Jatene assina ordem de serviço para o início das obras do terminal de Santarém, JAtene em Santarém

Jatene, entre o prefeito Nélio Aguiar e o deputado Márcio Miranda, assina a ordem de serviço

O governador Simão Jatene assinou ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras do terminal hidroviário de cargas e passageiros do município de Santarém, oeste do Pará.

O ato foi realizado ontem, 10, em Santarém, e encerrou uma extensa agenda do governador pela região, com autorização também de obras e serviços nas cidades de Óbidos e Alenquer, e ainda no distrito balneário de Alter do Chão.

O terminal será instalado no bairro da Prainha, em área onde funcionou a antiga fábrica da Tecejuta.

De acordo com a Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), em relação à movimentação de embarques e desembarques, o terminal deve atender em média entre 50 a 60 mil passageiros por mês. Suprirá a demanda de trabalhadores, donos de embarcações e da população que utiliza diariamente o modal hidroviário, que, atualmente, funciona em um espaço improvisado em frente à Praça Tiradentes, no bairro da Aldeia.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

A estrutura do terminal hidroviário congrega espaços para movimentação de cargas e passageiros. Terá 3,6 mil metros quadrados de área construída, além de sala de embarque e desembarque de passageiros, guichês para venda de passagens, guarda-volume, banheiros, fraldário, praça de alimentação com 404 lugares, área de espera com 801 lugares, além de espaço para órgãos públicos, como Conselho Tutelar, Sefa, Capitania Fluvial, Receita Federal e Polícia Militar, entre outros.

Na área de estacionamento serão 120 vagas para carros, 90 para motos e 60 para bicicletas. Contará, também, com ponto de táxi e paradas para ônibus e microônibus.

O terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial.

A parte naval terá um píer flutuante com 3.600 metros quadrados, oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros), rampa metálica bi-articulada de 10 x 70 metros, para acesso ao flutuante e, passarela em concreto de 2.494 metros quadrados, com circulação separada entre passageiros e cargas. A área para atracação terá capacidade para comportar até 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira organizada.

CONCLUSÃO

A obra está orçada quase 60 milhões de reais e a previsão é a de que em agosto de 2019 esteja concluída.

O recurso é fruto de contrato de financiamento firmado entre a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado, num pacote de mais R$ 80 milhões, que inclui a construção de outros seis terminais na região (Curuá, Almeirim, Prainha, Faro, Terra Santa e Santana do Tapará), todos com obras já iniciadas.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar salientou que esta não será, apenas, uma obra que irá organizar o setor portuário. “Vai, também, dinamizar nossa economia, desenvolver o turismo e estreitar os laços com os municípios vizinhos”, lembra.

Simão Jatene lembrou que o estado, com contas e pagamento da folha de servidores em dia, continua os investimentos, mesmo em um momento de incertezas no país.

“Os recursos de todas essas obras estão garantidos e neste momento eu faço duas referências. Primeiro um agradecimento ao povo do Pará, depois aos servidores do estado, porque sem dúvida alguma num momento de crise como esse que o país atravessou e agora começa a dar sinais de recuperação, garantir recursos para todas essas obras exigiu, sim, um esforço coletivo muito grande e eu sou grato a todos os paraenses que pagam impostos, porque esses recursos são sempre originários do bolso de cada um dos cidadãos paraenses. E são cidadãos de cada uma das regiões do Estado. Por isso, é importante fiscalizar e cuidar”, destacou o governador.

Com informações da Agência Pará

Leia também:
Árvores do Parque da Cidade ganham placa de identificação com QR Code

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

5 Comentários em: Jatene assina ordem de serviço para o início das obras do terminal de Santarém

  • Em termos de portos Santarém é uma cidade “privilegiada”, tem o porto da CDP, da Tiradentes, da lancha dos coimbras, da lancha do Erlon, da lancha Tapajós, dos Corrêa, da Vila Arigó, tem o que foi feito pela Maria do Carmo, tem o que o Nélio Inaugurou (que nunca encostou uma única bajara ou canoa) e agora o do jatene “minúsculo com o governo dele ( que aliás como toda obra do governo dele em Santarém, vai ficar só no canteiro de obras). Gente é ano eleitoral, logo: mentiras, mentiras, mentiras………..

  • COMO ESTE ANO TEM ELEIÇÕES, O HELDER E O JATENE TÃO QUERENDO SER PAI DE UMA CRIANÇA E PRESUMO QUE O NASCITURO VAI NASCER COM DUAS CABEÇAS, OU SEJA , UMA ABERRAÇÃO, COMO SÃO AS “OBRAS” ELEITOREIRAS DESTE TIPO.
    E HAJA “BEROTA” PARA A “IMPRENSA”, MOCORONGA, PARA DIVULGAÇÃO DE TAIS “OBRAS”!

  • Jeso, essas assinaturas de contratos do jatene, valem tanto quanto uma nota de três reais, ou seja P.N. só enganação e conversa pra tucanalha dormir.

  • Tenho Opinião totalmente contrario dos senhores,

    O Prefeito de Santarém é homem serio, competente, gestor Nato……etc..etc etc

    Os senhores, estão fazendo confusão, tirem….. tirem essa trave dos olhos……

    Nenhum dos senhores, nenhum e ninguém, pode apontar o dedo infectado ao Nosso Prefeito……. em pouco tempo,….. muito já se fez……..por Santarém….. E vem muito mais por ai…aguardem,…….

    DEIXE O HOMEM TRABALHAR……..DEIXEM O HOMEM TRABALHAR…….

    Santarém torna-se a verdadeira…….. digo, A verdadeira ………PEROLA DO TAPAJÓS!

    Deixe o HOMEM TRABALHAR…………Seus arautos……..do MAU AGOURO

  • PQP é ano eleitoral! Pensam que somos bobos? Esse porto saiu do papel para maquete e da maquete só vai ter um povo sujando de cimento o porto da tecejuta, só isso! Quanto ao Nélio… É só olhar a cidade e o caos que se encontra e a infecção aumenta não pelos dedos externos apontando a falhas, línguas então (kkkkkkkk), a septicemia tem origem cipoalense (kkkkkkk). Fiquei agora com aquela música na cabeça agora : “bim bim bim bau bau Maria!” É só ela não vir pelo PT! KKKKKKKKKKKK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *