1º voo da Panair a Santarém

Publicado em por em Memória

Foto: arquivo particular de João Mota
Catalina no 1º aeroporto de Santarém. Foto: arquivo particular de João Mota O avião na área de embarque e desembarque em Santarém

por Sidney Canto

Dia 1º de novembro de 1933

Realizado em Santarém o primeiro pouso de um hidro-avião da empresa Panair. Durante vários anos, os pousos eram realizados no rio Tapajós e o desembarque era feito num pequeno flutuante que ficava na praia em frente à Igreja da Catedral de N. S. da Conceição.

Leia também:
Bispo auxiliar toma posse.
Grão Pará despacha em Gurupá.
Cabanos derrotados em Faro.
“Amazoniense” volta a circular.
De juiz a chefe de Polícia.
Aldeias viram vilas.


Publicado por:

16 Comentários em 1º voo da Panair a Santarém

  • Meu irmão, Paulo Garcia de Paiva, foi durante muitos anos piloto da Panair, cobrindo a rota Belém / Manaus, e certamente deu muitos “mergulhos” nos rios da Amazônia numa época em que andar de avião era um ato de heroismo para profissionais e passageiros. Será que o José Luiz o conheceu?

  • Caro Jose Luiz,

    Em primeiro lugar, força pela brutal perda do seu irmão, que nossa Senhora de Nazaré interceda junto ao Pai para que não falte força a família. Infelizmente só agora li seu texto e gostaria de me colocar entre os que gostariam de receber o endereço de onde se pode adquirir o livro, como ex-aeroviário, ficarei muito feliz.
    Uma pequena correção: a PANAIR teve suas concessões ROUBADAS, em 10 de fevereiro de 1965.
    Eduardo Gomes, candidato derrotado duas vezes para presidente da republica e figura de proa da UDN golpista, era o ministro da aeronáutica.
    Um forte e fraterno abraço

    Nazareno Lima

    1. Meu nobre irmão Nazareno Lima,

      Agradeço a sua correção e o carinho para amenizar a dor da minha família, vou enviar para vc NAS ASAS DA PANAIR, tenho certeza que não vai ser uma leitura e sim uma viagem entre páginas e linhas muito bem escritas por um HOMEM DE PRIMEIRA GRANDEZA, MEU AMADO AMIGO THEÓFILO ABREU.
      O meu email:
      joseluiz1963@bol.com.br
      Por favor entre em contato me manda seu endereço.
      Que o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO TE ABENÇOE E AMPARE
      UM FORTE E FRATERNO ABRAÇO
      PAZ E LUZ
      José Luiz

  • Emocionante relato de José Luiz. Valeu por contar um trecho dessa histório que já tinha ouvido falar por pessoas que viajaram nessa empresa.

    1. Boa tarde nobre Fabrício!!
      Agradeço o seu comentário fico feliz em saber que fui um humilde instrumento para engrandecer o seu conhecimento.
      Um fraterno abraço
      PAZ E LUZ
      José Luiz

    1. Não sei não, mas essa suposta “bicha Samtarena” (sic), que deve ser anafalbeta funcional, tem tudo para ser uma “bicha parauara”, nascida numa daquelas pensões de moças de vida fácil lá prás bandas da bailique e que costumava postar ataques de igual teor contra nós. Várzea City, aliás, era um epíteto lançado neste blog, por um energúmeno chamado Jorge Moraes, que felizmente nunca mais havia dado o ar de sua desgraça aqui. Teria ele assumido suas preferências sexuais, escondendo-se atrás de um nick enganador? Fala aí, “bicha parauara”!!!!!

  • Meu caro Jeso!!
    Esse avião é um Consolidated Commodore de fabricação americana, pilotado por americanos que trabalhavam na PANAIR, sendo que a tripulação de apoio toda brasileira, em 1933 quando a PANAIR criou a rota para o Norte atendendo as cidades de Altamira, Monte Alegre, Santarém, Óbidos, Maués e Oriximiná, não só em transporte de passageiros sendo que a mesma era uma empresa de valores humanos acima de qualquer limite, dando toda ateção a população que necessitava de transporte para algum enfermo levando medicamentos em regiões que até hoje o acesso é precário.
    Fiquei emocionado quando me deparei em seu blog essa homenagem a PANAIR, tenho em meu coração a imagem de um grande amigo que já não esta nesse plano, THEOPHILO EUGENIO DE ABREU JUNIOR, Engenheiro de Voo da PANAIR, autor de um livro NAS ASAS DA PANAIR.
    Infelizmente meu caro Jeso no dia 10 de fevereiro de 1963, inexplicavelmente a concesão das linhas dessa referida empresa foram aniquiladas suspensas em um portugues bem claro FURTADA, alias FURTADA NÃO, ROUBADA PELA DITADURA MILITAR, uma empresa BRASILEIRA, sendo a primeira empresa latino-americana a ligar em vôo regular de passageiros a América do Sul à Europa e ao Oriente Médio.
    Vale lembrar que quase todos aeroportos do Brasil eram de propriedade da PANAIR, os mesmos foram construidos com recursos próprios, a grande maioria dos funcionários ficaram em situação de penúria sem receber alguma indenização por parte do governo, uma COVARDIA, CANALHICE por parte dos carrascos da época, carrasco esse que hoje é o patrono da Força Aérea Brasileira Brigadeiro Eduardo Gomes, lembro que o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA E DO CAM(INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA E CORREO AÉREO NACIONAL), como um grande BRASILEIRO E PATRIOTA, lutou contra essa injustiça e foi exonerado e nunca mais teve um cargo dentro da FAB, exonerado por Eduardo Gomes que também foi mentor do golpe de 1964.
    Meu caro Jeso se alguém dessa sagrada terra quiser ler NAS ASAS DA PANAIR, vou ter um imenso prazer em mandar para que quem quiser, pq a história do nosso amado BRASIL não é só de flores.
    Um fraterno abraço
    Que o CRIADOR TE ABENÇOE
    José Luiz

    1. Oportuno depoimento, José Luiz. Me coloco entre os leitores do blog que gostaria de ler esse livro.

      1. Meu nobre Jeso!!

        Vou ter um imenso prazer em mandar esse livro para vc, a minha admiração por sua pessoa embora não o conheça é grande pela sua coragem e dever cívico não só com o povo de Santarém como do Brasil, coragem é saber falar e escrever no momento certo, e esse dom o CRIADOR depositou em vc.
        Me faz uma fineza entra em contato com Newton Bustamant pega o meu endereço, tel e a gente se fala.
        Um fraterno abraço
        QUE O CRIADOR TE ABENÇOE
        JOSÉ LUIZ

        1. Eu também gostaria de receber esse livro… Conhecimento a mais nao faz mal nenhum…
          Abraço!

          1. Meu nobre Padre Sidney Canto de pronto peço a sua benção e suas orações!!

            Esse livro foi publicado em 2000 e o autor já esta sentado ao lado do CRIADOR, o próprio autor não imaginava que o seu relato a respeito da PANAIR fosse impressionar tanta gente, e a procura do mesmo ultrapassou a primeira edição, foi realizado outro lote para suprir os pedidos, já faz 11 anos do fato, estou tendo dificuldades em achar mais vou ter uma resposta de uma livraria, mesmo que não tenha mais no mercado fique tranquilo a solicitação que o nobre Jeso me fez e o senhor também, ambos ou mais pessoas vão ter o privilégio de ler, pq vou mandar o meu autografado pelo meu amado amigo e escritor eu já li, só que um livro em uma estante é o mesmo que um pássaro em uma gaiola, o saber esta preso e a ignorância solta.Depois é só me mandar de volta não tenho pressa.
            Meu nobre Padre vou aproveitar e pedir ao senhor muita oração para minha familia, esta fazendo uma semana que meu irmão foi assassinado em um assalto de uma forma absurda, cruel todos estão sem chão, minha mãe, minha irmã toda uma familia, infelizmente é o Rio de Janeiro, não questiono os designios de DEUS, mais peço ajuda aos homens de bem, toda vez que tive a honra de pisar em uma terra tão nobre que é SANTARÉM, me dirigia a Igreja Nossa Senhora da Conceição, pedindo a DEUS sua proteção.
            Muito obrigado
            Um fraterno abraço
            PAZ E LUZ
            José Luiz
            meu email
            joseluiz1963@bol.com.br

    2. Execelente!!!
      Nobre declarações de alma.
      João Guilherme Mota de Sousa, para sempre um aluno do Colégio Dom Amando.

      1. Meu nobre João Guilherme!!

        Que o CRIADOR o abençoe, aprendi 3 palavras básicas em minha vida, com licença, por favor e obrigado, te agradeço pelo carinho!
        Um fraterno abraço
        PAZ E LUZ
        José Luiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *