Eleição no Amazonas terá 2º turno: Amazonino Mendes x Eduardo Braga

Publicado em por em Política

Eleição no Amazonas terá 2º turno: Amazonino x Eduardo Braga
Amazonino e Braga, velhos caciques do AM, os mais votados no 1º turno. Foto: A Crítica

O novo governador do Amazonas só será conhecido no segundo turno das eleições, no dia 27 de agosto.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) confirmou que continuam na disputa Amazonino Mendes, do PDT, que teve 38,92% dos votos, e Eduardo Braga, do PMDB, com 24,7% dos votos.

Houve 24,14% de abstenção, ou seja, quase 550 mil eleitores, dos mais de 2,3 milhões aptos a votar, não compareceram às urnas.

Um resultado dentro do esperado pela Justiça Eleitoral, que estimou inicialmente uma abstenção de 25% na capital e 35% no interior. Os votos brancos correspondem a 3,54% e os nulos a 12,56%.

“Penso que a abstenção está dentro da normalidade, dentro da média nacional, por ser uma eleição fora de época”, ressaltou o presidente do TRE-AM, Yêdo Simões.

QUEM É

Amazonino Mendes nasceu no Amazonas e é formado em Direito. Iniciou sua vida política em 1983, quando foi eleito prefeito de Manaus. Foi eleito para o cargo mais duas vezes, em 1993 e em 2009. Por três vezes, também foi governador do Amazonas. Em 1991 e em 1992 foi senador. O vice de Amazonino é o deputado estadual Bosco Saraiva, do PSDB.

O senador Eduardo Braga nasceu em Belém, no Pará, e é engenheiro. Foi eleito vereador em 1983. Já foi deputado estadual e federal, governador do Amazonas em dois mandatos e vice-prefeito de Manaus. É senador desde 2011. O vice de Braga é Marcelo Ramos, do PR.

Ao todo, 53 urnas eletrônicas apresentaram falhas durante a votação no domingo. Destas, 16 precisaram ser substituídas.

Os 1.508 locais de votação receberam em todo o estado receberam 6.680 urnas eletrônicas. Em apenas um município, Atalaia do Norte, houve atraso de cerca de uma hora no início da votação em uma zona eleitoral.

ARTICULAÇÕES

O segundo turno será disputado em 27 de agosto.

Até lá, os candidatos vão costurando seus apoios para tentar garantir a cadeira de governador.

Eduardo Braga afirmou que vai tentar alianças com adversários do primeiro turno, e elogiou José Ricardo e Rebecca Garcia.

Amazonino, por sua vez, disse que o povo é o rei neste momento, mas teceu elogios a Rebecca. “Eu respeito muito essa senhora, e respeito a ela pela campanha corajosa e limpa que fez”, elogiou.

Com informações da Agência Brasil e A Crítica

Leia também
Lula e Bolsonaro estão empatados no Pará, segundo pesquisa da Doxa


Publicado por:

3 Comentários em Eleição no Amazonas terá 2º turno: Amazonino Mendes x Eduardo Braga

  • A População do Estado do Amazonas, a essa altura, fica em uma situação Desesperadora…..muito… mais muito!

    Que situação: Escolher entre Amazonino Mendes X Eduardo Braga ……. é muito triste…triste essa situação…..Isto é ABOMINAÇÃO……. É ABOMINAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *