Suspensa decisão que afastou delegada acusada de corrupção em Itaituba

Publicado em por em Itaituba, Justiça

Suspensa decisão que afastou delegada acusada de corrupção em Itaituba, TJ do Pará
Sede do TJ do Pará, em Belém

O Tribunal de Justiça do Pará suspendeu a decisão de primeiro grau que afastou de sua função pública uma delegada da Polícia Civil lotada em Itaituba, oeste do Pará, por suposto ato de corrupção em janeiro deste ano.

O desembargador Rômulo Nunes, da Seção de Direito Penal, foi quem suspendeu os efeitos de afastamento imposto à delegada e então titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Fabíola Martins Rabelo, pelo juíza Caroline Bartolomeu Silva, de Itaituba.

O blog apurou que a Polícia Civil do Pará ainda não foi notificada da decisão do TJ, proferida no último dia 27.

“Essa situação [afastamento da delegada] implica em verdadeiro atentado às características da acessoriedade e provisoriedade, uma vez que a paciente [Fabíola Rabelo] se encontra afastada das suas funções exatamente cerca de 2 meses e 7 dias, não podendo aguardar nesse status ad eternum o desfecho das apurações e instauração da futura ação penal”, justificou Rômulo Nunes.

 

“A paciente [delegada] pode sofrer prejuízos na sua vida funcional, assim como, foi privada das prerrogativas inerentes à função tais como o porte de arma de fogo, o uso do seu distintivo e colete balístico”, reforçou o magistrado.

Rômulo Nunes ressaltou, porém, que a policial deve retornar às suas atividades funcionais em “município diverso da área de abrangência da Superintendência da Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas”, para que não atrapalhe nas investigações em curso.

Leia a íntegra da decisão.

A delegada é acusada de supostamente ter recebido vantagem econômica para não prender em flagrante delito Welton Joseph Lobato Rego, acusado da prática do crime de violência doméstica (artigo 129, § 9º do Código Penal).


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *