Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa desiste de concorrer à Presidência, Joaquim Barbosa

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (PSB) confirmou nesta 3ª feira, 8, que não concorrerá à Presidência da República. Disse que a decisão é “estritamente pessoal”. A informação é do site Poder 360.

Em abril, o ex-ministro anunciou sua filiação ao PSB. O partido começou as discussões sobre uma possível candidatura de Barbosa ao Planalto, mas nunca chegou a oficializa-lá.

De acordo com pesquisa do DataPoder360, divisão de pesquisas do Poder360, Joaquim Barbosa pontua em 2º lugar nas intenções de voto, com 13% a 16%.

Alvaro Dias, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, disse que a decisão de Barbosa é “pessoal” e merece “respeito”. “Uma participação dele mesmo que indireta é muito importante. Se eu pudesse ter essa colaboração seria obviamente honroso, já que eu tenho o maior apreço pela figura dele”, disse.

Presidente da Câmara e pré-candidato pelo DEM, Rodrigo Maia, disse que a decisão era esperada e “favorece a indefinição”.

Manuela d’Ávila, pré-candidata pelo PC do B: “Eu respeito a decisão de Joaquim Barbosa. Ele tinha apresentado algumas pautas interessantes. Portanto, tinha opiniões boas. Mas respeito a decisão dele”.

BIOGRAFIA

Ministro do Supremo de 2003 a 2014, Barbosa foi presidente da corte entre 2012 e 2014 e desempenhou papel de destaque no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como Mensalão.

Doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas, o ex-ministro é professor licenciado da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Em sua longa carreira pública, antes de chegar ao STF, atuou quase 20 anos como procurador do MPF (Ministério Público Federal).

Natural de Paracatu (MG), Barbosa mudou-se para Brasília nos anos 1970, concluiu os estudos secundários e ingressou no curso de Direito da Universidade de Brasília.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

5 Comentários em: Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa desiste de concorrer à Presidência

  • Como diz aquele dito popular. Quem tem C. tem medo.

  • Joaquim Barbosa……..
    Joaquim Barbosa….. Ei… Ei ,,… Fala a verdade, Você Amarelou….. Amarelou!
    Era….. pré-candidato à Presidência……. era pré – candidato a Presidência.
    E não Candidato a Presidência……. diga-se.
    Ninguém….. Ninguém sabe o que esse Amarelão pensava….. ninguém sabe!
    Esse senhor não tinha visão nenhuma do Brasil……
    Não tinha nenhuma proposta…nenhuma proposta para o Brasil….

    Pode pesquisar em jornais ….. revistas….etc etc . Não se encontra uma proposta deste senhor……..Amarelão……Amarelou. e mais, ele foi contra, o impeachment de Dilma …é
    é é é é é é é´´ veja só…veja só… .

    Amarelão suas chances de um a dez ….era…ERA ZERO….ZERO, seu Amarelão!

  • esse èlbio deve ser 1. Curto das idéias 2. portador de dislexia ou 3. eterno e frustrado torcedor de timeco de várzea o obscuro leão genérico chamado S. Francisco……

  • É ISSO MESMO , O NEGÃO AMARELOU, ELE COM CERTEZA SERIA O PRÓXIMO PRESIDENTE, MAS O SISTEMA POLÍTICO É CRUEL, SÃO DÉCADAS DE CORRUPÇÃO, É MUITA PRESSÃO PARA UMA PESSOA SÓ, A CORRIDA ELEITORAL NÃO É PARA INICIANTES, TEM QUE BATER DE FRENTE COM OS SARNEY, OS BARBALHOS, OS CALHEIROS, OS COLLOR, OS JEREISSATI, OS MARINHOS, ACM, FIESP, EMPREITEIRAS, ETC.
    TÁ PRA NASCER UM NEGÃO COM DOIS CULHÕES ROXOS PRA BATER DE FRENTE COM ESSA TURMA!

  • tem que incluir os Petralhas nessa lista… a esquerda caviar…. os Psolistas ( os “puxadinhos” dos PT )… a crentalhada do edir Macedo Waldomiro e RR Soares etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *