Público de 70 mil pessoas é esperado para 1ª Festa Literária de Santarém que começa sábado
Salão do Livro em Santarém, edição anterior

70 mil pessoas são esperadas para a Primeira Festa Literária de Santarém, antigo Salão do Livro, que estreia neste sábado (9), às 19h, em uma extensão com a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

A parceria é entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento será no Espaço Pérola do Parque da Cidade, com encerramento no domingo (17).

A entrada é franca.

 

A abertura terá o show Não Me Provoca da cantora, compositora e instrumentista Lia Sophia. Durante a semana diversas atividades estão programadas como papo-cabeça, roda de conversa, encontro literário e portal do conhecimento.

O evento tem ainda apoio da Imprensa Oficial do Estado (IOE) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Os homenageados são os escritores João de Jesus Paes Loureiro e Zélia Amador.

“O Governo do Estado promove a Festa Literária que deve ultrapassar as dimensões do antes denominado Salão do Livro. No entanto, permanece a abrangência da região do oeste do Pará, quanto ao poder das artes e letras pela imensa capacidade do santareno e ainda potencializa a divulgação dos talentos artístico culturais da nossa terra”, explica o titular municipal da pasta da Cultura, Luis Alberto Figueira.

159 editoras

Para o representante da Associação Nacional das Livrarias (ANL), Robério Silva, a Festa Literária de Santarém é muito aguardada pelo mercado editorial e livreiro.

“Já iniciamos a montagem dos estandes, serão 42, dos quais 23 para livreiros paraenses e 20 de outros estados. Aqui teremos 159 editoras representadas, com 25 mil títulos expostos, ou seja 80 toneladas de livros. Estão previstos 100 empregos gerados indiretamente. Todo esse aparato será realizado em uma área de 3.600 metros quadrados”, detalhou.

A Feira Pan-Amazônica do Livro é realizada na capital paraense e até 2018 denominava a extensão desse grandioso evento a Santarém como Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. No ano anterior concluiu a XI edição. Os municípios atendidos pelo novo formato foram Marabá, Parauapebas e após concluída a Pérola do Tapajós, o evento será realizado em Bragança.

 

Serviço

XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas
Período: 09 a 17 de novembro de 2019
Local: Parque da cidade- Espaço Pérola Tapajós.
Abertura oficial:sábado (09), 19h.
Expediente: Segunda a sexta-feira: 9h às 22h
Sábado e domingo: 17 às 22h
Entrada Franca

Com informações da Agência Santarém

— LEIA também: Polícia Federal deflagra operação contra gestão do prefeito Chico Alfaia, em Óbidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *