Bernadino Ribeiro, procurador da UFOPAEx-prefeito de Ponta de Pedras e atual procurador da Ufopa (Universidade federal do Oeste do Pará, Bernardino de Jesus Ribeiro (foto) foi condenado pela Justiça Federal no Pará a 6 anos de reclusão, em regime semi-aberto.

A sentença saiu na semana passada.

Ela é fruto de ação movida pelo MPF (Ministério Público Federal).

Bernardino, indicado para o cargo de procurador pelo reitor Seixas Lourenço, foi condenado por desvio de R$ 37 mil de um convênio entre o município de Ponta de Pedras e o Ministério do Meio Ambiente, à época em que exerceu o cargo de prefeito.

O dinheiro era destinado a projetos de sustentabilidade ambiental e turismo.

Além do procurador, o engenheiro Nelson Lopes da Silva Chaves, acusado pelo MPF de ter ajudado na falsificação de documentos e recibos, foi condenado a 5 anos de reclusão em regime semi-aberto.

Ele e Bernadino não poderão exercer cargo ou função públicos por 5 anos e terão que ressarcir os cofres públicos.

Cabe recurso.

Na sexta-feira (18), o procurador da Ufopa foi alvo de críticas contundentes disparadas pelo deputado federal Zé Geraldo (PT) na tribuna da Câmara Federal.

– Quando foi prefeito de Pontas de Pedra deixou que os ladrões o assaltasse 3 vezes em Belém com o dinheiro da prefeitura. É muita coincidência os ladrões adivinharem por três vezes que ele deixou de mandar o dinheiro da prefeitura para o banco de sua cidade e ficar com os recursos em suas mãos na capital do Estado. Por tanto, a Ufopa corre sérios riscos em ter um cidadão como este em cargos de tamanha importância na universidade – discurso o parlamentar paraense na ocasião.

Leia também:
Ex-senador do PA condenado a 12 anos de prisão.
Não quer calar.

  • 72
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

33 Comentários em: Procurador da Ufopa condenado a 6 anos de prisão

  • Seixas Lourenço subiu no telhado.

    Tiberio Alloggio

  • Jeso,

    Penso que tudo o que a UFOPA precisa no momento, é de eleições livres para Reitor e demais cargos de direção, de acordo com seus Estatutos. E que vença quem melhor representar os anseios da comunidade Acadêmica e da Sociedade Santarena como um todo.

  • Vocês são muito mal informados. Quem indica Procurador das Universidades não é o Reitor. Quem indica é Advocacia Geral da União(AGU). O Bernardino é procurador da UFPA cedido para a UFOPA.

    • Verdade. Tudo que ta acontecendo na UFOPA não passa de manobras politicas de professores, técnicos e alunos ligados a partidos políticos que distorcem toda a informação e semeiam mentiras em troca de apoio. A briga pelo reitoria já começou entre o PT, PSOL e PSTU.Sei que essa reitoria não é “santa”, mas com certeza, os que estão desejando assumir ela são piores ou igual a atual administração.”É tudo farinha do mesmo saco”.

      • Jorge Lins, manobras políticas? então as compras superfaturadas de equipamentos são manobras políticas? as compras de terrenos por valores 4 vezes superiores ao seu valor de mercado são manobras políticas?as reformas superfaturadas são manobras políticas? a não prestação de conta pública é manobra política?a condenação do procurador da UFOPA é uma manobra política? ã não existência de planejamento institucional é uma manobra política?

        Jorge Lins, os problemas da UFOPA não são oriundos de manobras políticas…são oriundos de GESTÃO. Qual a participação do PT, PSDB, PMDB, DEM, PSTU, PSOL…nos problemas da UFOPA?

        Se você, Jorge Lins se avalia incapaz ou inferior para assumir um cargo publico, você se conhece..agora avaliar os professores, técnicos ou alunos pelos seus padrões é injusto. No quandro de servidores da UFOPA existem pessoas tanto ou mais capacitadas do que as que foram trazidas pelo DITADOR SEIXAS…

        Precisas andar mais pela UFOPA…saia de sua sala…converse com as pessoas…

        • Prezado servidor do IBEF, há muito tempo o PT quer a reitoria até tentou com a Raimundinha mas não conseguiu, agora querem derrubar o Seixas (que tbm não é santo) para conquistá-la. A influência política é tamanha que até chapas já estão sendo montadas na surdina para uma possível disputa para REItor. Os que salivam por esse posto são muitos: Raimunda Monteiro, Fátima Lima, Clodoaldo, Anselmo Colares, etc. quanto às compras superfaturadas, não se esqueça que a maioria delas é capitaneada diretamente pela todapoderosa Arlete Moraes, essa sim é um grande mistério… Aliás, ela trabalha ao seu lado no IBEF não é verdade?

          • Graças a Deus que não…

            Observador UFOPIANO…vc realmente acredita qu e a pau mandado ARLETE MORAES FEZ OU FAZ ALGO SEM AUTORIZAÇÃO DA TRIADE SEIXAS/ALDO/XIMENES?

            A senhora Arlete Moraes não é inocente…mas esta so cumnpre ordens….

            O responsável pela bagunça e improbidades da UFOPA é SEIXAS LOURENÇO….

        • Em nenhum momento eu me manifestei a favor dos absurdos que acontece na UFOPA , não queira distorcer minha informação.Não preciso andar pela UFOPA , pois estudo nela já ha três anos e conheço muito bem todas essas pessoas que estão na reitoria assim como as pessoas que estão tentado assumir ela.Sei muito bem do que sou capaz de fazer ,caro servidor do IBEF ,e sei bem como funciona as coisas dentro da universidade.Já participei de varias assembleias e já vi coisas absurdas acontecendo tanto dos que estão do lado da reitoria quanto da oposição. Seu comentário deixa bem claro o que rola na UFOPA. Além da briga politica entre partidos, existe esses interesses particulares por cargos de comissão.Todos que não tem um, sempre juga incapaz a pessoa que esta lá (não estou defendendo a atual administração). Provavelmente quando o próximo reitor assumir ira colocar todos os que apoiaram ele,independente da pessoas ser capaz ou não, pois é assim que funciona todo cargo de comissão.É como eu digo, a educação sempre fica em segundo plano na universidade. Finalizando, não estou aqui generalizando , pois acredito que existem servidores e alunos que valorizam a educação dentro da UFOPA e lutam por um melhor futuro si e para ela, mas com certeza essas pessoas não estão na atual retoria nem estão ligados a partidos políticos fazendo militância dentro da UFOPA, assim como não estão nessa luta em troca um futuro cargo comissionado.

          • Em nenhum momento eu me manifestei a favor dos absurdos que acontece na UFOPA , não queira distorcer minha informação.Não preciso andar pela UFOPA , pois estudo nela já ha três anos e conheço muito bem todas essas pessoas que estão na reitoria assim como as pessoas que estão tentado assumir ela.Sei muito bem do que sou capaz de fazer ,caro servidor do IBEF ,e sei bem como funciona as coisas dentro da universidade.Já participei de varias assembleias e já vi coisas absurdas acontecendo tanto dos que estão do lado da reitoria quanto da oposição. Seu comentário deixa bem claro o que rola na UFOPA. Além da briga politica entre partidos, existe esses interesses particulares por cargos de comissão.Todos que não tem um, sempre juga incapaz a pessoa que esta lá (não estou defendendo a atual administração). Provavelmente quando o próximo reitor assumir ira colocar todos os que apoiaram ele,independente da pessoas ser capaz ou não, pois é assim que funciona todo cargo de comissão.É como eu digo, a educação sempre fica em segundo plano na universidade. Finalizando, não estou aqui generalizando , pois acredito que existem servidores e alunos que valorizam a educação dentro da UFOPA e lutam por um melhor futuro para si e para a universidade como um todo, mas com certeza essas pessoas não estão na atual retoria nem estão ligados a partidos políticos fazendo militância dentro da UFOPA, assim como não estão nessa luta em troca um futuro cargo comissionado.

          • Jorge Lins, agora sim vejo alguma lucidez e coerência em suas palavras e não ” Tudo que ta acontecendo na UFOPA não passa de manobras politicas de professores, técnicos e alunos ligados a partidos políticos que distorcem toda a informação e semeiam mentiras em troca de apoio”.

            No entanto algumas observações merecem serem feitas:
            (1) Niguém está querendo assumir a Reitoria, queremos assumir o processo de consolidação da UFOPA;
            (2) Ningém está querendo o Cargo de Direção de ninguém;
            (3) Existem sim pessoas servidores, professores, e alunos que valorizam a Educação e querem uma UFOPA mais democrática e tranparente, e que estão tanto na gestão atual assim como são “ligadas” a partido políticos.

            Finalizando, que fique claro…a razão maior da comunidade acadêmica é DEMOCRACIA E ELEIÇÕES DIRETAS JA.

      • Jorge Lins, voce já sabe que vai substituir o Seixas? Será que foi o PT, PSOL, PSTU que superfaturou os equipamentos? Acorda, sai da caixa e vem para a UFOPA, ver nosso pesadelo.

        • Provavelmente não será nenhum de vocês ligados ao PSOL ou ao PSTU.Na minha opinião será alguém ligado ao PT mesmo. Queres apostar? Se identifique com seu nome verdadeiro e a que partido vc pertence caro observador.Sai da caixa vc.

    • Sim, observador do blog, vamos mudar a questão porque entre tantos procuradores a CGU, escolheu justamente o Bernardino? já que voce é tão bem informado procure saber a relação de Bernardino e Seixas na UFPA. Aí voce vai encontrar resposta de Bernardino está na UFOPA.

  • Vocês não percebem que essa é a quarta tentativa não do PT mas do grupo do Zé Geraldo-Faleiro-Raimundinha quererem tomar de assalto a UFOPA como fazem em outros orgãos. Esses senhores tem que respeitar a acdemia. Ela foi vice por indicação política. Quer ser reitora tem que ter mérito. Não é assim.

    • A, tá. Parece até que algum partido presta….

    • Você está fulanizando uma discussão que vai muito além de colorações partidárias. Trata-se de levar democracia e transparência para a UFOPA. Mas e dos tucanos que ficam pousados lá na reitoria, esqueceste?

    • Oi Universitário, acorda, transferir os problemas da UFOPA a partido politico ou a pessas filiadas e eleitas pelo PT, é desconhecer a realidade que passamos dentro da UFOPA. queremos sim eleição e que seja eleito o candidato que tem compromisso com a comunidade academica. que tenha respeito com o nosso dinheiro. que tenha capacidade de dialogar.

  • Seixas, e os bons frutos???… Será que estamos jogando pedra nesses ‘bons frutos” acima referido? Isso são fatos concretos.
    Esse foi só um, há ainda mais.
    #ForaSeixas!

  • Está cada vez mais claro que não dá pra continuar tendo o atual grupo dirigente na UFOPA, um dia são denúncias de fraude em licitações e superfaturamentos nas compras de terrenos, outro denúncias de assédio moral a professores em greve, no outro o procurador da Universidade, que deveria ser exemplo de honestidade, é condenado por desvio de dinheiro público.
    Onde vamos parar?
    É preciso dizer basta!

    #Fora Seixas Já!

  • O que figura aqui é apenas um exemplo da administração do REItor Seixas Lourenço. Lembro-lhes que cabe ao administrador público escolher sua equipe, portanto um ato discricionário, plenamente motivado pela vontade e alicerçado na confiança.
    Bernadinho foi escolhido e detinha – ou ainda detém – a confiança de Seixas Lourenço. Percebo que as notícias que lamentavelmente tem evidenciada a nossa Universidade são produtos de uma grande insatisfação que vinha sendo silenciada a base do regime do medo. Hoje parece que a jarra que despeja as denúncias é profunda e cada vez mais tem derramado tristes notícias para uma Instituição tão sonhada, idealizada e rapidamente transformada em pesadelo.
    No entanto, o sacrifício daqueles que teimam em não aceitar essa realidade começa a ser recompensado. Falo isto porque só desgaste sofrido por Seixas Lourenço é suficiente para mostrar que a UFOPA de longe é aquela instituição dos números e dos slides sempre mostrados nas exposições de apresentação. Diferente disso, a instituição é movida por braços e mentes de uma valorosa comunidade acadêmica formada por estudantes, técnicos e professores que diuturnamente dão vida a Universidade. Recentemente essa comunidade promoveu um grande Congresso Estatuinte – totalmente desprezado pela reitoria – e depositaram num conjunto de artigos a esperança de um novo amanhã para UFOPA, resta agora saber se vamos ser respeitados!
    Por fim, e espero sinceramente que este seja o inicio do fim de uma triste capítulo, recordo de um conto do grande José Saramago chamado A Cadeira, especialmente da seguinte frase: “e a cadeira começou a cair”.

  • Tio BERECO é o folclórico Prefeito de Ponta de Pedras que conseguiu ser assaltado na travessia da baia do guarajá, mas nem numa embarcação, os ladrões assaltaram o avião em pleno vool na travessia da baia.

  • Coincidência um corrupto estar dentro da Administração da UFOPA? Fala sério, não foram poucas, as vezes que a Administração se mostrou completamente autoritária, foram várias, nesses dois anos e meio de Universidade. Grande prova disso é o próprio Estatuto, que a Administração Superior insiste em não querer aprovar! Esse reitor é um hipócrita! Diretas já para Reitor e Diretores de Unidades! Eu quero escolher quem vai tá à fente da Universidade de Santarém, quero conhecer a pessoa e saber de suas propostas! Derrubar o “REI-tor” Seixas!

  • ei jeso, não foi esse o campeão de diárias recebidas ano passado na ufopa? ganhando até do reitor, q nem mora aqui!

  • “Diante disso, senhoras e senhores, eu peço encarecidamente ao senhor reitor, que poupe a UFOPA de mais um escândalo, demitindo imediatamente o senhor Bernardino do cargo que atualmente ocupa. Não somente isso. Peço também ao senhor reitor que poupe o ministro da educação, Aloizio Mercadante, apresentando ele mesmo e toda a sua equipe já citada em discurso proferido nesta tribuna na sexta-feira passada, dia 18/05, pedidos formais de demissão dos cargos que ocupam. É o mínimo que se espera, ao invés de ficar utilizando indevidamente o site da Instituição para justificar o injustificável.”
    Deputado Zé Geraldo, 22/05/2012. Discurso.

  • Caro Jeso, Parece mesmo que a Ufopa atravessa a sua pior fase desde a criaçao, em 2009. Como se nao bastasse a crise institucional que se imstalou a partir das denuncias feitas pelo vice reitor ao MEC, surge agora a noticia de que o procurador da universidade foi condenado a seis anos de prisao. E para piorar, caro Jeso, nas proximas horas um grpo de pessoas que fez o ultimo concurso da universidade, vai entrar na justiça para tentar anular o certame. O motivo da açao seria uma suposta facilitaçao a estudantes bolsistas da instituiçao. Fontes de dentro da propria ufopa dizem os bolsistas simplesmente fecharam a prova, ou seja, acertaram todas as questoes. E esperar para ver…..

    • Não é que atravessa a pior fase Caro Julio… é que agora se está aos poucos revelando o que sempre foi a UFOPA desde a sua criação.

    • Após esta revelação BOMBÁSTICA, estou deixando AGORA meu cargo de Bolsista….. (*muito requisitada a propósito)… haja visto que já tenho meu cargo de Tecnico Administrativo GARANTIDO segundo nosso colega a cima. hehehe Eeeeeee belezaaa já sou funcionária pública.

  • Jeso, acredito que os ultimos acontecimento que tem ocorrido na UFOPA, vai além de siglas partidarias, pois aqui o que esta sendo colocado em jogo é a forma que a universidade esta sendo administrada e principalmente o modelo anti democratico que a atual gestal d oProf Seixas Lourenço esta fazendo internamente. Esse ultimo fato divulgado em todos os meios e canais de comunicação seja ele escrito ou virtual, demonstra que o grupo a qual o Prof. Seixas Lourenço faz parte esta destruindo um sonho partilhado por todos os amazonidas. O fato do “Procurador da Ufopa ter sido condenado a 6 anos de prisão” comprova que o quadro principal que compoem a gestão da universidade não é o melhor e sim o mais corrupto. Acredito eu que ainda correrá mais agua nessa ponte, lembro que quando eu estudava na UFPA o Prof ALDO QUEIROZ, que compoem o quadro principal da gestão da UFOPA tbm foi acusado de desvio de recursos públicos na então UFPA, meu filho chegou dizendo que os estudanates entraram com uma representaçaõ junto ao MPF levantando questionamentos sobre o super faturamento de obras e serviços qeu existe na UFOPA.Vc ja pensou um terreno que seria comprado por um determinado valor ser comprado pela UFOPA, pelo valor 100 vezes maior, isso é desvio de recursos público.

    Minha querida mãe usada um ditado popular para nos ensinar a escolher nossas companhia e amigos que dizia o seguinte ” Me dizes com quem andas, que eu direi quem tu es”. ou seja as pessoas q estão ao nosso redor demontram nossas ações, então como a sabedoria popular é sabia o Prof SEIXAS LOURENÇO deve ser farinha do mesmo saco que o procurador que foi condenado por 6 anos de prisão, haja visto que ele ajudou na escolha do referido procurador. Outro exemplo s vc tem uma empresa ao fazer a seleção par aesoclher alguem que lhe auxilie vc vai escolher o melhor quadro para qeu sua empresa seja vista pela sociedade com bons olhos, nao é verdade,mas não foi isso que ocorreu com a UFOPA , infelismente.

    Por isso, engrosso o coro dos academicos que sentem na pele o que acontece na universidade “FORA SEIXAS’ ” FORA ALDO QUEIROZ” “FORA XIMENES” e por fim “ELEIÇÕES JÁ PARA A REITORIA”

  • ABAIXO REITOR…. ABAIXO CFI – coisa de louco!

  • Jeso,

    apesar de trabalhar na UFOPA eu não sei, talvez você consiga responder….O SENHOR BERNARDINO DE JESUS RIBEIRO ainda continua sendo procurador ou ja foi exonerado/afastado dessa função?

    POR QUE O CONSELHO SUPERIOR DA UFOPA não delibera a respeito de todos essas notícias/denuncias envolvendo a UFOPA?

  • um grupo rouba e o outro esta esperando a sua vez, assim é a politica no nosso pais…

  • É Jeso; será que estamos punindo primeiro os políticos que se apropriaram do que era do povo, de forma crescente.
    Quando chegara a vez do Erasmo Maia com 109mil… e o Lira 43milhões será que vai ser nesta incarnaçao. Vamos Lá MPF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *