Prefeito sanciona lei que batiza de
Nélio Aguiar e familiares do falecido médico Alberto Tolentino

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), sancionou no final da tarde desta quarta-feira (9) a lei municipal que denomina de “Dr. Alberto Tolentino Sotelo” o Hospital Municipal de Santarém. O projeto de lei teve como autor o vereador Alaércio Cardoso (PRP).

Antes da assinatura, Nélio Aguiar, que é médico, disse que a homenagem é justa pelo trabalho que o Tolentino realizou ao longo dos 40 anos que fixou residência em Santarém, além de não medir obstáculos e dificuldades para exercer o ofício da medicina.

O prefeito lembrou ainda que Alberto Tolentino foi o médico de sua família e que, anos depois, teve o privilégio de trabalhar com o colega de profissão.

“É uma justa homenagem por todo trabalho e dedicação deste grande profissional à história da saúde de Santarém. Um médico muito querido e requisitado. Lembro que ele foi meu médico. Era médico de nossa família e tinha a confiança de meu pai. Tempos depois, após me formar, tive a honra de trabalhar ao seu lado”, lembrou Nélio.

SANTA ROSA DE LIMA

A sanção da lei foi acompanhada por familiares do médico, que era peruano, naturalizado brasileiro e faleceu aos 81 anos.

Alberto Tolentino foi médico da Fundação Nacional de Saúde, fundou a clínica Santa Rosa de Lima, atuou em postos de saúde e no Hospital Municipal, além de postos de saúde dos bairros Fátima e Santarenzinho.

Também foi diretor da Unimed e médico do São Francisco esporte Clube.

No ato, muito emocionado, Alberto Tolentino Filho, também médico, agradeceu a homenagem e lembrou que seu pai não media esforços para atender a população carente.

“Nosso pai não tinha horário para atender paciente. Ele escolheu Santarém para viver e trabalhar. Amava essa cidade”, disse Tolentino.

“Ele era médico de todas as classes sociais. Tinha amor pelo trabalho. Deixou o legado de honra e trabalho para os filhos”, emendou a filha advogada Kátia Tolentino.

PARTICIPAÇÃO

Estiveram presentes na cerimônia, realizada no gabinete do prefeito Nélio Aguiar, os filhos Alberto, Kátia, Marcela, Rosane, Jéssica e Ricardo Tolentino, os netos Alberto Mariano, Sarah Cunha e Camila Melo, além do genro Daniel Ribeiro.

Uma placa será fixada no hospital municipal com o nome do médico e uma síntese de sua história e trabalho, batizando a maior e mais antiga unidade de saúde do município.

Com informações da Prefeitura de Santarém

Leia também:
Nélio solicita agenda de Helder para tratar de temas ligados à Famep

  • 48
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Prefeito sanciona lei que batiza de “Dr. Alberto Tolentino” o hospital municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *