PF caça 9 pessoas em operação contra desvio de recursos do SUS no Pará, operação PF no PA
Agentes da PF na manha de hoje na casa de um dos acusados 

A Polícia Federal realiza na manhã desta sexta (9) operação para combater uma quadrilha suspeita de envolvimento com fraudes de licitações em 10 prefeituras do Pará.

De acordo com a PF, o prejuízo pode chegar a R$ 40 milhões em recursos desviados do SUS (Sistema Único de Saúde) e de programas como o Fundeb (Fundo de Manutenção da Educação Básica).

Agentes da PF cumprem 9 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão, sendo 20 em casas e empresas investigadas, e 10 nas seguintes prefeituras:

— Cachoeira do Piriá;
— São Caetano de Odivelas;
— Ipixuna do Pará;
— Mãe do Rio;
— Marituba;
— Ourém;
— Santa Maria do Pará;
— São Miguel do Guamá;
— Viseu, e
— Marapanim.

Segundo as investigações, os suspeitos de participação no esquema criminoso usavam empresas de fachada para participar de processos de licitação, oferecendo produtos que não eram entregues às prefeituras.

Além da PF, a operação Carta de Foral contou com apoio da Receita Federal e da Controladoria Geral da União.

TÚNEL DO TEMPO

A organização criminosa  atua desde 2013 nas prefeituras paraenses, fraudando licitações e desviando recursos públicos federais.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, fraude ao caráter competitivo dos procedimentos licitatórios, dispensa ou inexigibilidade indevida de licitação e lavagem de dinheiro.

O nome Carta de Foral faz alusão ao documento real utilizado em Portugal entre os séc, XII e XVI, que visava estabelecer um concelho e regular a sua administração, deveres e privilégios.

Com informações do G1 e PF

Leia também:
Tribunal de Justiça suspende ação penal contra advogado do oeste do Pará

  • 6
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: PF caça 9 pessoas em operação contra desvio de recursos do SUS no Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *