Óbidos é o pior do oeste do Pará em transparência, diz CGU; confira o ranking, protesto em Óbidos
No ano passado, populares já faziam críticas ao “governo transparente” de Alfaia

Localizado no oeste do Pará, Óbidos é o pior município da região em transparência, isto é, no cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação e outras normas sobre dados públicos disponíveis à população.

É o que informa a “Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º”, iniciativa do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, com resultados divulgados ontem (12).

Óbidos, sob a gestão do prefeito Chico Alfaia (PR), aparece no ranking com nota 4,23. Só está à frente de 5 municípios no Pará. Viseu, com 2,69, aparece em último lugar.

Quem encabeça a lista paraense é Oriximiná (9,92), seguido por Juruti (9,71) e Jacundá (9,55), que obtiveram as  melhores notas no estado.

AVALIAÇÃO

Foram avaliados pela Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes, o que resultou em 691 entes, entre agosto (dia 7) e novembro (dia 11) deste ano.

“Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a EBT 360° contemplou os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira”, explica a CGU.

OS 10 MELHORES 

1º — Oriximiná: 9,92

2º — Juruti: 9,71

3º — Jacundá: 9,55

4º — Igarapé-Miri: 9,07

4º — Itaituba: 9,07

6º — Altamira: 8,84

7º — Belém: 8,45

8º — Breves: 8,44

9º — Itupiranga: 8,06

10º — Bragança: 7,88

 OS 10 PIORES

1º — Viseu: 2,69

2º — Ananindeua: 3,59

3º — Tailândia: 3,64

4º — Novo Repartimento: 3,86

5º — Tucuruí: 3,97

6º — Óbidos: 4,23

7º — Marituba: 4,67

8º — Paragominas: 4,92

9º — Redenção: 5,05

10ª — Moju: 5,59

Neste link, confira o ranking na íntegra.

Leia também:
Prefeito “Transparência do TCM” não atualiza portal de Óbidos há 5 meses

  • 604
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Óbidos é o pior do oeste do Pará em transparência, diz CGU; confira o ranking

  • Estão vendo conterrâneos obidenses, na próxima eleição vamos tirar esse prefeito da prefeitura,pois hoje é primordial que a população fique sabendo onde estão sendo gasto os tributos do município. Portanto transparência é fundamental.

  • Parabéns aos participantes deste evento! Tiveram a coragem de ir às ruas, mostrar suas caras e, principalmente, sua indignação e inconformismo com a triste situação na qual Óbidos está afundada, vergonha dos milhares de funcionários que estão quase passando fome e que por medo e puxasaquismo não participaram (covardes!). Chico Alfaia, tu és a cobra grande da igreja de Sant’Ana, bastou tu te mexer e Óbidos tá no fundo, na lama, cria vergonha nisso que tu chama de cara e renuncia do cargo que tu não deu conta (otário).

  • Por isso a cidade presépio esta dessa maneira,sem estrutura para receber turista,sem estrutura para receber ajuda de empresário etc.
    “Óbidos a cidade tao querida pelos os moradores ,mas esquecidos pelo gestor ”
    Que vergonha,ja acaboi o tempo que o prefeito ganhava so pra roubar,agora ele tem que trabalhar se nao fica assim com vergonha .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *