O prefeito de Santarém e os réus na Justiça

José Maria Lima, João Clóvis, Alexandre Von e Valdir Matias. Réus por desvio do Fundef

Três integrantes do primeiro escalão do governo Alexandre Von (Santarém) acabam de virar réus em uma ação civil pública, por ato de improbidade administrativa, por decisão da juíza Gisele Camarço Leite, da 8ª Vara Cível.

A magistrada, em despacho há 10 dias, acatou a denúncia.

Ato contínuo, determinou a citação dos 6 réus da ação, para que “apresentem contestação, no prazo legal, sob pena de revelia e confissão” quanto ao crime por eles praticados.

Hoje (18), começaram a ser expedidos os mandados de citação aos acusados.

São eles:

José Maria Lima, advogado e atual titular interino da PJM (Procuradoria Jurídica do Município), que tem status de secretaria;

Valdir Matias Jr., economista, vereador licenciado do PV e titular da pasta municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Semde);

João Clóvis Lisboa, agrônomo e secretário-adjunto da pasta municipal de Agricultura (Semab).

Os outros três réus são: Lira Maia (DEM), deputado federal e aliado-mor do prefeito Alexandre Von, e mais Breno e Diogo Marques.

Os irmãos Valdir, Breno e Diogo são filhos da ex-secretária municipal de Educação Maria José Marques, já falecida. Eles integram a ação por fazerem parte do espólio da mãe, que esteve à frente da Semed nos dois mandatos de prefeito de Lira Maia (1997-2004).

João Clóvis e José Maria Lima também, ainda que por pouco tempo, estiveram à frente da Semed nesse período.

São acusados, assim como o ex-prefeito santareno, de desvio de recursos do antigo Fundef (hoje, Fundeb).

A ação foi ajuizada em novembro de 2008 pela PJM, cujo titular à época era Isaac Lisboa;  Maria do Carmo (PT), a prefeita.

O MEC (Ministério da Educação) foi quem orientou a Prefeitura de Santarém a tomar essa iniciativa judicial, sob pena de ser penalizada nos repasses educacionais para o município.

Os 3 secretários não são os únicos do governo Alexandre Von que são réus em processos na Justiça. Erasmo Maia (Juventude, Esporte e Lazer) e Rosivaldo Colares (Agricultura) também integram esse grupo.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

31 Comentários em: Juíza declara como réu 3 secretários do prefeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • neto disse:

    antonio, o alexandre tirou a mascara de falso moralista e homem honesto quando nomeou uma verdadeira quadrilha do governo lira maia do qual ele alexandre tambem se beneficiou portanto tem sim rabo preso com esses ladroes. Ele so foi macho para promover um festival de demissoes de humildes pais de familias temporarios e ele ainda vem com a cara lambida dizer que respeita o dinheiro publico “que vergonha,que decepçao”

  • neto disse:

    antonio, o alexandre tirou a mascara quando assumiu e demetiu dezenas

  • antonio disse:

    a unica maneira do alexandre provar que e honesto que respeita o dinheiro publico e demitindo estes secretarios caso contrario tem rabo preso com estes senhores, para quem tanto prometeu durante a campanha respeito ao dinheiro publico, mostou que era so mentira.

  • Paraense de Verdade disse:

    Já sei, vcs deveriam colocar a culpa desse escândalo no pessoal de Belém, afinal sempre tem que se achar um culpado para a própria incompetência e não assumi-la, né? Ah! mas isso vcs já fazem a muito tempo, é que eu ando meio esquecendo as coisa ultimamente.

    Para quem ainda não entendeu, esse mini texto foi uma ironia.

  • Paraense de Verdade disse:

    Cada cidade tem o prefeito e secretários de prefeito que merece.

  • Daniella disse:

    Até onde sei não existe condenação contra nenhum dos acusados.Bandidos mesmo são aqueles que até pela suprema corte já foram condenados e parte da midia trata como gente comum e não pelo que são, BANDIDOS!

  • culhudo disse:

    ´Taí Shereck a tua chance de de dá uma rasteira nessa quadrilha cipoalence, pega o gancho da justiça que a população te apoia se é que tu queres trabalhar com ética, do contrário te junta com esta corja e by by daqui a quatro anos, que venha Márcio Pinto.

  • Felicidade disse:

    E só esperar que as bombas vão começar a explodir. Já soube que na Secretaria de Infraestrutura, após a invasão da turma cipoalense, logo, logo vai explodir uma. Vamos aguardar!

  • daniel disse:

    Ainda estamos em fevereiro, mas a quadrilha já está formada. Agora imaginem a partir de junho, hem?

  • alda maria disse:

    ESSA JUIZA JA JA VAI SER TRANSFERIDA DE SANTAREM PRA OUTRA CIDADE, POIS ELA ESTAR PROCURANDO BRIGA COM LIRA MAIA E VON, ESSE 3 SÃO DA PANELA DO LIRA. COITA DELA

  • Neudson Silva disse:

    Jeso, permita-me uma observação: na legenda da foto deste post você cita “José Maria Lima, João Clóvis, Alexandre Von e Valdir Matias. Réus por desvio do Fundef”. Embora você use um ponto seguido e cite “…Réus por desvio do Fundef”, nos dá a impressão que o Alexandre Von ficou na mesma embolada e também é réu, quando ele não é. Do ponto de vista jornalístico, seria de bom alvitre que você tivesse feito um corte na foto do João Clóvis e tirado o prefeito da foto, ficando só os 3 acusados, ou mudado a legenda de forma que deixasse bem claro que o prefeito não é réu. O que você acha?

    1. Jeso Carneiro disse:

      Neudson, “no conjunto da obra” da matéria fica claro que o prefeito Alexandre Von não é réu nessa ação. A legenda não pode ser lida isoladamente, descontextualizada. Quanto à presença dele na foto, ela se faz necessária pois foi quem nomeou os três como secretários. Portanto, em sintonia com o contexto da matéria.

      1. Neudson Silva disse:

        Está certo. Embora tenha achado um tanto quanto estranho a foto em consonância com a legenda, concordo com você quando afirma que a legenda não pode ser descontextualizada.

  • agora o bixo pega disse:

    Poise gentinha de santarém que não sabe votar, esta ai o que vcs queriam, colocaram uma quadrilha de bandidos para roubar nossos cofres publicos.
    Ai eu pergunto, povo de santarém, vcs estão satisfeitos???
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jotinha disse:

    E a quadrilha do cipoal agora comandada por von, esse e o governo tecnico do von, onde ele e o tecnico da quadrilha, eta mocorongos aguentem…

  • Paulinho disse:

    Isso é só o começo. Novos capítulos se erguerão.

  • Estamos de olho disse:

    Esse time é BOM de Processo, Von não sabe administrar nada, muito menos escolher secretários! ou ele compactua com eles?

  • Anônimo disse:

    prefeito saiia do palanque vamos trabalhar

  • Anônimo disse:

    MEUS SINCEROS PARABÉNS E CONGRATULAÇÕES AOS INTELIGENTÉRRIMOS ELEITORES DO PSDB EM SANTARÉM.MELHOR ESCOLHA PARA A CIDADE, FOI ESTE DEPAUPERADO MORAL,QUE É O ATUAL OCUPANTE DO PALÁCIO JARBAS PASSARINHO.
    PARA PRFEITO É UM VERDAEIRO PAU MANDADO DOS ELEGANTÉRRIMOS CHEFETES DO NÃO MENOS FAMOSO LIRA MAIA.
    COMO DIZ O BLOGUEIRO HARIOVALDO ALMEIDA PRADO LÁ DE SÃO PAULO,ESTE PSDB É O VERDADEIRO GUARDIÃO DOS BONS COSTUMES DAS FAMÍGLIAS SANTARENAS.PORTANTO MEUS SINCEROS PARABÉNS PARA QUEM SUFRAGOU ESTE RFEITO NAS ELEIÇÕES PASSADAS.

  • Agnaldo Silva disse:

    Jeso, pensa na situação do José Maria Lima: tera que fazer o recurso de agravo ao TJ a fim de que seja excluido da ação de improbidade. Como o agravo será contra a decisão que aceita a AIA, o Município de Santarém que é a parte autora da ação, é obrigado a apresentar a contrarrazão ao recurso.
    O José Maria também terá que apresentar a contestação contra a ação ajuizado pelo Município de Santarém como réu. Logo, ela ocupando o cargo de Procurador Geral será obrigado processualmente fazer a réplica a contestação.
    Trocando em miudos: o José Maria Lima vai ter atuar na sua defesa como réu, tanto no recurso como na contestação e ao mesmo tempo como Procurador Geral, ainda que interino, é obrigado a defender os interesse da municipalidade contra estes dois instrumentos juridicos.
    Se o José Maria Lima for fazer isso, incorre no crime do artigo 355, parágrafo único do CP: patrocinio simutâneo ou tergiversação. Tal fato está no capítulo dos crimes contra a Administração da Justiça.
    Cabe ainda a propria OAB, dentro do exercício regular de sua atribuição, verificar conduta infracional do indigitado, de acordo com Lei 8.906-1994.

  • Joana D'arc disse:

    Eis a mudança que VONBOM prometeu para a população de Santarém: seus secretários serem os fichas sujas e o povo tendo de engoliar a corrupção destes indigitados.
    Cadê a moral do VONBOM?
    Não tem.
    Como diz o ditado romano: “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”.
    Logo, o VONBOM tem que mostrar que não compactua com este tipo de gente do seu lado.
    Deve tira-los imediatamente.
    Ah!
    Esqueci que quem manda o o Lira Maia.
    Assim, todos vão continuar nos cargos.

  • PAPA MOVEL disse:

    Rapaz..este José Maria Lima..kaka..e o Dbom….o que vejo mesmo é os três patetas..kakake o Jeso que não deu uma notinha se quer sobre o jogo do São Francisco..kakakakak…e.o Edie Boçal…..kakakak..com seu time de anão….desnutrido patinando na lama…kakakakfala ai Jeso…….

  • LAURINDO disse:

    ARREGUA ta feio na foto nosso Prefeito JESUS, MARIA e JOSÉ ajuda aí o cabra, só tem 49 dias de posse. Isso porque até o presente momento não vi nada de diferente, os buracos no mesmo e abrindo em outros locais continuam, a cidade suja ainda está, daconta não fii quando termina uma ponta da rua e volta o mato ta maior rsrsr pensa que é brincadeira brincar de PREFEITO (tem que ter gente BOA do lado, SOZINHO faz nada não FI). O PARQUE DA CIDADE, ta um matagal só, acho que semana que vem ninguem consegue fazer sua caminhada por ali, e com essa chuva sei não, ta ficando feio. ACORDA VONBOM meu voto não é pra ir para o LIXO. ACREDITO ainda, e não é UTOPIA

    Agora falando do POST = cacaca de ELEFANTE (DINO) vai feder.
    que vergonha eu sinto, infelizmente esses acordos politicos é de muita VERGONHA

  • jorge moraes disse:

    égua siri !!! isto não [é um secretariado !!! é uma quadrilha !!!!! ah!!! cuitada da Izocalândia !!!!

  • João disse:

    é uma verdadeira quadrilha.
    Santarém mereçe.

  • Pajé Goró disse:

    égua isso não é um secretariado e sim uma quadrilha.

  • Bruno Canto disse:

    Apenas para esclarecimento, hj o Diogo Marques foi empregado na seminfra como assessor do Secretario Edilson

    1. OBSERVADOR disse:

      ESSES CARAS TEM FORÇA NA QUADRILHA JÁ Q A CASA DA FAMILIA FOI ALUGADA PARA A SMT É MOLE

  • Jr Silva disse:

    Até agora nenhuma novidade…..a SÚCIA do Cipoal vai aparecer!!!!….pode demorar, mas vai aparecer!!!…..e se depender de mim, irão todos aparecer atrás das grades.

  • esquerda disse:

    Esse é o critério técnico? Responder a processos? É o que estava ruim sempre pode piorar… Piorou…

  • Anonimo disse:

    O quarto que em breve será Réu em um processo, chama-se Alexandre BOM VON, uma bomba vem aí AGUARDEM!!!