Valente é o primeiro promotor da história a ser nomeado para o cargo, antes exclusivo de procuradores

Governador nomeia o promotor Gilberto Valente como novo nº 1 do MP no Pará, Gilberto Valente, procurador geral do ParáGilberto Valente tem 55 anos e é mestre em Direito

 
Saiu hoje, 20, a nomeação, feita pelo governador Simão Jatene (PSDB), de Gilberto Valente Martins para o cargo de procurador geral do MP (Ministério Público) do Pará.

O mandato do novo nº 1 do MP é de 2 anos (2007-2009).

Leia também
Holofotes em 6 VIPs. Rafael, Fleury, Dannie, Edu, Paulo e João

Na lista tríplice dos mais votados, Gilberto Valente foi o segundo colocado – de um colégio eleitoral de 346 votantes, entre procuradores e promotores de justiça.

Essa foi a primeira vez que promotores concorreram ao cargo de procurador-geral. Antes, apenas procuradores entravam na disputa.

A posse de Valante está programada para o dia 10 de abril, em Belém.

QUEM É

Gilberto Valente Martins tem 55 anos, é graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, mestre em Direito pela Universidade de
Coimbra.

No início de sua carreira, foi defensor público estadual e atuou como chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do Estado do Pará. Ingressou nos quadros do Ministério Público do Estado por concurso público em 1990 e atua há alguns anos na Promotoria de Justiça Militar, já tendo exercido funções de assessoria ao Procurador-Geral de Justiça.

Já foi coordenador do Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas (Geproc) do MPPA, atual Gaeco, e integrou o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Gilberto Martins já foi também por duas vezes membro titular do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com informações do MP do Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *