Maria do Carmo: eu assumo a responsabilidade. Foto: arquivo

As obras, sob a responsabilidade da Prefeitura de Santarém, que provocaram danos ambientais na praia do Cajueiro na vila de Alter do Chão estão suspensas.

A ordem foi dada pela prefeita Maria do Carmo, conforme ela esclareceu há pouco ao blog, por telefone, logo depois de uma entrevista à imprensa no Palácio Jarbas Passarinho.

– Peço desculpas pelo que aconteceu. Assumo a responsabilidade pelo ocorrido, inclusive as legais. Meu erro foi não ter fiscalizado a execução do projeto – declarou a gestora santarena.

Segundo ela, a prefeitura já entrou em campo com a finalidade de “minimizar” as consequências dos danos ambientais provocados pela obra.

A objetivo, frisou a prefeita, era construir ali uma rampa, solicitada por moradores da vila, para facilitar o acesso de lanchas, canoas, jet-sky, entre outros. Tudo em conformidade com as leis ambientais.

– Mas ocorreu falha na execução do projeto, pela qual assumo toda a responsabilidade – reforçou.

A pasta estadual de Meio Ambiente  (Sema) já esteve no local e hoje a prefeita Maria do Carmo foi notificada a dar explicações sobre o ocorrido.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

53 Comentários em: Prefeita manda paralisar obra em Alter do Chão

  • Finalmente a vila teria a comodidade de proporcionar um acesso decente aos proprietários de lanchas e outros (são eles que mantêm, realmente Alter do Chão) ao rio… e agora a obra é paralisada. Ridículo! Quer dizer que um turista, lá da PQP, resolve conhecer a tão afamada praia elogiada por Sua Alteza Rea Príncipe Charles e vê que a vila além de WCs públicos, quiosques decentes entre outros, também não tem uma rampa náutica.

    • João, poucos pensaram assim como você, inclusive eu. O fato é que estão se aproveitando para “fazer política” em cima disso.

    • lêr ai petista com minha terra voces não vam meter a mão…

      • Errado! Mais influente não indica que seja a melhor. Leia a matéria com mais atenção.

    • Este, ou é um grande puxa sacos ou está de brincadeira. Só pode!

    • Alter do chão até hoje tem se sustentado sem uma rampa.

    • Ahh por favor Sr João, n vem com essa que são essas pessoas que sustentam Alter do chão, pelo amor de Deus, espero q vc corrija sua colocação, pois quem sustenta Alter do Chão são os turistas, e a população em geral e vão p ilha de catraia, que comem o peixe frito das barraquinhas, que compram doce na praça da vila…essas sim!!! E outra, as pessoas que oferecem tudo isso a nós Santarenos da cidade, são pessoas que vivem na vila balneária… Infelizmente, os proprietários de lanchar e jetski (informando q não sou contra hein) mal descem na praia, possuem casa própria na vila e não usufruem de qlq serviço que a vila oferece a não ser o Rio, que, diga-se de passagem, é gratuita seu acesso… Então por favor, como eles que sustentam a Vila de Alter do Chão??

      • Quem tem casa em alter do chão emprega sempre alguém da vila para algum fim, o quê movimenta o comércio local durante o inverno. Não sou Petista e nem proprietário de lancha, mas alguém que fez um comentário que julga ser o mais sensato.

      • Sr Santareno,se contarmos o número de pessoas que têm jetskis e lanchas são pouquíssimos e insignificantes,concordo com tudo o que o Sr fala.

    • Quem mantem a Vila, Joao Renato, sao os comerciantes e donos de estabelecimentos Hoteleiros e de restaurantes. Pessoas que investiram seu capital acreditando no apoio do poder publico e ficam abandonados e entregues a propria sorte 11 meses e meio por ano. So se lembram de Alter do Chao nesse periodo. O que mais os donos de lanchas e jet deixam e sujeira e poluicao. Sao incapazes de carregar de volta o proprio lixo que geram.

    • João Renato … Pense num chato !!! Quem sustenta a vila, cara pálida, é o povão que compra bananinha, castanha de caju e doce de cupuaçu. Esses bacanas compram whisky 8 anos no cartão yamada e bisteca no cartão CR pra posar de rico na vila.

  • Não fiscalizou, não sabia de nada… igualzinha ao Lula. É, prefeita, o estrago já está feito na praia e nas urnas.

    • Anderson, tu tens lancha?jetski? cara, uma cidade com um riosão deste, sem uma rampa de acesso, para pequenas embarcações isso sim é um estrago. tem que ter a porra do acesso.
      a imbecilidade não foi o acesso mas o tipo de material, que so podia vim da cabeça da Alba e dessa mileo que fez aquele predio tirando a vista do mirante, a Maria tem demerito por ter colocado esta duas a frente. Uma ou duas enchente ia arancar tudo. ou faz um pier de concreto ou rampa de madeira que bio degradavel,

    • Anderson vc comparar a Maria com Lula, é um grande elogio e valorização pra ela, pois o Lula meu irmão vc queira ou não ascendeu uma estrela na política nacional e internacional que jamais será apagada, não sou PT mas reconheço o valor!!!
      Dilma a 3ªulher mais importante do mundo, saiu nas maiores revistas internacionais!!!

    • Cara, tu ta torcendo pra isso, mas é NÃO e NÂO aos adversários. É13

  • PATRICINHA DESLUMBRADA É ESTE O RETRATO FIEL DESTA ALBA VALÉRIA.

    • É isso mesmo Guilherme, se essa mulherzinha lesse mais o código ambiental ao invés da revista Caras talvez ela até conseguisse fingir ser competente. Bem feito!!

  • OU ENTÃO VINGANÇA DO INÁCIO DAS BATERIAS POR TER SIDO PRETERIDO.

  • De uma coisa eu tenho certeza se a Maria ou a Alba Váleria me flagrasse riscando seu carro, certamente eu pegaria uma cadeia, neste caso julgue, julgue quem quizer julgar, mas que foi uma grande cagada foi.

  • Deveriam deixar a rampa até, pelo menos a faixa paralela a praia.Não tem casas paralelas a faixa da praia??Tem. QUE POHA!

  • E pura ingenuidade da prefeita , e será que os moradores de Alter do chão como citam tem lancha e moto nautica como falam .

    Isso ia beneficiar uma meia duzia de pessoas .

    Mas degradou sim a PRAIA , e quem paga pela besteira cometida ?

  • O progresso tem o seu custo. Isto é fato!
    Desconheço o projeto em si, mas saber que há uma tentativa de melhorar o acesso das embarcaçōes até ao rio é coisa excelente. Uma pena ter havido erro.
    Cedo ou tarde, qualquer que seja o prefeito, algo assim será feito. É uma necessidade!
    O reconhecimento do erro pela autoridade pública municipal é coisa difícil de se ver… um político afirmar “o erro foi meu” é coisa rara.
    Tomara seus adversários tenham bom senso de não usar o fato como argumento de campanha… Seria lastimável, haja vista o já desgastante reconhecimento público do erro.
    Só pra registro, não sou PT.

    Bola pra frente!!!

    • Me engana, que eu gosto.

    • Certo que acesso tem de ser feito, porém não construindo sobre a pria em frente a Vila balneária, mais ainda, não sem respeitar as leis e medidas ambientais e sem discussão prévia com todos os interessados. O Local é completamente inapropriado. O que ocorreu foi um crime. Mais ainda, existe lei municipal proibindo circulação de veículos nas praias, logo a prefeitura não deveria construir acesso algum ou enviar projeto de lei modificando a lei.
      Há outros locais de acesso que, com estudo devido e respeito à legislação podem ser aproveitados para esse fim se assim a sociedade, e não governo, enteder que deve ser feito.
      Não estamos em uma autocracia, na qual quem decide o que deve ser feito é o governante de pantão.

    • Claro Junior Chaves, estás certo! Melhor uma rampa para acesso único do quê muitos carros tentando alcançar o rio em muitas partes.

  • EU GOSTARIA TANTO QUE A SOCIEDADE SANTARENA PROTESTASSE E DIVULGASSE SOBRE OS 5O E POUCOS ESGOTOS QUE ESTÃO ENFRENTE DE NOSSA CIDADE E Ñ SEI QUANTOS TAMBÉM ENFRENTE DE ALTER DO CHÃO, PARA OS QUE Ñ SABEM O É QUE UM ESGOTO: É UMA TUBULAÇÃO FEITA PELO GOVERNO PARA QUE SEJAM LEVADOS OS DEJETOS DAS RESIDÊNCIAS, COMÉRCIO ETC, PARA UM LOCAL DE TRATAMENTO E DEPOIS LANÇADOS NOS RIOS, AQUI EM SANTARÉM COMO TEM TRATAMENTO DE ESGOTO, SÃO ARREMESSADOS NO RIO TAPAJÓS ÁGUA MINERAL QUE Ñ VAI PREJUDICAR OS SERES VIVOS, EU FICO INDIGNADO, POIS, O POVO NUNCA SE PREOCUPA COM OS MACROS PROBLEMAS, E SIM COM OS PEQUENOS (…) ÓBVIO QUE, ESSE ASFALTO VAI OCASIONAR O IMPACTO VISUAL DAQUELE LUGAR, + Ñ VAI CONTAMINAR O RIO E PRINCIPALMENTE O BANISTA. O BANISTA Ñ VAI SAIR DO RIO SE COÇANDO E NEM COM UMA GRAVE DOENÇA, COMO POR EXEMPLO: CÓLERA, MICOSE ETC. E QUEM ACHAR QUE EU SOU IGNORANTE, VAI BEBER ÁGUA DE ESGOTO FEITO ÁGUA MINERAL E DEPOIS DE 20 MINUTOS ANTES DE MORRER ME FALA, O Q VC SENTIU. PORTANTO, QUESTÃO “ESGOTO” É UM GRANDE PROBLEMA PERTO DESSA RAMPINHA, VAMOS SE PREOCUPAR EM SOLUCIONAR OS MAIORES IMPACTOS QUE EXISTEM EM NOSSA CIDADE, DEPOIS DE RESOLVER A QUESTÃO ESGOTO PRINCIPALMENTE, EU ME IMPORTARIA COM O BURACO QUE A FORMIGA CAVOU, E EU COMO GESTOR AMBIENTAL, IRIA DIAGNOSTICAR ESSE BURACO E TENTAR MANTER O EQUILÍBRIO SOCIAL E AMBIENTAL, E Ñ SER RADICAL, ENQUANTO ISTO, VAMOS CONSTRUIR E RECONSTRUIR PROCURANDO MITIGAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS, SEM QUE, Ñ VENHA PREJUDICAR A EVOLUÇÃO ECONÔMICA DO MUNICÍPIO E PRINCIPALMENTE A ORGANIZAÇÃO E A BOA APARÊNCIA VISUAL DE SANTARÉM E COMO É O CASO DE ALTER. QUERO DEIXAR MEU APELO AO PRÓXIMO PREFEITO DA CIDADE DE SANTARÉM O SENHOR ALEXANDRE VON QUE, COLEQUE NOS CARGOS DE SECRETÁRIO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS, PESSOAS QUE TENHAM FORMAÇÃO NAQUELA FUNÇÃO, VC ESTÁ VENDO O PROBLEMA DA RAMPINHA, COISA PEQUENA DE SER RESOLVIDA, SÓ BASTA TER ARGUMENTO, CONHECIMENTO NA ÁREA DE ATUAÇÃO E UM EXCELENTE PROJETO, POIS, UM PROFISSIONAL DA ÁREA Ñ TEME EM CHEGAR DIANTE DA EMPRESA E FALAR, OU SEJA, SE DEFENDER, ARGUMENTAR SOBRE A QUESTÃO ETC, ISSO QUE ACONTECE NOS GARGOS EM ÓRGÃO PÚBLICOS, VER DE COLOCAREM UM MATEMÁTICO NO SEU DEVIDO CARGO, COLOCAM UM PINTOR. Ô PREFEITO ALEXANDRE VON, EU ESTOU PRONTO E PREPARADO PARA SER O PRÓXIMO SECRETÁRIO DA SEMMA, VC VAI VER UM GESTOR AMBIENTAL QUALIFICADO PARA EXERCER ESSE CARGO E PRONTO P/ RESPONDER E DEFENDER OS INTERESSES SOCIAIS E AMBIENTAIS DO NOSSO MUNICÍPIO C/ TRANSPARENCIA.

    • Tô preocupada contigo Raul, porque vai ser PREFEITA e você vai ficar sem esse cargo.

      • EU QUE ESTOU PREOCUPADÃO COM SUA CULTURA cidadããã, POIS, É POR VC QUE, SANTARÉM VAI CONTINUAR SENDO CHAMADA DE “VILA DOS CABANOS”: PARABÉNS! EU SOU FILHO DESTA TERRA E VOU DEFENDER O MEU PONTO DE VISTA ATÉ EM BAIXO DE UM RIO CONTAMINADO POR ESGOTO SE FOR PRECISO. PORTANTO, EU VOU FICAR NA TORCIDA SEMPRE PELO ESTADO DO TAPAJÓS, PELO CRESCIMENTO FÍSICO DO NOSSO MUNICÍPIO C/ RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL! PELA EVOLUÇÃO ECONÔMICA! PELA BOA APARÊNCIA VISUAL NAS OBRAS EM QUE OS GOVERNOS FAZEM COM PRAZER EM BENEFÍCIO DE TODOS! É IMPORTANTE FRISAR MEU CARO (A) cidadã QUE, EU BRINCO DA PIRA COM: AIA / EIA / RIMA. EU POSSO LHE DÁ UMAS AULAS, E DEPOIS VC & EU NA SEMMA JUNTOS, VAMOS DÁ UM SHOW, BELEZA! POXA, EU TINHA ESQUECIDO QUE VC FALOU QUE O MEU CARGO JÁ ERA, NOSSA! COMO VC É NEGATIVO, VC Ñ JOGA NO MEU TIME Ñ, SABE DE UMA COISA: SEJA FELIZ HOJE E SEMPRE. EIIIII cidadããããã, PENSE NA VILA DOS CABANOS TÁ….FELICIDADESS

        • SABE cidadããã, DEPOIS FIQUEI PENSANDO, VC É DO GÊNERO FEMININO OU MASCULINO: VC ESQUECE DE ESCREVER SEU NOME: ESSA SUA ATITUDE DE FALAR E SE ESCONDER, Ñ ME VIU. VC É MUITO ESPERTA (O), VC ESCREVEU ” TÔ PREOCUPADA” ESSA COISA DE Ñ SE IDENTIFICAR É ESTRATÉGIA SUA P/ CONFUNDIR A PREFEITA, TEM MEDO DE PEGAR RUA, TÔ SABENDO, VC TRABALHA PRA PREFEITURA E VC FICA ME DERRUBANDO, POXA! AINDA NEM ESTOU NO CARGO RS, AINDA + SE EU JÁ ESTIVESSE NA SEMMA.

  • Uma rampa para canoa, essa é a inovação do modelo petista de governar, viva os ribeirinhos do Pará, ganharam uma aliada de peso, com apoio do governo federal, não precisaram mais deixar suas montarias atracadas em postes de madeira na beira dos rios, Maria do Carmo vai construir rampa para suas pequenas embarcações. Tenha dó, que seja sincera prefeita a sua intenção era só e unicamente atender a burguesia de seu município, para quem a senhora deve favores. A questão ambiental para os governantes só aparecem nesses momentos com a pressão popular, se não a denuncia a rampa ficaria lá com aplausos dos gestores municipais, com direito a inauguração e depois muita festa.

  • Que absurdo. Como e que pode alguem penssar em asfaltar nossas praias e ainda ter gente penssando que isso e bom. Ta na hora de o Povo acordar e dar nossas respostas nas urnas, para que estes erros nunca mais possam ocorrer. Nao a Corrupcao, Nao aos Politicos que se lambusam em nossos impostos e saem por ai fazendo lembanca com o meio ambiente. Precisamos acordar e fazer valer nosso Poder de Voto. Precisamos de Politicos comprometidos com a questao ambiental. Nao somente nos dias de eleicao. Vale lembrar que a Sema Tambem esta omissa com relacao as questoes ambientais em Alter do Chao. Faco parte dos movimentos de protecao ambiental em alter e sei que a comunidade de alter esta tendo que solicitar recursos proprios para fazer valer a lei. Precisamos ser mais valorisados e ser atendidos pelo poder publico. Socorro, pelo amor de Deus alguem nos acuda. Sai de baixo que la vem o trator da PT urbacao…

  • Putz….

    Uma tempestade num copo d ‘ água….

    O que o clima eleitoral não é capaz de gerar !

    Tiberio Alloggio

    • Tempestade nada, é asfalto mesmo na praia…..GRANDE PT

    • Finally! After many disagreements I totally agree with you. I’m surprised; you are not so stupid as I thought you were. Congratulations! Unfortunately I can’t stay in this blog for so long because the battery of My Motorola Tablet Xoom 2 Edition is going off!

    • Lullalloggio dessa vez exorbitou.Vemos no final do governo da nossa querida Prefeita quão despreparados seus auxiliares técnicos são.Infelizmente para ela, aproxima-se um fragoroso resultado de toda má administração,sejamos justos, não in totum.

    • Vem aí um tremendo sapeca iá,ià.Quem viver,verá!

    • verdade

  • Tem que asfaltar , concretar é o embarque e desembarque da praça Tiradentes e não ficar agradando seus amigos burgueses e empresários , eles que façam um porto só pra quem sustenta alter do chão , ou então comprem Alter do Chão expulsem quem vive lá , destruam o que ainda resta e fim de papo , é por isso que quem vai ganhar a eleição é o outro .

  • Que foi um equivoco dos grandes, foi; mas fazer disso um palanque politico é no minimo uma cretinice sem tamanho. a PREFEITA RECONHECEU O ERRO! Essa era a mesma atitude que deveria ser tomada pelo Deputado Lira Maia, quando prefeito instalou uma usina de asfalto bem no meio do bairro do amparo, que ocasionou inúmeros processos no ministério público por pessoas que ficaram gravemente doentes que respiravam noite e dia os reidiuos quimicos proveniente daquela fábrica.Enfim, foi um erro que já está corrigido pela PREFEITA MARIA DO CARMO.

    • Meu caro leitor, o que se critica não é a Maria e sim, seus despreparados auxiliares técnicos.Sabemos que uma equipe técnica competente é a mola mestra de uma boa administração.Errar é humano mas perseverar no erro é cruel, penso que a demissão compulsória dos auxiliares agressores da natureza é mandatória, seria mais produtivo do que assumir a barbárie contra o meio ambiente.Há muito venho denunciando aqui no Blog o crime ecológico perpetrado pela construtora que trabalhou na orla fluvial de Santarém,pedaços de estacas de cimento foram deixadas na areia da praia,estão lá, esperem a vazante do rio e confirmarão o que falo.Hoje tenho plena certeza de que não foram tomadas providências devido a preocupação pelo meio ambiente desses técnicos que asfaltam areia da praia, logo agora na festa magna de Alter do Chão.A Maria tem grande oportunidade de dar uma resposta aos seus eleitores que a colocaram lá para zelar. Pelo bem público.

  • Então, vamos contribuir para a melhoria dos fatos.
    Chegou o momento de abrir uma discussão sobre o acesso de veículos de todos os tipos a vila de Alter do Chão. Em todos os lugares que conheço com acesso as praias tem ordenamentos. Porque na vila não pode haver? Acho que, os locais onde os banhistas vão se deliciar das praias, “ilha do amor, cajueiro, as praias mais frequentada, deveria ter o ordenamento para banhistas e usuarios de veculos´(jet sky, motores de polpa, etc) cada qual no seu lugar. Porque é impossível voce ficar tranquilo em uma praia onde o fluxo de veículos é intenso como é Alter do Chão. Veja bem não é só nas praias, na vila também, em determinados locais dever ter também ordenamento ao trafego de veículos. Buscando exemplos: em Jericoacoara/Ce, em determinados locais onde existem restaurantes, comércio, é proibido o trafego de veículos. Os moradores e visitantes deixam seus veículos em um local determinado ou então em suas respectivas garagem não há circulação, até porque é saudável caminhar. Os obstáculos são todos enfeitados com motivos locais, muito interessante, que tal copiarmos com os motivos do Sairé? ficaria legal, maneiro. Com a palavra os comunitários, os legisladores e a população, é o ordenamento sustentável.

    • Cabral, finalmente a luz! A rampa estava certíssima! Como não sou engenheiro, também não posso opinar sobre a estrutura da obra. Quanto aos comunitários… eles não precisam que alguém lhes dê satisfação, nunca vi ou ouvi alguém dar satisfação quando se constrói uma praça, um hospital etc.; além do mais a vila não é deles há mais de 300 anos e sim de todos nós, santarenos, paraenses, brasileiros, sul- americanos, terráqueos… Hoje eles, também são como nós e precisam mais dos turistas que o inverso, pois jamais poderiam impedir o ingresso de alguém àquela área e praias lindas existem em aproximadamente uns 200 km Tapajós acima. Tanta coisa para se preocupar e se preocupam com isto. Que idiotas! Padecem de inveja e pobreza e não tentam prosperar.

  • Fui verificar in loco a agressão perpetrada ao meio ambiente por técnicos da Prefeitura de Santarém sem o conhecimento da nossa ilustre prefeita.Pasmem: existem algumas placas sinalizando Rua Pedro Teixeira,APA(área de preservação ambiental),embarque e desembarque de lanchas e jets si.Se ainda não foram retiradas ,deverão estar lá.Agora, o que vai permanecer por muito tempo sob aquela árvore frondosa são os entulhos, duvidam?Quem quiser ver, dê um pulinho e comprove.

  • É melhor esta senhora valeria volta pra cidade dela pq aqui ela so esta fazendo besteira! Aem do q esta mais queimada que…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *