Posse das novas integrantes do Conselho da Condição Feminina de Santarém
Integrantes, com diploma à mão, do conselho municipal

Nesta terça-feira (15) foi realizada a posse do Conselho Municipal da Condição Feminina de Santarém (CMCF). O evento foi realizado no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam), à avenida Adriano Pimentel.

 

O CMCF foi criado em 6 de março de 2009, sob a lei municipal nº 18.249/09. Tem a finalidade de elaborar, propor, deliberar e fiscalizar as políticas públicas em todas as esferas do poder público municipal, sob a ótica do gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina, o pleno exercício de sua cidadania.

Desde que foi criado, esta é a terceira posse para um mandato de três anos (gestão 2019-2022).

Eram apenas 4 conselhos

Participaram do evento, entre outras, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, na ocasião representando o prefeito Nélio Aguiar; a vereadora Maria José Maia (DEM) e a vice-presidente da OAB/Santarém, Gabriela Cabral.

A secretária Celsa Brito destacou que ansiava a retomada do conselho, dada sua importância para a sociedade civil e principalmente para as mulheres.

“Quando iniciamos o governo haviam apenas 4 conselhos funcionando de fato e junto com a Casa dos Conselhos buscamos apoiar a implementação dos conselhos de Política Sobre Drogas, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina e falta apenas a posse do Conselho da Juventude que está em fase de reestruturação da lei. Esse conselho está bem representado em sua composição e nos colocamos a disposição para contribuir com todo apoio”, pontuou a secretária.

As integrantes

1) Representantes Governamentais:

Secretaria Municipal de Educação – Raimunda Edilena Tenório de Sousa (titular) e Adriana Medeiros do Nascimento (suplente).

Secretaria Municipal de Saúde – Maelly Larissa Mendes Pantoja (titular) e Kelen Patricia Santos de Carvalho (suplente).

Posse do Conselho da Condição Feminina
Celsa e Carla

Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Altair Claudino de Sousa Miranda (titular) e Kamila Tayane Pontes de Almeida (suplente).

Secretaria Municipal de Planej., Desenvolvimento Eco., Ind., Com., e Tecnologia – Carla Andrea Cardoso Faria (titular) e Lyvia Melo Pereira Vasconcelos (suplente).

 

Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – Maria Risele Carvalho Casemiro (titular) e Maria Aparecida Duarte de Sousa (suplente).

Secretaria Municipal de Gestão Orçamentos e Finanças – Julianne Castro da Cunha (titular) e Raimunda Nonata da Silva Bernardes (suplente).

2) Representantes Não Governamentais:

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém – – Maria Deumaci Cardoso dos Santos (titular) e Marilene Rodrigues de Jesus (suplente).

Associação das Mulheres Domésticas de Santarém – Edna Assunção de Jesus (titular) e Neiva Castro de Sousa (suplente).

Universidade do Estado do Pará – Yara Macambira Santana Lima (titular) e – Maria Goreth Silva Ferreira (suplente)

Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará – Léa Maria Tomas (titular)

Universidade Federal do Oeste do Pará – Estefany Mileo de Couto (suplente)

Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns – Elizangela Melo de Castro (titular) e Maura Diolane dos Anjos Sarmento (suplente).

Posse do conselho
A secretária Celsa e uma das integrantes do conselho

Associação das Mulheres Quilombolas “Na raça e na Cor” – Ana Claudia dos Santos Lima (titular) e Ana Cleide da Cruz Vasconcelos (suplente).

Conselho da Mulher Empresaria da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – Maria Irene Escher (titular) e Vera Lúcia Rodrigues Branco (suplente).

Com informações da Prefeitura de Santarém

— LEIA também: Uber inicia cadastro em Santarém; a empresa já opera no Pará em 3 cidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *