-1
Helder rebaixa status da Jucepa na região; órgão vira mero carimbador de papeis
Cilene Sabino, presidente da Jucepa

A unidade da Jucepa (Junta Comercial do Estado do Pará) em Santarém, oeste do estado, perdeu o status de coordenadoria. Agora, o órgão passou a ser mero carimbador de papeis, encaminhados à sede em Belém, onde todas as demandas são decididas.

Essa situação perdura desde março, por decisão do governo Helder Barbalho (MDB). A Jucepa é dirigida por Cilene Sabino Bittencourt, irmã do deputado federal Celso Sabino (PSDB).

O retrocesso administrativo do órgão começou a causar problemas para seus usuários na região, principalmente empresários e profissionais de contabilidade.

 

A coordenadoria regional de Santarém era a segunda maior do interior do Pará. Atendia com relativa autonomia 15 municípios há 13 anos.

Entidades como a Aces (Associação Empresarial e Comercial de Santarém), CDL (Câmara de Dirigentes Lojista) de Santarém, Associação dos Profissionais de Contabilidade do Oestes do Pará e a Faciapa (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará) iniciaram um movimento pelo retorno do antigo status da Jucepa na região.

Cópia

O blog obteve cópia de um ofício encaminhado em maio pelas entidades à Cilene Bittencourt. No documento, reivindicam a retomada da descentralização dos serviços da junta. Leia no final da matéria.

Nenhuma explicação sobre o retrocesso foi dada pela diretoria da Jucepa ao ex-coordenador do órgão Enok Corrêa Rêgo, servidor concursado, cuja exoneração foi oficializada em no dia 6 de março.

Ele continua em Santarém, lotado na Jucepa.

 

“A unidade está sem coordenador e as cobranças feitas por nós, usuários, a maioria das vezes fica sem respostas”, critica o contador Felipe Gomes. “Gastamos tempo e dinheiro para contato com Belém, com pequenas coisas que eram anteriormente resolvidas aqui em Santarém”.

“Essa mudança põe Santarém numa situação de retrocesso, já que a existência de uma coordenadoria garantia mais celeridade aos processos [protocolados no órgão]”, diz o ofício subscrito pelos empresários Roberto Branco e Conceição Vasconcelos, além da contadora Lindomar Rodrigues.

https://1.bp.blogspot.com/-WoGrhC68gPM/XWAwheydpyI/AAAAAAAAeGs/gjMj2kHeAdk5tejJKKyh5_q_zSo_IVcAgCLcBGAs/s1600/Jucepa%2Bdoc.jpg
Cópia do ofício encaminhado à Jucepa pela Aces

Contraponto

Ao blog, a assessotia da Jucepa negou que a coordenadoria regional de Santarém tenha sido rebaixada. “Não teve o status rebaixado em Santarém, onde sempre funcionou como unidade desconcentrada”, disse em nota, ttão logo a matéria foi ao ar.

Leia a íntegra da nota:

“A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) esclarece que não teve o status rebaixado em Santarém, onde sempre funcionou como unidade desconcentrada. O Governo do Pará prima pelo pronto-atendimento.

Em Santarém, a Jucepa conta com dois endereços para melhor servir aos usuários e ambos estão funcionando normalmente e atendendo com excelência as demandas da região.

 

Vale destacar que, com a evolução tecnológica e a Jucepa Digital, todas as etapas do registro de empresas já podem ser feitas de maneira 100% on-line, de qualquer lugar, bastando apenas de acesso à internet. Nunca houve qualquer prejuízo aos usuários.

Neste momento, existem apenas dois processos tramitando na unidade desconcentrada de Santarém. Ambos foram protocolados nesta sexta-feira (23), o que comprova a eficiência dos serviços prestados.

Atenciosamente,

Fabíola Uchôa
Assessoria de Comunicação
Jucepa – Junta Comercial do Estado do Pará”


P.S: Matéria atualizada às 16h42 do dia 24.08.2019, para inclusão do contraponto da Jucepa.

— LEIA também: Zequinha Marinho pede retirada de sua assinatura do projeto que cria o Estado do Tapajós

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Helder rebaixa status da Jucepa na região; órgão vira mero carimbador de papeis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *