Bolsonaro é explicitamente fascista. Por Lúcio Flávio Pinto, Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro, explicitamente facista

Jair Bolsonaro é o primeiro candidato explicitamente fascista a disputar a presidência da república porque deixou bem claro esse propósito, na sua longa carreira política, de 27 anos (quase o dobro dos 17 anos de caserna, sem brilho profissional).

É um homem violento, de rompantes descontrolados. No debate parlamentar, várias vezes não só ofendeu verbalmente os antagonistas como ameaçou sair para o confronto físico. Não convive bem com a liberdade pública, a pluralidade de opiniões, o respeito ao contendor.

Lúcio Flávio Pinto. Foto - Danilo Verpa/Folhapres
Lúcio Flávio Pinto (*)

Essa personalidade se traduz politicamente numa permanente referência a golpes de estado como a melhor saída para impasses cruciais.

Manifestou sempre a crença em um poder de mando centralizado e forte, primeiro passo (quando não definitivo também) para um regime de exceção e uma ditadura.

Apresenta-se como messias, fazendo jogo de palavras com o próprio nome. Um líder messiânico capaz de resolver individualmente os problemas mais graves do país, o “esperado”, conforme definiu esse tipo de líder o integralista Plínio Salgado, na versão brasileira (do integralismo) do nazismo alemão e do fascismo italiano.

A última aparição de um personagem desse tipo, Fernando Collor de Mello, que prometia matar a inflação com uma única bala, deu no que deu.

Alguém que se julga possuidor da chave para o enigma nacional, como um iluminado, quando defrontado com o jogo dialético da política e do poder, invariavelmente tenta açambarcar o poder absoluto para si.

Um tanto atabalhoadamente, foi o que Jânio Quadros tentou em 1961. Renunciou subitamente à presidência da república, seis meses depois de a assumi-la, e voou para São Paulo.

Lá esperou pelas multidões irem buscá-lo e colocá-lo no trono do Palácio do Planalto, como um De Gaulle várias octanagens acima, mas isso não aconteceu. O impacto da surpresa e da decepção anestesiaram o povo.

O jornalista Carlos Castello Branco, seu assessor de imprensa, lamentou que não tivessem trancado Jânio no banheiro para que, suando, destilasse a água ardente com a qual costumava irrigar seu corpo (e principalmente o alucinado cérebro) quase todos os dias.

Jânio, como se sabe, foi o maior campeão de votos no Brasil até a eleição de 1960, prometendo limpar a sujeira do Brasil com sua vassoura moral, num varrer mágico de todo lixo nacional, sobretudo a corrupção, com aquele seu olhar arregalado e sua sintaxe surreal.

Comandava o Movimento Jânio Quadros, um antipartido antipolíticos, até aceitar a companhia da UDN (a moralista União Democrática Nacional), para viabilizar a sua campanha.

Somos até hoje órfãos dessa maluquice coletiva, que só poderia se consumar sob o comando de um cavaleiro messiânico como Jânio. Foi num clima parecido que Adolf Hitler subiu ao poder na Alemanha.

Para mostrar as analogias, reproduzi na edição anterior do Jornal Pessoalum trecho da biografia de Hitler por Joachim Fest. Porque vai na mosca. E a profecia surgiu sem essa intenção quando ninguém sabia quem era Jair Messias Bolsonaro.

Saberá quando – e se – ele chegar lá, como a nova solução mágica para o paquidérmico Brasil e a alternativa asséptica para evitar a volta indesejada do PT ao comando (no Palácio do Planalto ou a partir da cela especial na sede da Polícia Federal, em Curitiba), no outro extremo desta nação que não consegue nunca se equilibrar socialmente para que sua democracia avance.

O povo é quem, mais uma vez, tem razão: se queres conhecer o vilão, dá-lhe o tacão.

—* Lúcio Flávio Pinto, nascido em Santarém, é jornalista e editor do Jornal Pessoal, onde foi publicado originalmente o artigo acima.

Leia também:
Afinal, quem quem é o patrão de Jair Bollsonaro? Por Paulo Cidmil

  • 26
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

20 Comentários em: Bolsonaro é explicitamente fascista. Por Lúcio Flávio Pinto

  • Explêndida análise !!!! o Lúcido Flávio Pinto killed the snake e showed the stick !!!!! em tempos de angustias, desilusões e desesperanças coletivas o povo elege os seus bezerros de ouro…. tá no livro de exodo da Biblia Sagrada, e o resultado deu no que deu com o povo de israel…. o Coiso é mais um bezerro de ouro à la Janio, Collor, et caterva !!!!

  • O saudoso governador Hélio Gueiros é que estava certo, quando escreveu aquela célebre carta ao Lúcio Flávio, que iniciava mandando ele tomar no … da mãe dele e concluía assim: “I’m sorry …

  • Lúcio e o Haddad? Você já leu o programa dele? A posição dele e do PT ? Acho que se o programa do Jair Bolsonaro fosse o mesmo do PT o mundo desabaria. Constituinte específica, controle da imprensa, trabalhar pra soltar o Lula, aparelhar o judiciário…etc. Gostaria que vc fizesse uma análise antes da eleição do candidato esquerdista
    Do contrato vai dar a impressão que com a força da sua insuperável pena, está forçando com seu peso o lado esquerdo da gangorra.

  • Comparar Bolsonaro a Hitler. Agora vi. Não conhece a história nem de um e nem do outro. É bom ler ler mais sobre história.

  • Lúcio Flávio além de jornalistas e sociólogo, é o maior pesquisador da Amazônia com vários livros escity.

  • Esse cara aí deve ser mais um Ptista desesperado porque vão perder…infelizmente tem aqui no Pará nosso povo continua elegendo corruptos como a família Barbalho

  • A matéria não deveria se chamar “Bolsonaro é explicitamente facista. por Lúcio Flávio Pinto” e sim “a visão de um Petista que certamente vai parar de mamar nas tetas do Estado com a vitória de Bolsonaro”.
    O Brasil cansou de fazer ‘vista grossa’ pro rouba mas faz, tanto o é que o PT em Santarém não teve mais representatividade expressiva após o governo Maria do Carmo, não tem mais voz ativa pq tem programas que não funcionam.
    Não falam contra a corrupção, não querem fortalecer o Ministério Público, típico de quem tem medo de investigações.
    Por fim, aceitem que dói menos, são 18 milhões de votos de diferença, caso não aceitem viver nessa democracia, peguem um avião com destino à Venezuela.

    • Felipe, te informa mais antes de escrever bobagens. O jornalista nunca foi petista e nem, a qualquer tempo, filiado a qualquer partido.

    • Bolsominion sempre com o mesmo papinho: mamar nas tetas do Estado.
      mas esquece que bolsonaro ta 1991 no congresso e tem um desempenho nojento. Ele mamar pode, ne. E mais, nem todo mundo trata política feito um final de campeonato brasileiro. não precisa ser petista pra criticar o bolsonaro. Eu não votei nem 13, mto menos 17 no primeiro turno, pois vejo SEVEROS problemas nos 2. Contudo, apesar da vitoria do bolsonaro (conforme eleições de 2º turno desde 1989) ser praticamente certa, eu me recuso a votar nele no 2º turno -felizmente, ele ja conquistou voto de mtos iludidos, pobres manipulados. Vcs são só uma vara de porcos implorando pra virar linguiça.

  • Quem fala mal do Lúcio Flávio, não o conhece e tem conhecimento e fundamentação política e social para expor e afirmar TUDO acima , é muito mais…..nao não é petista, é brasileiro é luta pela democracia e defende os valores cristãos, éticos e usa respeito e a Verdade como ferramentas na construção dos seus textos e contextos.

  • Um país de primeiro mundo como o Brasil ( estou falando de suas riquezas , potência agropecuária , agricola, de turismo e energia limpa ) não merece ser governado por duas antas militares !!!!

  • Olha as duas antas militares tocando o terror aí gente !!!!! chora cavaco !!!!

  • três antas militares jogaram a Argentina na merda até hoje !!!! Uma anta militar jogou a Venezuela na merda até hoje !!! parece que as duas antas militares vão fazer o mesmo com o Brasil!!! Depois vão chorar cama que é lugar quente !!!!!

  • mas anta gosta de ser acompanhada por outras antas do tipo do guilherme de pádua… janaina paschoal… alexandre frota e por 58 por cento de antas eleitoras !!!!!!

  • Esse poeta calado é um poeta

  • Esse poeta calado é um poeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *