Morre Amélia Sirotheau, a cartorária mais velha em atividade no Pará; aos 84 anos, amélia
Nélio Aguiar e Amélia Sirotheau na solenidade da Medalha Felipe Bettendorf

Morreu na manhã desta terça-feira (2), Maria Amélia Albuquerque Sirotheau, titular do 1º Tabelionato de Notas e Oficios de Registro de Imóveis (Cartório Nogueira Sirotheau), em Santarém, oeste do Pará.

A cartorária estava internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da Unimed, na avenida Tapajós, se recuperando de uma cirurgia de cateterismo.

Tinha 84 anos, completados no dia 3 do mês passado.

Amélia Sirotheau era esposa do também cartorário e músico Sebastião Nogueira Sirotheau, já falecido. O casal teve 5 filhos, um dos quais adotivos – e todos homens.

Neste ano, no aniversário de Santarém, ela recebeu das mãos do prefeito Nélio Aguiar a medalha Felipe Bettendorf, a mais alta honraria do município concedida pelo Executivo.

QUEM É QUEM

Maria Amélia Maria Amélia Albuquerque Sirotheau nasceu em 3 de setembro de 1934. Casou-se com Sebastião Nogueira Sirotheau, com quem teve tem 4 filhos, 9 netos e 4 bisnetos.

Estudou no Colégio Santa Clara e no internato do Colégio Santa Catarina, em Belém. Exerceu o magistério na Escola São Francisco de Assis e foi secretária do Colégio Dom Amando.

Em outubro de 1964 foi trabalhar no cartório como registradora e tabeliã substituta. Assumiu a responsabilidade do cartório em 2012, com o falecimento do esposo. É a mais antiga cartorária em atividade no Pará com mais de 52 anos de atividades.

VELÓRIO

O velório de Amélia Sirotheau será realizado ma igreja de São Sebastião, a partir das 14h30, e o sepultamento está programado para amanhã de manhã, no cemitério de N.S. dos Mártires.

Leia também:
Mulheres protestam em Santarém contra machismo e homofobia de Bolsonaro

  • 114
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Morre Amélia Sirotheau, a cartorária mais velha em atividade no Pará; aos 84 anos

  • Recebi com muito pesar a notícia do falecimento de Sra. Maria Amélia.. Meu abraço de conforto a todos os filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *