Justiça decidirá sobre o bloqueio de 30% nas verbas de universidades pelo MEC, UFPA
UFPA e Ufopa: alvos da medida do MEC

Após o ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, anunciar bloqueio de 30% nas verbas às universidades brasileiras, entidades, parlamentares e ex-alunos resolveram levar o caso à Justiça.

Na terça-feira (30), ao menos duas ações foram protocoladas no Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1), na capital do país, pedindo o desbloqueio do montante. Nesta quinta (2), outras duas também devem chegar à Corte.

A ação popular protocolada por Jean Raphael Gomes Silva será possivelmente a primeira a ser analisada pelos desembargadores do TRF-1.

Ex-estudante da UnB, o advogado entrou com uma liminar ainda na terça e aguarda uma decisão já para esta quinta-feira. Silva explica que o trâmite será rápido, já que a ação é com tutela de urgência para a liberação das verbas.

PROTAGONISMO POLÍTICO

Além da UnB, o advogado pede a liberação das verbas de outras duas instituições que foram citadas nominalmente pelo ministro: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFB).

Inicialmente, as 3 teriam os recursos contingenciados, contudo, o MEC decidiu estender a glosa de verba para todas as instituições de ensino superior federal.

Silva argumenta na ação que o bloqueio tem como intenção “tão somente, punir universidades federais que, historicamente, desenvolvem grande protagonismo político”.

Também nessa terça, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) deu entrada em uma outra ação popular na Justiça federal solicitando “a imediata anulação do ato do ministro da Educação”.

 

Para esta quinta, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) promete judicializar a decisão do governo de Jair Bolsonaro (PSL) de diminuir os recursos das universidades, recorrendo ao Supremo Tribunal Federal (STF). Outros políticos da oposição também pretendem ir à Justiça contra a decisão do Executivo.

Com informações do site Metrópole

Leia também:
Acordo na Justiça Federal libera obras no loteamento da Buruti na Fernando Guilhon

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

10 Comentários em: Justiça decidirá sobre o bloqueio de 30% nas verbas de universidades pelo MEC

  • Já não bastava essa porcaria de reforma previdenciária mal feita, agora, eles vem com uma atrocidades dessas, valha-nos quem?

  • Esse é o resultado de se ter um ASNO na presidência, individuo sem noção, sem pudor, sem conhecimento e sem capacidade para exercer a função. Lamentável.

  • Despreparo total desse desgoverno mexer com as Universidades😨😰😱

  • Um presidente produtor de “laranjas” e associado a milicianos, que nunca leu um livro por total incapacidade intelectual, deve odiar muito universidades e quem estuda…
    E o que pensar dos seus eleitores?

  • O MEC deveria fiscalizar a aplicação dos recursos, a qualidade dos serviços prestados, e verificar o desempenho dos profissionais egressos de seu quadro discente. Injustificável a permanência de alunos por até 12 anos na universidade pública, tomando vagas de pessoas que realmente querem estudar!

  • 0.“Coração Valente©”
    1.“Pátria Educadora©” [Buá; Buá; Buá].
    2.“Haddad agora é verde-amarelo ®” [rsrsrs].
    3.“A Copa das Copas®”
    4.“Fica Querida©”
    5.“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6.“Foi Golpe®”
    7.“Fora Temer©”
    8.“Ocupa Tudo®”
    9.“Lula Livre®”
    10.“®eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
    11.“O Brasil Feliz de Novo®”
    12.“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
    13.“Ele não®”.
    14.“Controle social da mídia” (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    15.“LUZ PARA TODOS©” (KKKKK).
    16. (…e agora…):
    “Ninguém Solta a Mão de Ninguém ©”

    17.
    “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

    PT© é vigarista e
    é Ersatz.

  • Bando de apoiadores da Baderna, do atraso do quanto pior melhor, seu Lider LULADRÃO ESTÁ PRESO bando de BABACAS. Grande mudança Parabéns presidente de coragem, vamos mudar esse BRASIL de estudantes, analfabetos, fanáticos comunistas, tem que acabar com esses vermes, vergonha do BRASIL passaram 16 anos no poder e só aprenderam defender LADRÃO e corruptos e fazer badernas. Babacas índice educacional do Brasil está entre os piores. falo isso porque conheço os 16 anos de atraso em tudo, o presidente BOLSONARO só tem 04 meses babacas. esses 30% é para acabar com a bagunça e a ideologia comunista do atraso nas escolas (PAULO FREIRE) ainda está em tramitação só apartir do segundo semestre desse ano que vai ser ou não bloqueado. Vocês Antonio Silva estão igualzinho o MST que passou 16 anos no poder e continuam na beira da estrada. VAMOS ter vergonha.

    • Cara, você é só um laranja corrupto VA-GA-BUN-DO, só um miliciano, só um sem-noção ou é tudo isso junto, como o cara que elegeste?

  • Presidente burro e idiota mexe logo na Educação…quer que todos sejam igual ele é os filhos ignorantes!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *