Bolsonaro quer proibir calça jeans para servidores e visitantes do Palácio do Planalto, BRAZIL-POLITICS/PENSIONS
Jair Bolsonaro, presidente da República

O Palácio do Planalto deve publicar nos próximos dias uma normativa que restringe o uso de calça jeans nas dependências do prédio onde despacha o presidente Jair Bolsonaro (PSL), informa o site Metrópoles, de Brasília.

A proibição atingirá servidores e pode ser estendida a visitantes, segundo fontes ouvidas pelo Metrópoles.

Em alguns setores, os gestores já estão cobrando a nova conduta de vestimenta. Segundo funcionários ouvidos pela reportagem, a recomendação é que homens trajem calça social e mulheres, saia ou calça sociais, além de vestidos na altura dos joelhos.

A Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que as regras para entrada no órgão podem ser reformuladas, mas não detalhou o motivo da modificação e quando efetivamente elas passariam a valer.  “A atualização das normas de acesso ao Palácio do Planalto ainda estão em estudo pelos órgãos competentes”, resumiu, em nota.

Após a publicação da reportagem, a assessoria de comunicação da Secretaria-Geral da Presidência da República entrou em contato com o Metrópoles e informou que “as medidas propostas ainda estão em estudo e que elas podem não entrar em vigor”. O contato telefônico ocorreu por volta das 11h55 desta quarta-feira (17/04/19).

Nos bastidores, o que se comenta é que as mudanças devem passar pelo crivo do chefe do cerimonial do Palácio do Planalto, o diplomata Carlos Alberto Franco França, que seria simpático à ideia. Ele foi cedido em janeiro pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para ocupar o cargo.

Mesmo sem a publicação de nenhum documento, alguns funcionários já estão se adequando às novas regras. “Ainda não é uma obrigação, mas como a previsão é que se publique uma normativa, estamos todos nos adaptando”, contou uma servidora comissionada, que pediu para não ter o nome publicado.

Nesta terça-feira (16), a reportagem ligou para a Coordenação-Geral de Relações Públicas. O setor é o responsável pelo agendamento de visitas ao palácio. Entre as restrições, estão bonés, chinelos, camisetas regatas, qualquer traje curto e peças “não usuais”. Questionada sobre o veto a calças jeans, ela não soube responder se a regra já estava válida.

CONGRESSO

Esse tipo de restrição já existe na Esplanada. No Congresso, por exemplo, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Em locais, como a Tribuna de Honra do Plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, é exigido dos homens o uso de terno e gravata.

Para entrar na Câmara ou no Senado é preciso estar com calça, camisa e sapatos fechados. Para as mulheres recomenda-se calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.

No Judiciário também existe regra de dress code. No Supremo Tribunal Federal (STF), o cerimonial recomenda aos visitantes que, em sessões de julgamento, os homens usem terno e gravata e as mulheres, vestido, tailleur ou terninho.

As regras para a entrada no gabinete dos ministros do STF variam. Alguns exigem traje social completo. Outros deixam livre a escolha da vestimenta.

Já no Superior Tribunal de Justiça (STJ) não é permitida a entrada com shorts e suas variações, bermudas, camiseta sem manga, miniblusas, minissaias, trajes de banho, de ginástica e chinelos.

Com informações do site Metrópole

Leia também:
STF censura sites e manda tirar do ar reportagem sobre o ministro Dias Toffoli.

  • 138
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

18 Comentários em: Bolsonaro quer proibir calça jeans para visitantes e servidores do Palácio do Planalto

  • Esse cara é do tempo da cueca de couro. Kkkkkk

  • é falta do que fazer…. tá instalada a república do besteirol!!!!!!

  • Na falta de propostas para o Brasil, vamos com essas medidas importantes.

  • o presidente fake news.
    de 111 postagens suas no twitter. 89 eram mentiras. Até a intervenção na Petrobras recentemente foi mentira.

  • A apresentação individual te que ser condizente com o local. Tá certo Bolsonaro. Tomara que seja aprovado. Isso já ocorre no Congresso Nacional e no Judiciário.

  • O Brasil está mudando, a moral, a ordem, o respeito e o progresso está voltando, essa mídia ainda não caiu a ficha dela e do Jorge retrocesso moraes, que se fosse pra ficar a Bagunça e ladroagem e bandidagem o STEBI poste do presidiário do chefe de organização criminosa que afundou o Brasil teria ganho a eleição, o POVO voto no Bolsonáro pra mudar o BRASIL
    quem não aceitar a mudança, ou vai pra Curitiba, Venezuela, Nicaragua ou CUBA ou faça igual Jean Wilians

  • Esse idiota não vê nada importante pra fazer…e a CORRUPÇAO que ia acabar!!?? E o laranjal do PSL ? E O Queiroz??E as milicias???Quem mandou Matar Marielle???Não ia moralizar o País….preocupado com jeans….IMBECIL não nasceu pra ser Presidente MESMO!!!

  • Dê que adianta ele vestir terno e não respeitar as PESSOAS ???

  • O povo merece

  • O pior mesmo é querer barrar a calça jeans. De que planeta esse cara veio😨

  • this land is my land idiot !!!!!!! I will never leave Brasil because I love my country despite this fool that pretends to be a president !!!!! had better be presidente of Dieneyland !!!!!

  • Analisando os comentarios de uns esquerdopatas kkkkk triste e lamentavel essa cambada podre não quer mudança.. apoiar ladrão, apoiar organização criminosa que governo o Brasil a 16 anos.. Quem mandou matar Bolsonaro??? Quem mandou matar Celso Daniel? Quem mandou matar Teoriza,? Quem Roubou os Brasileiro? Parece que bolsonaro está no Terceiro Mandato, parece que Boldonaro está preso .. Gente sem memória parece filhos de Malandro..

  • This guy named Ricardo Snow seems short of ideas !!!! so idiot like the all bolsomínions !!!!!

  • Mais uma grande “ideia” desse JUMENTO travestido de gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *