OAB e Abraji emitem nota contra Bolsonaro por fake news sobre jornalista de SP, Bolsonaro e o decreto que flexibiliza o uso de armas no país
Bolsonaro: novo atatque à imprensa

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgaram nesta segunda-feira uma nota de repúdio à publicação do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais sobre a imprensa. A informação é do jornal O Globo.

Bolsonaro compartilhou ontem uma acusação falsa sobre a jornalista Constança Rezende, do jornal “O Estado de S. Paulo” , com o objetivo de atacar a cobertura do caso que envolve o filho, o senador Flávio Bolsonaro , e o ex-assessor dele, Fabrício Queiroz .

O episódio, para a Abraiji e a OAB, configura “um novo ataque público à imprensa”.

Constança foi alvo de uma acusação falsa publicada pelo site “Terça Livre”, e republicada por Bolsonaro, após a divulgação de uma conversa telefônica em que ela supostamente teria dito que a apuração do caso Queiroz teria como intenção “arruinar Flávio Bolsonaro e o governo”.

A gravação do diálogo, no entanto, não inclui o trecho mencionado pelo portal e pelo presidente.

VERACIDADE DOS FATOS

Para a Abraji e a OAB, o caso “mostra não apenas descompromisso com a veracidade dos fatos” por parte de Bolsonaro, como também “o uso de sua posição de poder para tentar intimidar veículos de mídia e jornalistas”.

As duas organizações consideram a atitude “incompatível com o discurso de defesa da liberdade de expressão” e destacam que a imprensa livre é um dos pilares da democracia, abalado “quando um governante mobiliza parte significativa da população para agredir jornalistas e veículos”.

O texto também pontua que os ataques de internautas à repórter começaram antes mesmo de Bolsonaro levar o tema às redes sociais.

O objetivo dos apoiadores do presidente, para a Abraji e a OAB, é “alimentar a narrativa governista de que a imprensa mente quando se refere às investigações sobre as movimentações financeiras atípicas de Fabrício Queiroz”.

A conta do ex-motorista de Flávio Bolsonaro entraram no radar do Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) após movimentações que somaram R$ 1,2 milhão entre 2016 e 2017, valor incompatível com os rendimentos dele enquanto funcionário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Leia também:
Nos EUA, Facebook já perdeu 15 milhões de usuários desde 2017, principalmente jovens

  • 75
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

7 Comentários em: OAB e Abraji emitem nota contra Bolsonaro por fake news sobre jornalista de SP

  • Esse caboco é sujo, miliciano da pior espécie, ainda tem uns idiotas tentando fazer vistas grossas da patifaria desse sujeito que colocaram na presidência da República.

  • Não sou fã do Faustão e nem defensor dele, mas ele tinha razão quando falou a respeito desse ser nocivo. “Colocaram um idiota no lugar errado”.

  • Ele e os filhos sao milicianos corruptos….os idiotas colocaram eles no poder ….

  • RapÁ a coisa tá pegando!

    Nove dedos é inocente, não tem provas, agora os caras já são culpados????

    O caso Celso Daniel nem ia falar nada, mas toda condução da investigação foi cheia de obscuridades e na conclusão, a culpa foi do assassinado,

    Bom, como diria Antônio Carlos Magalhães dirigindo-se a um famoso político do Pará: “A velha prostituta pregando a castidade!!!!”

    • O Lula tá preso. Conta outra. Ou, para igualar, que se prenda Bolsonaro e seus laranjas amestrados.

  • Realmente tá preso, não vou chamá-lo de babaca, pois não tenho essa intimidade com o Sr, e creio vai ficar um bom tempo, mas vai ter acompanhantes da esquerda, direita, centro, alto e baixo.

    Vou cantar outra sim:

    “Você que tem a língua grande
    Igual a do tamanduá,
    Fala mal de todo mundo,
    Só com intenção de derrubar…”

    Zenilton

  • égua !!!! este presepeiro deve ser 1. idiota 2. débil mental 3. autista 4. esquizofrênico 4. burro prá caralho !!!! viado 5. uma olavete 6. baba ovo do edir macedo 7. mocorongo da pior espécie 8. alienado político 9. doido de pedra 10. aluno do eja !!!!! mas uma coisa não duvido :é um bolsomínion !!!!!!! e da especie without brain !!!! VNTC abestado FDP !!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *