Deputado do Pará usou cotão da Câmara turbinar campanha de aliados, Nilson Pinto, deputado federal do PSDB do Pará

Professor, Nilson Pinto foi reitor da UFPA, Universidade Federal do Pará

Utilizando dinheiro público da verba indenizatória (cotão), os deputados federais Giacobo (PR-PR), Átila Lins (PSD-AM), Júlio César (PSD-PI), Jutahy Júnior (PSDB-BA), Nilson Pinto (PSDB-PA) e Ságuas Moraes (PT-MT) alugaram aeronaves para se deslocar por diversas cidades de seus estados e, assim, turbinar a campanha eleitoral de candidatos aliados nas eleições municipais de 2016. A informação é do site Congresso em Foco.

Os recursos públicos, segundo o site especializado em política, também serviram para bancar hospedagens em hotéis durante os compromissos de campanha.

Essas despesas somaram R$ 288 mil.

Leia também
9 candidatos irão disputar a eleição para governador tampão do Amazonas

O deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), por exemplo, enviou a conta de R$ 37 mil à Câmara dos Deputados, para dar uma forcinha, em setembro passado, a alguns candidatos aliados nos municípios paraenses de Tailândia, Juruá [sic], Cametá, Goianésia do Pará, Santa Maria do Pará, Dom Eliseu, Moju e Prainha.

Nilson Pinto, uso do cotão da Cámara

Documentos emitidos pela Câmara e o regulamento interno da Casa proíbem os deputados de utilizar recursos do chamado cotão para bancar despesas de caráter eleitoral.

Cópias das notas fiscais apresentadas pelos parlamentares para cobrar ressarcimento da Câmara estão publicadas na seção de Transparência do site da Casa.

Os deputados registraram sua participação nos eventos eleitorais em que usaram a verba pública nas redes sociais. Eles negam irregularidades.

Nilson Pinto justificou ao site Congresso em Foco que não foi candidato em 2016 e que o fretamento das aeronaves e as viagens foram realizados dentro da legalidade prevista no Ato da Mesa Diretora Nº 43/2009.

Alegou ainda que as participações em campanhas eleitorais se deram em coincidência de estar em determinados municípios no mesmo dia em que houve eventos eleitorais.

Disse ainda que não considera ter cometido erros nos gastos, mas que discutiria com a Câmara caso sejam configuradas as irregularidade.

Neste link, a íntegra da matéria.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Deputado do PA usou cotão da Câmara para turbinar campanha de aliados

  • TEMOS QUE CRIAR VERGONHA NA CARA E NÃO VOTAR NESSES CANALHAS, CORRUPTOS QUE ESTÃO IMPREGNADOS NA POLÍTICA. VAMOS VOTAR EM CANDIDATOS NOVOS E NÃO COMPROMETIDOS COM A CORRUPÇÃO.

  • Foi uma incrível coincidência….. assim como foi com varias outras excelências por todo o Brasil.

Deixe uma resposta