Incêndio em museu é tema de aula pública no Centro Cultural João Fona, Museu João Fona
Museu João Fona, local do evento público

Uma aula pública com o tema “Luto e revolta pelo incêndio do Museu Nacional” será realizada nesta terça-feira nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF).

A aula, de 17 às 20h, trará reflexões sobre o incêndio que destruiu parte do acervo histórico do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2 de setembro.

A iniciativa é do Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA), do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), vinculado à Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).

A Prefeitura de Santarém é parceira na organização.

Segundo o professor Diego Amoedo Martinez, da Ufopa, uma vasta programação será ofertada nessa aula pública.

Um profissional da área e um bolsista que estavam com trabalhos no Museu Nacional darão seus depoimentos.

“Os eixos de debates e reflexões serão o incêndio do Museu Nacional e as coleções do oeste do Pará, bem como o Museu Nacional a partir do olhar de seus pesquisadores e os processos de musealização e patrimonialização na nossa região. Teremos excelentes profissionais, participação dos acadêmicos e de servidores públicos municipais do Centro Cultural João Fona”, detalhou o professor.

A chefe de Seção do Centro Cultural João Fona, Patrícia Chaves, destaca a importância do debate.

“Excelente essa parceria em reforçar o zelo em resguardar o patrimônio histórico cultural. O governo municipal sempre está atento ao Centro Cultural. Aqui temos vigilância interna 24 horas, extintores de incêndio e apoio da vigilância da Polícia Militar. O prédio passou por restauro e manutenção completa em agosto de 2015”, reforçou.

Com informações da Prefeitura de Santarém

Leia também:
Vacinação antirrábica em Santarém almeja 100% de cobertura; cidade tem 40 mil cães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *