Lula é condenado a 9 anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Brazil Corruption Probe

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quarta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A sentença, divulgada hoje (12), prevê que Lula poderá recorrer da decisão em liberdade.

Na decisão, Moro afirma que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente.

“Nem é necessário, por outro lado, depoimento de testemunhas para se concluir que reformas, como as descritas, não são, em sua maioria, reformas gerais destinadas a incrementar o valor do imóvel, mas sim reformas dirigidas a atender um cliente específico e que, servindo aos desejos do cliente, só fazem sentido, quando este cliente é o proprietário do imóvel”, diz o juiz.

Segundo Moro, ficou provado nos autos que o presidente Lula e sua esposa eram os proprietários de fato do apartamento.

No despacho, o juiz Sérgio Moro diz que “as provas materiais permitem concluir que não houve qualquer desistência em fevereiro de 2014 ou mesmo em agosto de 2014. A reforma do apartamento 164-A, triplex, perdurou todo o ano de 2014, inclusive com vários atos executados e mesmo contratados após agosto de 2014.”

ESQUEMA CRIMINOSO

No despacho, Moro também destacou a influência do ex-presidente nas nomeações da Petrobras.

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha um papel relevante no esquema criminoso, pois cabia a ele indicar os nomes dos diretores ao Conselho de Administração da Petrobras e a palavra do governo federal era atendida. Ele, aliás, admitiu em seu interrogatório, que era o responsável por dar a última palavra sobre as indicações.”

O ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro Filho conhecido como Leó Pinheiro, também foi condenado no caso, mas por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A sentença prevê 10 anos e 8 meses de reclusão para o empresário, mas sua pena foi reduzida devido ao fato ter fechado acordo de delação com a Justiça.

Na sentença, o juiz absolveu Lula e Léo Pinheiro das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do transporte e armazenamento do acervo presidencial por falta de provas.

Moro absorveu por falta de prova Paulo Okamoto, Paulo Roberto Valente Gordilho, Roberto Moreira Ferreira e Fabio Yomamime.

Lula responde a cinco processos na Lava Jato. Nesta semana, o Ministério Público pediu a absolvição do ex-presidente em um dos processos, relativo a uma investigação da Justiça Federal sobre a suposta tentativa de obstrução da Justiça por parte de Lula.

Com informações da Agência Brasil

Leia também
Senado aprova reforma trabalhista; projeto vai à sanção de Michel Temer

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

7 Comentários em: Lula é condenado a 9 anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

  • E O LIRA MAIA VAI SER CONDENADO QUANDO?????????????

  • DIA 11 ENTERRARAM A CLT E NO DIA SEGUINTE VEM A CONDENAÇÃO DO LULA, COINCIDÊNCIAS? OU SINTONIA ENTRE OS PODERES? JÁ LERAM OS PRINCIPAIS PONTOS DA REFORMA TRABALHISTAS? NÃO, LÓGICO A NOTICIA DA CONDENAÇÃO FOI PARA DESVIAR AS ATENÇÕES, DO QUE REALMENTE IMPORTA AOS TRABALHADORES…ENTRE AS BONDADES, SÃO RECEBER SÓ 80% DO FGTS DEPOSITADO, 50% DO AVISO PRÉVIO E 20% DE MULTA SOBRE FGTS QUE SERÁ SACADO, OU SEJA, 20% SOBRE OS 80% E SEM DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO, E O AUXÍLIO PRISIONAL? ESSE CONTINUA INTOCÁVEL, POR QUE? HÁ NÃO FAZ PARTE DA REFORMA TRABALHISTA, ENTENDI… E A DEMISSÃO? MESMO SEM JUSTA CAUSA O PATRÃO PODE ALEGAR CRISE E LHE DAR COM JUSTA CAUSA, VOCÊS SABIAM? E ACORDO ENTRE PATRÃO E EMPREGADO VALE MAIS QUE A LEI VIGENTE, SABIA? RESUMINDO SE ASSINAREM A RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO, NÃO PODERÁ MAIS RECLAMAR O SEU DIREITO NA JUSTIÇA, E SE FOR RECLAMAR, NÃO PODE PERDER A AUDIÊNCIA POR NENHUM MOTIVO, POIS SE PERDER NÃO PODERÁ RECLAMAR NOVAMENTE E AS CUSTAS FICARAM TUDO POR SUA CONTA…ACHARAM POUCO, LEIAM O RESTO, MAS O GOVERNO TRABALHA EM PROL DO POVO BRASILEIRO, ACABARAM COM IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÁRIO, UFA UMA BOA NOTÍCIA, SERÁ? QUEM NOS REPRESENTARÁ NAS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS? VOCÊ E O PATRÃO, OU SEJA, ACEITE OU TÁ NA RUA, SIMPLES ASSIM, E SE RECLAMAREM, EU TERCEIRIZO TODOS SETORES, A LEI ME PERMITE…E A MÍDIA TÁ PREOCUPADA COM CONDENAÇÃO DO LULA EM PRIMEIRA INSTANCIA PELO MORO, CUJAS 70% DE SUAS SENTENÇAS FORAM MODIFICADAS PELOS DESEMBARGADORES DO TRF REGIONAL, POR CONTA DE ERROS GROTESCO E FALTAS DE PROVAS…

  • o corno chato fala mal do lula e defende o jader barbalho e lira maia!porque sera???????

  • A turma da FIESP aquela do pato amarelo que representa os grandes empresários e industriais, é quem está por trás de toda essa sacanagem, dando apoio político e financeiro para a quadrilha chefiada pelo temer enfiar goela abaixo na classe trabalhadora. Essa “condenação” do lula é simplesmente para tentar evitar que ele seja candidato a presidência em 2018, porque eles já sabem que no voto eles não vão ganhar P.N. e eles sabem também que o povão já entendeu quem é de fato que prejudica o País,

  • Vendo os comentários, chega-se a conclusão de:
    – Cunha, Cabral, Temer, Aécio e outros políticos podem ser investigados, e alguns até condenados. Mas quando se trata de Lula, é perseguição.

    -Corrupção é crime, exceto quando é alguém que defende minha ideologia.

    • Marlisson é que estas pessoas tem Bandido de estimação. eu não tenho, acredito que você também não.
      É a famosa moral dos imorais. Pessoas sem escrúpulos dando um péssimo exemplo para sociedade, estes mesmos hipócritas, são os mesmos que criticam os “bandidos” que praticam homicídios e outros crimes, quando na verdade o “bandido” político é o pior de todos, no caso, do LULA tem uma aposentadoria garantida para o resto da vida, seguranças, transporte tudo por conta do erário, tem obrigação de dá exemplo.

    • quando alguém do PSDB for condenado pelo Moro, eu apoio esse juizinho, que na minha opinião atrapalha a Lava Jato, pois é partidária, se fosse outro juiz, com certeza já teríamos muitos outros tubarões da politica presos…Por que a lista da Odebrecht sumiu? Lei Rouanet porque não foi investigada? A tá falaram de artistas e cantores e os maiores beneficiados eram de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho está entre os maiores, ou seja, ligados ao governo Paulista que é de qual partido? PSDB é claro… E a investigação de Furnas? a tá o maior investigado é o Aécio, de qual partido, coincidência PSDB, tá explicado porque parou a investigação no Lava Jato…Lula, Cunha, Aécio, Dilma, Temer e todos tubarões da politica deveriam ser punidos pelos seus crimes, mas esconder crimes debaixo dos tapetes de amigos, isso pra mim também é crime, contra uma nação…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *