BA e ES têm os governadores mais bem avaliados por líderes do Congresso; Helder é o 7º
Rui Costa e Casagrande lideram; Helder subiu uma posição

O baiano Rui Costa (PT) é o governador mais bem avaliado pelos líderes do Congresso, mostra nova rodada do Painel do Poder, pesquisa feita pelo site Congresso em Foco em parceria com a In Press Oficina.

Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, e Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, aparecem na segunda e terceira colocação, respectivamente. Helder Barbalho (MDB), ocupa a 7ª posição.

No levantamento anterior, feito em junho, o governador maranhense liderava, seguido pelo petista baiano. Helder era o 8º mais bem avaliado.

 

Desta vez Rui Costa alcançou nota 3,6, na média ponderada de 1 a 5. Casagrande ficou com 3,4, e Dino, com 3,3. Helder cravou 3,0.

Nas seis primeiras colocações do ranking estão apenas governadores de oposição ao governo de Jair Bolsonaro. E a maior parte deles é do Nordeste.

Na outra ponta, Wilson Witzel (PSC-RJ) ficou com a nota 2, a mais baixa obtida entre os 13 governadores avaliados, repetindo a última colocação da pesquisa anterior. Imediatamente acima dele ficaram Romeu Zema (Novo-MG), com 2,3, e Ibaneis Rocha (MDB-DF) e João Doria (PSDB-SP), empatados com 2,6.

A cada 3 meses

Baseado em metodologia científica, o Painel do Poder é uma ferramenta exclusiva, e pioneira no Brasil para estudos legislativos, que usa a técnica de pesquisa por painel, feita a cada três meses.

Ela contempla investigações tanto quantitativas como qualitativas, tomando por base uma amostra de líderes de aproximadamente cem parlamentares.

São líderes de partido, líderes temáticos (pessoas que formam opinião em temas-chave), integrantes das mesas diretoras da Câmara e do Senado e presidentes das comissões mais importantes das duas casas.

 

Desta vez, foram ouvidas 79 lideranças, mas oito entrevistas foram inteiramente descartadas para que a amostra considerada ficasse mais próxima da correlação real de forças do Congresso em termos de região, atitude em relação ao governo e expressão partidária. O levantamento de campo foi feito entre os dias 16 e 27 setembro.

Neste link, a íntegra da matéria, no Congresso em Foco.

— LEIA também: Ação ‘explosiva’ da Perfuga contra Henderson Pinto fará 1 ano sob sigilo; leia alguns detalhes

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: BA e ES têm os governadores mais bem avaliados por líderes do Congresso; Helder é o 7º

  • Coincidência ou não, nenhum dos governadores melhor avaliados, não seguem a turma dos NEO MALUCOS retardados mentais Bozonaristas.

  • Eu diria que os três governadores mais bem avaliados por líderes do Congressos, são de estados do Nordeste e são de esquerda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *