Secretários de Von têm processos na Justiça

Publicado em por em Contas Públicas, Política

Secretario Rosivaldo Colares
Rosivaldo Colares: contas reprovadas

Se o prefeito eleito de Santarém, Alexandre Von (PSDB), consultasse a Justiça e os tribunais de contas no Pará não teria indicado para a pasta de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (Semap) nem o titular e muito menos o secretário adjunto – anunciados ontem (17).

Rosivaldo Colares, o número 1 da Semap a partir de janeiro de 2013, e João Clóvis Lisboa, o número 2, estão enrolados com esses órgãos.

Os dois estão encrencados justamente por terem participado do 1º escalão do governo do ex-prefeito Lira Maia (1997-2004).

Engenheiro agrícola, Rosivaldo teve as suas contas reprovadas há pouco mais de 2 meses. O TCM (Tribunal de Contas dos Municípios)/Pará, à unanimidade, votou pela não aprovação das contas de 2004 da Semab (Secretaria de Agricultura), então comandada por ele.

Motivo da reprovação: indícios de fraudes em licitações realizadas pela secretaria.

O caso de João Clóvis é mais grave. Ele é co-réu em diversos processos em tramitação contra Lira Maia nas diversas esferas judiciais, inclusive no STF (Supremo Tribunal Federal).

Um desses processos é a ação penal número 517, do STF, em que os dois responde por crime de responsabilidade (infrações administrativas atreladas ao exercício da função pública) e formação de quadrilha.

Agrônomo, João Clóvis chefiou nos dois mandatos do ex-prefeito santareno a poderosa Sefin (Secretaria Municipal de Finanças).

Leia também:
O custo da máquina.
IPMS: advogado arranca folhas do processo.
Prefeito eleito escala “ficha suja” para transição.


Publicado por:

25 Comentários em Secretários de Von têm processos na Justiça

  • Bando de ladrões…04 anos de abandono pra Santarém. Von passa a impressão de que será manipulado, mas na realidade quem manda é ele, os outros, só obedecem.

    1. caros amigos eu como jornalista envergonho me de existir pessoas q jugam um governante com 3 dias empossado, e outra qualquer pessoa q assumir stm sera melhor q os safados a corja do PT esse partido de enganacao para nosso Pais, Lula o maior pilantra ja existente.

  • Os dois nomes da agricultura, Rosivaldo e João Clóvis Lisboa, ao meu ver, são fracos apesar de apadrinhados pelo Lira Maia. Também acho que o Alexandre deveria blindar o governo dele com relação a gente que responde a processos relacionados a suspeita de desvio de dinheiro público. Tecnicamente esse Rosivaldo é fraco, agora, se ele se presta a outros serviços extras, o tempo dirá. Vamos deixar a coisa fluir para depois elogiarmos ou criticarmos. Tô de olho. Este eu acho que o Jeso posta, eu aposto.

  • Tantas pessoas do bem e de bom caráter em Santarém, porque escolher pessoal que estão enroladas???
    Parabéns a escolha pelo menos da Secretária de Turismo, é turismóloga, da área e conhecedora do assunto, até que enfim uma pessoa formada na área de turismo.

    1. Isso e uma grande MENTIRA!!!!!! Essa Irene Belo nao tem nada de Turismologa!!!!!!! ela e formada em letras!!!
      E uma pena que o turismo continue sem alguem que realmente entenda a sua importancia

    1. Não há críticas à gestão, caro Anderson. Há informações sobre pessoas que farão essa gestão.

      1. Mais mesmo assim, informações, fofocas, sempre terão, independente do partido, vai ter mal acessores. bons acessores, boas intenções, mal intenções, em qualquer lugar , isso é politica! mais so poderemos avaliar as pessoas e os cargos atribuidos da gestão quando estiver em andamento!

        1. Anderson, eles já foram avaliados pela Justiça e pelo TCM pelos ocupações dele em cargos públicos, esqueceu??

      2. Concordo. E importante que todos saibam quem vai estar a frente da gestao em Santarem.
        As Irenes educação e Turismo sao dois bomboms de alho.. a coisa vai ficar feia. Onde as duas estao ninguem colabora pois acham que tem o rei na barriga e so elas sabem.
        A irene Belo turismo nao e bem vista por nao ter nenhuma habilidade em tratar com as pessoas e a Irene Escher educaçao idem idem
        Te cuida Alexandre Von essas indicaçoes sao um desastre!!!!!!

  • Isso afeta a esperança de uma forma medonia…se nesse caso ingenuidade não fosse idiotice eu diria que seria um otimo momento pra eles se redimirem.

  • Pessoal tá tudo certo, o “pão” ta sendo dividido meio a meio (VON / MAIA), inclusive os nomes dos outros secretários já estão fechados ele só não quis anunciar ao mesmo tempo para não causar alvoroço em quem acompanha e fica indignado com falta de respeito para com o povo.

    Lembro-me que durante a campanha do seu VON, ele falava que os secretários que ocupariam os cargos no seu mandato seriam pessoas técnicas gabaritadas e que entendiam dos assuntos. E realmente, entendem de fato, de como desviar recursos públicos.

    Parabéns, Prefeito SEM Caráter!!!

  • É difícil, quem desse grupo não está metido com algum tipo de falcatrua? Passaram oito anos fora do poder central, estão com muita fome, quem se acostuma meter a mão no alheio, quando fica longe das tetas do poder público entra no desespero, na primeira oportunidade vai se lambuzar mais ainda, pelo que se pode observar está cristalino do vexame que vai ser o o terceiro governo do Lira Maia, porque não tenham dúvidas ele vai dá as cartas e mexer nas peças do tabuleiro político do município, Alexandre vai só brincar de ser prefeito, quem vai mandar é o Deputado Federal. A Irmã e Vice-prefeita só não virou secretária de educação pela pressão das redes sociais, só que para aceitar a não nomeação da irmão Maia cobrou um preço muito mais pesado, inclusive passando pela Secretaria de Saúde, outra joia da coroa, não tem o mesmo volume de recursos da educação, mas entra bastante recursos, e tem muito convênio a nível federal. Ele ainda vai emplacar outros setores valiosos do poder local, o que interessa ao Maia é ter poder em locais estratégico que se transforme em voto e dinheiro.

  • Caro amigo Jeso.
    Acho que vc esqueceu de dizer que o Alexandre Von também fez parte do GOVERNO DO MUTIRÃO e foi durante oito anos secretário de planejamento. Não sou especialista em leis mais ache que até que provem o contrario os secretários citados não tem crime algum. Ou estou errado?

    1. Paulo, há alguma referência no post acusando os dois de “criminosos”? Não há. Releia-o, por favor. Eles estão respondendo a processos.

      1. Caro amigo Jeso,
        Não e muito acusa-los de “criminosos” apenas por responderem processos?
        Quanto ao Alexandre ele fez parte do governo do Lira Maia, foi secretário de planejamento e povo o credenciou para governar Santarém pelos próximos quatro anos Será que o povo não lembrou que ele era o vice-prefeito? Não e melhor deixar ele e sua equipe governar para depois fazer as críticas?
        Pelo que eu sei o Everaldinho foi condenado em Belém quando fez parte da equipe do Edimilson no governo do PT, no entanto aqui em Santarém temos que esperar ele sair para poder fazer um julgamento das sua funções. Não é por aí?
        Um abraço.
        Boas festa e um feliz 2013 pra vc e sua família.

        1. És tu que os acusa de “criminosos”. Não eu. Escrevi, reitero: respondem a processos, assim como o senhor Lira Maia e Everaldo Martins Filho.

  • Jeso…..no caso dessas duas “figuras carimbadas” da máfia do Cipoal não se enquadra na “Lei da Ficha”???? Não tem uma forma jurídica da gente se livrar dessa corja???

    1. Não existe, ainda, a congênere da Ficha Limpa para o serviço público – seja federal, estadual ou municipal.

  • Dos 11 indicados ontem pelo Von, 5 são do Lira Maia, isso prova q a gang está de volta, e se o Von não bater o pá, ele vai se prejudicar pq esse grupo do Lira Maia não dar mole com a grana publica, mete a mão mesmo, o Alexandre Von coitado, vai se arrebentar na mão desse grupo do Cipoal, q Deuss te livre desse mal Von.

  • Tudo isso é para não dar muito na vista ele vai metendo devagar
    O prefeito eleito pensa que por ter conseguido vencer a eleição de 2012 o povo já esqueceu quem era que participava do secretariado do Lira Maia aqueles que são ficha suja e respondem processos, hoje o povo está mais bem informado, trocar seis por meia dúzia não adianta, quero ver quem vai ser o comandante das Financias. O Nato Aguiar já foi secretário na cidade de Itaituba e pelo que o povo diz ele até sumiu de lá, por não saber fazer nada com relação a gerenciamento. Ele é uma boa pessoa como musico ele é bom de mais. Por que não consultar antes, eu ouvi dizer que o Secretário de Saúde será o Dr. Julio Cesar eu não acredito, mas dos governantes devemos está preparados para tudo.

  • Essas turbulências a que assistimos na “confecção” do secretariado do Von, deixa-nos um pouco atônito, torcemos para que essas indicações tumultuadas não interfiram no seu governo.Parece que a coligação cobra muito o apoio dispensado ao Prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *