Belterra

Belterra: alvo de estudo acadêmico na UERJ

Os modos de vida na cidade: Belterra, um estudo de caso na Amazônia brasileira é o tema da tese de doutorado defendida há poucos dias por José Carlos Pereira na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Nesse trabalho, o pesquisador analisou dois períodos de tempo (1934-1945 / 1995-2011) da vida social de Belterra.

O objetivo foi identificar “como a ação do capital, com base no apoio estatal, se deslocou para a Amazônia” gerando consequências nos “modos de vida preexistentes” da cidade.

A leitura da tese é valiosíssima.

Leia também:
Ford adquire imóvel que deu origem a Belterra.

  • 11
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

5 Comentários em: Belterra é tema de doutorado na UERJ

  • Salve Jeso,

    Seria bom disponibilizar toda a tese. Pelo que dá pra ver nos elementos pré-textuais muita gente vai querer ler. Muita gente atuante na vida cultural e política de Belterra e Santarém ajudou o pesquisador e está nos agradecimentos. Ele provavelmente irá disponibilizar a íntegra.

    O conheci rapidamente em Belterra mais não tenho o contato dele.

    abraços,

    Paulo Lima

  • A história esquecida.
    Tenho muita dó de Belterra e Fordlandia, por não estarem contempladas em algum projeto do patrimonio histórico, falo a nivel federal mesmo.

  • Sempre que posso vou em Belterra , vista da pousada Seringueira para o TAPAJÓS e coisa bela .

  • Em 1974 ,meu unico filho,nasceu no hospital de Belterra aos cuidados de um medico que acabara de chegar do Rio onde tinha feito residencia.Foi um privilégio que tive ao ser atendida pelo dr. Ivaldo e poder ter sido operada numa circunstancia toda especial…tanto pelo medico e equipe ,como pelo lugar lindo onde pude ter meu filho.Gostaria muito de ter acesso a essa tese para poder le-la,e se possivel ter o email do autos da mesma.Grande abraço….

  • Dr.ivaldo o médico que o parto de minha mãe.a qual eu nasci.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *