Defesa de Hélio Gueiros Neto mostra como a esposa do advogado morreu; veja o vídeo
Hélio, neto do ex-governador Hélio Gueiros, já falecido

No blog do jornalista Lúcio Flávio Pinto, sob o título Defesa de Gueiros Neto produz documentário:

“Um documentário com cerca de quinze minutos divulgado ontem [segunda-feira, 30] pela defesa do advogado Hélio Gueiros Neto traz depoimentos inéditos dele “e mostra com base em documentos, laudos e análises de peritos que a bacharel em Direito Renata Cardim faleceu em 2015 de morte natural”, diz o comunicado que acompanhou a divulgação.

A versão apresentada “derruba a tese que vem sendo afirmada pela acusação”, continua o texto da agência, que produziu o documentário.

 

“O posicionamento de Hélio Neto e familiares, os documentos e depoimentos de técnicos dados em juízo só puderam ser divulgados com o fim do segredo de justiça, decretado há poucos meses”, explica a Temple.

Reproduzo, na íntegra, o texto, tendo em conta o resultado de uma pesquisa feita pela defesa de que em 73% das matérias jornalísticas sobre o caso, Gueiros Neto não foi ouvido.

Através de narrativa simples, enriquecida de informações oficiais, depoimentos de figuras chaves no processo, não restam dúvidas quanto ao que ocorreu no apartamento do casal em 17 de maio de 2015 e o quanto são infundadas as acusações contra Hélio Neto.

Depoimento da avó

O vídeo traz ainda questionamentos do advogado de defesa, Roberto Lauria, sobre pontos obscuros do processo, como o fato dele ter sido iniciado tendo como base o parecer produzido por um perito contratado pela acusação.

“O que assusta nesse caso do Hélio Gueiros Neto é como algumas autoridades aqui do Pará deram credibilidade, deram valor ao parecer de um médico, contratado pela família. Isso é uma fonte de informação, mas nós temos que ter muito cuidado ao qualificá-lo como prova”, explica ele, em um dos trechos do documentário.


O vídeo


O vídeo traz ainda o depoimento de Therezinha Gueiros, avó do réu, onde ela faz uma análise franca sobre o peso que o nome político da família “Gueiros” tem para o caso, que segundo ela, contribui “para que se potencialize essa questão de espetáculo” e o peso das narrativas.

Ela também levanta questões que julga ser fundamentais no caso que envolve o nome de seu neto. Uma delas diz respeito a pouca atenção que tanto a imprensa quanto o judiciário dispensam às provas oficiais do processo, que apontam como única causa mortis de Renata, o rompimento de aneurisma da artéria abdominal.

“É preciso respeitar os laudos e os profissionais. Se todos os exames oficiais não valem, o que vale então? Apenas uma narrativa?”, questiona ela em um dos trechos do documentário.

 

O vídeo utiliza ainda recursos de desenho em 2D para ilustrar o que aconteceu no dia 27 de maio de 2015, no apartamento do casal, mostrando uma a uma as cenas que antecedem a morte de Renata Cardim.

Mais do que apresentar a defesa do acusado, o objetivo do vídeo é mostrar que existe uma outra versão dos fatos, pouco conhecida e divulgada, baseada em laudos e exames oficiais que constam dos autos. Com o fim do segredo de justiça, solicitado pela defesa e acatado pela justiça, todas as informações sobre o processo estão disponíveis para serem consultadas”.

— Leia também: Crime ambiental provoca nova condenação do prefeito de Itaituba: 4 anos e 9 meses de prisão

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Defesa de Hélio Gueiros Neto mostra como a esposa do advogado morreu; veja o vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *