Emprego no Pará cresce e crava novo saldo positivo, segundo o Dieese

Publicado em por em Política

Emprego no Pará cresce e crava novo saldo positivo, segundo o Dieese

A pesquisa aponta que em junho deste ano o emprego formal no Pará teve um saldo positivo de 1.862 postos de trabalhos gerados no setor formal. Foram 20.012 admissões contra 18.150 desligamentos.

No mesmo período em 2016, a situação foi inversa: 21.219 admissões contra 22.750 desligamentos, gerando um saldo negativo de 1.531 postos de trabalho.

Os números são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no Pará, divulgados no último dia 11.

O relatório foi elaborado em parceria com a Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda) tendo como base informações do Ministério do Trabalho e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

O balanço reflete o reforço dado a políticas públicas consideradas estratégicas para os setores mais vulneráveis da economia, como comércio, indústria e serviços. O Pará é o único Estado da federação que tem conseguido manter suas finanças em ordem, o que favorece a criação de um ambiente de negócios mais atraente para potenciais investidores e mais segurança jurídica ao empreendedor.

INSERÇÃO NO MERCADO

Para a titular da Seaster, Ana Cunha, “o resultado é digno de ser comemorado porque mostra que o governo do Estado está comprometido em desenvolver ações que contribuem para a inserção do trabalhador no mercado. Assim, o trabalhador que vai até um dos 44 postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) passará por um processo de qualificação que irá gerar uma nova perspectiva de emprego”, ressalta.

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) fez uma prospecção desse esforço conjunto entre governo e indústria, em que estima uma injeção de 124 bilhões de reais na economia paraense de 2017 a 2020, que possibilitará a geração de emprego e renda, sobretudo nos campos da mineração e energia, que apresentam melhores perspectivas.

Com informações da Agência Pará

Leia também
Incra delimita 2 novos territórios quilombolas na região: Murumuru e Peruana


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *