vcs não. hahahahahahahahahahahahaha,
E teremos um estadio de Primeiro Mundo e vcs NÃO. hahahahahahahahahahahahahaha
e mais e mais e mais hahahahahahahahahahahaha.
e vc não. hahahahahahahahahaha
ESTÁDIO É DE MENOS, QUE OS POLÍTICOS MAIS VISARAM ERAM AS OBRAS QUE SERÃO DEIXADAS COMO LEGADO PONTE RIO NEGRO, GASODUTO, PETRÓLEO, VIADUTOS, PRONTOS SOCORROS, CONCURSOS PÚBLICOS, ENQUANTO O PARÁ FICOU PATINANDO E PAROU NA ESQUINA.
Eu aproveito pra plagiar a fala do representante da frente contra Tapajós: Quem vai pagar a conta??????
Porque quando se trata de investimentos em praças públicas de esporte os governos tiram dinheiro sabe-se lá de onde para estas fiquem prontas à tempo. E depois….ficam jogadas às baratas.
Mas quando é pra investir na criação de estados que podem contribuir com desenvolvimento de duas grandes regiões, a proposta é considerada imoral.
É o Brasil!!!!
E o Ronaldo ” fenômeno” ainda me vem na televisão ontem quando foi anunciar que será membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014, e diz que os estádios são mais importantes que os hospitais.
É brincadeira hemm… O pessoal da ESPN tacou pau nele, enquanto a GLOBO aplaudia suas declarações simplesmente estúpidas.
No caso de, por uma intervenção divina, o estado venha a ser aprovado seremos TAPAJOARAS OU TAPAJÔNICOS?
TRATAR O POVO COMO REBANHO DIZ TUDO COMO A RELIGIÃO CATÓLICA PENSA A RESPEITO DO POVÃO !!!! EI ! VIDA DE GADO POVO MARCADO POVO FELIZ!!!!!
Com força política “abaixo de zero”, tá difícil tirar o Pará do atoleiro, nem a governadora que pertencia ao mesmo partido do presidente e com um estádio pronto, conseguiu trazer a copa para a capital, perdendo vergonhosamente grandes investimentos para o Amazonas.
Nessa nos estamos juntos padre.
Perfeita a análise do Padre Sena. Fico muito feliz de vê-lo ao lado da campanha por Carajás e Tapajós e na luta pela melhoria da qualidade de vida do seu rebanho. Temos certeza que milhares e milhares de seus admiradores e fiés contribuirão com o voto SIM para a libertação dos povos tapajoaras e carajaenses.Afora, os bilhões para o futebol, o Governo Federal liberou R$ 52 bilhões para um mês de lazer dos cariocas para os Jogos Olímpicos de 2016 e mais R$ 50 bilhões para a Petrobrás procurar petróleo no Pré-Sal do Oceânico Atlântico com enormes riscos para o meio ambiente, como ocorreu recentemente com os desastres da Chevron e do Golfo do México pela BP.
Edilberto Sena ,
Encabece dia 12-12-2011 um baixo assinado para impedir a construção da belo monte e as usinas do tapajós, pois agora tenho a certeza que para nós moradores do tapajós só fica de fato os problemas.
Tudo que se fala de desenvolvimento na região e só exploração, nem mesmo o direito de tomarmos conta das nossas vidas temos.
Que compensação vamos ter com a criação desses investimentos na região?
Acredito que vai ficar só o rombo!
Sugestão: já existe um movimento chamado gota d’água com quase dois milhões de assinaturas.
Obs.: algum dia atrás já foi a favor da construção da Belo Monte
Comentário perfeito. Alguns estádios foram totalmente demolidos para que outros fossem erguidos apenas para atender os desejos da FIFA, pois atendiam perfeitamente os torcedores do Brasil e do mundo. É preciso que se diga que tudo isso está sendo gasto é para 1 mes de competição, e a arrecadação com os ingressos é totalmente da FIFA, e quando se fala em gastar 1 bilhão para resolver definitivamente a vida de milhões de brasileiros cria-se uma polemica sem fim.