As empresas são ligadas a familiares de secretários e aliados do novo prefeito de Santarém

José Maria Tapajós, Josilene Pinto e Nélio AguiarJosé Maria e Josilene: Nélio vai barrar os interesses da família dos dois? Foto – Miciê

 
Previsto em lei federal – nº 12.813O/2013 -, o conflito de interesses deveria ser um fatores a serem observados pelo novo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, do DEM, na hora de fechar contratos de prestação de serviços com empresas privadas.

Para ajudá-lo a não incorrer nesse tipo de prática, que fere a ética pública, o Blog do Jeso lista seis empresas que Nélio Aguiar deveria impedir de participar das licitações promovidas por seu governo nos próximos 4 anos.

Conflito de interesse, segundo a lei, é “a situação gerada pelo confronto entre interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública”.

Confira as 6 empresas. Se o leitor tiver conhecimento de outras, enumera-as na caixinha de comentários.

1. Jotadel Indústria, Comércio e Navegação
Motivo: Empresa que trabalha com transporte de merenda escolar. É ligada a familiares do vice-prefeito José Maria Tapajós.

2. Construtora Tupaiu
Motivo: O proprietário é Francisco de Araújo Lira, condenado no ano passado pela Justiça Federal por desvio de recursos da área da Educação em Santarém. Francisco Lira é tio Josilene Lira Pinto, secretária de Gestão, Orçamento e Finanças.

3. Presim – Premoldados Simões Engenharia e Comércio
Motivo: Empresa cujo proprietário é Otávio Simões, pai do secretário municipal de Obras, Daniel Simões.

4. Enart – Empresa de Navegação AR Transporte
Motivo: De propriedade do novo presidente da Câmara dde Vereadores de Santarém, Antonio Rocha. O apoio de Nélio Aguiar para elegê-lo para o comando do Legislativo foi decisivo. Rocha é ainda presidente do PMDB, que detém o comando de 3 pastas municipais – Cultura, Saúde e Planejamento.

5. Barrudada Tropical Hotel
Motivo: Paulo Barrudada, dono do empreendimento, é pai do novo secretário municipal de Turismo, Pablo Barrudada.

6. Centro Recreativo
Motivo: O atual presidente da agremiação recreativa é o advogado Geraldo Sirotheau, nomeado titular da Procuradoria Geral do Município de Santarém.

7.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

11 Comentários em: 6 empresas que Nélio não deveria contratar por causa de conflito de interesses

  • Se lascamis

  • Muito interessante esta matéria, Jeso. Temos que ficar de olho nestas empresas e nas chamadas “laranjas” (em nome do amigo de alguém que está ligado a prefeitura de Santarém) que serão abertas justamente para prestar serviço a Prefeitura. Sempre existe os espertos.
    Vamos ficar de olho…

  • pelo andar da carruagem. 80 por cento de todos os contratos da prefeitura, ficarão nas maõs destas empresas, motivo, bancaram a campanha do homem. neste ritmo não dou 2 anos para o povo sofrido da periferia que elegeu o nelio, esperando ser asfaltado 600 kms ir para a frente da prefeitura invadir e tira-lo na marra do poder, aguardem.

  • o nelio é o maior laranja de todos.

  • Paulo Gordo deve ser aliado do pior prefeito da historia de Santarem e deve tambem ter perdido a boquinha pra fazer tal afirmaçao deveria primeiro checaar a prestaçao de contas da campanha do atual prefeito outra nao houve promessa de asfaltar 600 klm de ruas deixa de ser covarde e usa tua verdadeira identidade para tu ter credibilidade

    • Não foram 600 km Nélio prometeu asfaltar toda a cidade do centro p a periferia.

    • antonio voce deve ser o dono da cipoal pesquisas, que comandou toda a campanha do nelio, ele prometeu resolver todos os problemas de santarem, nestes 4 anos,tenho todos os programas gravados, vou dar uma trégua até maio, começo de junho iremos cobrar tudo o que foi prometido, vem cobranças por ai, prometer e não cumprir é crime.

  • Nélio parece que vai mesmo assumir o título de “O BEM MANDADO”, é só Lira Maia mandar e ele faz, já distribuiu os Maias em todo cargo estratégico do governo, nesse quisto tudo indica que irá superar Alexandre Von com larga vantagem.

  • E como fica a PRESIN Engenharia do secretário da SEMINFRA que tem contrato em andamento com PMS, como o secretário vai fazer pagamento. em meu santinho ???

  • Jeso dessas empresas citadas, pelo menos três ainda devem ter contratos em andamento com o município. Depois de encerrados esses atuais contratos e serem abertas novas licitações, só Deus sabe o que vai acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *