PEC que propõe mandato de prefeito até 2022 já tem apoio de 5 deputados do Pará, plenário da camara
Câmara dos Deputados: primeira etapa da PEC

De autoria do deputado federal Rogério Peninha (MDB-SC), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer estender os mandatos dos atuais vereadores e prefeitos para que, a partir de 2022, as eleições municipais e gerais sejam unificadas, já conta com apoio de 5 dos 17 integrantes da bancada paraense na Câmara dos Deputados.

O levantamento foi feito pelo Blog do Jeso.

A PEC foi protocolada semana passada (dia 10), e ganhou força na recente Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios de Prefeitos. Se aprovada a matéria, as eleições do próximo ano serão canceladas e os brasileiros só voltarão às urnas em 2022, para votar para presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador.

O autor da PEC a defende como medida de contenção de gastos públicos.

“Um bilhão de reais [serão economizados]. E o povo não aguenta mais tanta eleição. Ano passado, tivemos a de presidente e já está todo mundo pensando nisso novamente”, argumenta.

Os parlamentares paraense que estão de acordo com essa ideia, e por isso aparecem como signatário da proposta, são:

— Cássio Andrade (PSB);

— Celso Sabino (PSDB);

— Edmilson Rodriges (PSOL);

— Elcione Barbalho (MDB), e

— Júnior Ferrari (PSD).

O deputado Rogério Peninha corre agora por mais apoio na Casa, para que a PEC continue a tramitar. É que foi detectado que a proposta não possui ainda o número mínimo de assinaturas, conforme estabelece a lei, e foi devolvida ao autor.

O parlamentar catarinense afirma que sua proposta está combinada com o fim da reeleição e a instituição de mandatos de cinco anos – em vez dos quatros já em vigor.

A PEC que apresentou, porém, não contempla esses aspectos. Questionada, sua assessoria pontuou que “o parlamento deve aproveitar a oportunidade para acabar com a reeleição para cargos no Executivo e, quem sabe, estender mandatos para 5 anos. Isso já vem sendo discutido com outros parlamentares”.

Leia a íntegra da PEC.

Com informações da Câmara e Forum, além da redação do blog

Leia também:
A PEC do Orçamento irá promover o crescimento do oeste do Pará, afirma Hélio Leite

  • 47
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

6 Comentários em: PEC que propõe mandato de prefeito até 2022 já tem apoio de 5 deputados do Pará

  • E o certo a gente si cansa

  • Se isso acontecer vai ser uma tremenda sacanagem. Ninguém vai aguentar tanto tempo com muitos prefeitos corruptos, inertes e incompetentes. Tem que haver sim eleição pra esse período e também acabar com reeleição pra Senador, Deputado e Vereador, só um mandato e não poderá nunca concorrer de novo. Essa desculpa de economizar, que o povo tá cansado de eleição, não cola, por trás disso tem alguma safadeza.

    • Pelo amor de Deus!!! Não aguentamos mais 2 anos Chico Alfaia Pinóquio em Óbidos, chega de tanta (CORRUPÇÃO).

  • Pior vai ser aguentar o BOZO fazendo merda e falando asneira durante 5 anos.

  • Seria magnífico, pelo menos nosso prefeito de São Francisco do Pará, terá mais 2 anos pra terminar de consertar o município.

  • ISSO MESMO SÓ ASSIM BOLSONARO CONSERTA ESSE PAÍS QUE FOI ARROMBADO PELO PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *