Festival do Charutinho, na praia de Ponta de Pedras, começa neste sábado, charutinho
Charutinho, o peixe ícone do festival

O 16º Festival do Charutinho será realizado na comunidade Ponta de Pedras na Região do Eixo Forte, em Santarém, neste final de semana – sábado (10) e domingo (11).

O evento, que já é tradicional no calendário festivo do município, vai reunir apresentações culturais e shows de bandas locais.

Um dos atrativos é a culinária, com destaque para o charutinho, um dos peixes mais apreciados da região. Os organizadores estimam que 10 mil visitantes participem nos dois dias de programação.

O evento é uma iniciativa da Associação de Moradores Nossa Senhora das Graças da comunidade de Ponta de Pedras, de um grupo de microempreendedores e da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).

O festival é uma forma de divulgar o balneário de Ponta de Pedras como ponto turístico na cidade e destacar os pratos feitos a partir do peixe típico da região, o charutinho.

Além de divulgar a gastronomia, o evento gera lucro e renda aos donos de barracas localizados na praia. O valor do prato varia entre R$ 10 e R$ 15.

A festa atrai o público de Santarém, cidades vizinhas.

HISTÓRIA

O festival surgiu no ano de 2002 com o objetivo de valorizar o potencial turístico da comunidade de Ponta de Pedras, resgatando a cultura local, além de promover a socialização e integração dos comunitários e visitantes.

Na edição deste ano, o festival reunirá shows com os cantores Gibson Judah e banda Kayana Jam e Michelly Mendes e banda, aliando com shows culturais e apresentações folclóricas.

Ponta de Pedras é um dos destinos turísticos mais visitados de Santarém. Isso se deve ao local que apresenta uma extensa praia limpa às margens do rio Tapajós, com poucas ondas, rio calmo, uma praia tranquila, ideal para relaxar e ótima para banho.

Os visitantes podem desfrutar ainda dos maravilhosos pratos que são servidos nas pequenas barraquinhas. Em frente ao vilarejo é possível observar rochas negras que aparecem quando as águas do Tapajós estão mais baixas, ou seja no verão amazônico.

A comunidade Ponta de Pedras fica localizada a 35 km da área urbana de  Santarém. Sendo 23 km de estrada, pela rodovia Everaldo Martins (PA-254), e mais 12 pela estrada de terra.

Na comunidade, vivem 85 famílias e cerca de 300 pessoas. Quase metade delas tem a pesca como a principal fonte de renda através das venda nas barracas.

Com informações da Prefeitura de Santarém

Leia também:
Sojeiros são acusados de ameaçar comissão da OEA em Santarém; vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *